Interestelar - novo filme do Nolan

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Carrapeta
Contato:

Re: Interestelar - novo filme do Nolan

Mensagem por Carrapeta » 20 Nov 2014 07:38

Sim blz, essa deformação é possível, mas oq os caras fizeram no filme é impossível, q foi visitar o planeta. Nada nesse mundo sobreviveria àquilo.

Carrapeta
Contato:

Mensagem por Carrapeta » 20 Nov 2014 09:42

Improvável: planeta próximo a um buraco negro

Imagem

Um dos planetas que aparece no filme é o mais desafiador: está muito próximo a um buraco negro. Até hoje, os cientistas não identificaram nenhum planeta orbitando um buraco negro, região do espaço formada pela explosão de uma estrela e onde a gravidade é tão forte que nada consegue escapar, nem a luz. Essa explosão é tão violenta que destrói tudo em volta: estrelas, asteroides e, obviamente, planetas. Além disso, o buraco negro emite raios-X e raios gama, que são potencialmente perigosos para qualquer forma de vida. “Seria impensável existir um sistema planetário nessa posição, a rocha seria vaporizada”, explica o astrônomo Amâncio Friaça. “O que conhecemos hoje são dezoito planetas que orbitam estrelas de nêutrons, um estágio menos energético que buracos negros. Mesmo assim, todos eles são estéreis, por causa da imensa radiação que essas estrelas emitem.”

Além disso, impressionantemente, nenhum dos três planetas de 'Interestelar' orbita uma estrela, o que é impossível na vida real: são elas que fornecem luz e calor aos planetas e possibilitariam a vida.

Provável: buraco negro brilhante

Imagem

'Interestelar' traz uma incrível imagem de um buraco negro chamado Gargantua [nome do gigante criado pelo escritor francês François Rabelais (1494-1553) que engole tudo o que vê pela frente] ameaçado para os astronautas. Teoricamente, buracos negros são invisíveis — nem a luz sobrevive a ele — mas ele provoca um efeito ao seu redor que é o de atrair todo o gás cósmico ao redor. Esse gás cai em espiral e gira em uma velocidade tão alta que é aquecido e brilha, formando o que é conhecido como Disco de Acreção — é o “olho” do buraco negro. E isso sim, seria visível. Em um material de divulgação do filme, o físico Kip Thorne afirmou que em nenhum filme de Hollywood, buracos negros ou o buraco-minhoca foram mostrados da forma com que realmente seriam na realidade. Essas duas imagens seriam, portanto, as formas cientificamente mais fiéis aos fenômenos.

http://veja.abril.com.br/noticia/cienci ... terestelar" onclick="window.open(this.href);return false;

Jorginic
Contato:

Mensagem por Jorginic » 21 Nov 2014 18:40

E ai galera...

Assisti ao filme ontem por acaso, e achei simplesmente fantástico. Entra fácil no meu top5, sendo forte candidato a top1 de todos os tempos.

Pois é exatamente o tipo de filme que eu mais gosto... Daqueles que me fazem ficar pensando nele por umas boas horas/dias após assistir. O que nesse caso se intensificou por se tratar de um tema que julgo tão interessante: exploração espacial, problemas da humanidade em se manter vivendo na Terra, e de quebra abordando de forma excelente as relações humanas. Tudo com a excelente condução do Nolan, o cara é um diretor fora de série mesmo!

Dentro de uma abordagem altamente cientifica, inclusive tendo o cuidado de respeitarem as leis da física, é surpreendente que tenham conseguido reunir elementos para criarem uma história tão humana e emocionante. Temas complexos da vida como: família, rotina, traição, mentira, amor, desilusões e sonhos, ao meu ver foram inseridos de maneira impecável. Não é à toa que o filme está com nota 9.0 no IMDB (http://www.imdb.com/title/tt0816692/" onclick="window.open(this.href);return false;), algo raro!

O enredo central e a maneira de desenrolar a história não chegam a ser inovadores, tanto é que me lembram outros nomes como “2001 – Uma Odisseia no Espaço”, “A Origem” e “Prometheus” (diria que Interestelar foi uma mistura dos três que deu muito certo). Mas ao mesmo tempo passou longe de ser clichê. Pelo contrário, é um dos filmes mais reflexivos que já vi.
Spoiler:
Inclusive toda aquela parte filosófica/misteriosa que envolve algo além da compreensão humana (“Eles” / “Quinta Dimensão”), foi feita em uma abordagem diferenciada, bem interessante... Quem me conhece dos fóruns sabe que sou bem cético, mas é exatamente essa proposta de “Deus” que eu não descarto – e por isso costumo me intitular mais pra Agnóstico que Ateu (embora hoje entenda que não sejam excludentes, hehe).

Enfim, não tenho dúvidas que estamos diante de uma obra prima do cinema!

Obs: é uma pena que o AllTheWay não esteja aqui no BJJForum para dar suas considerações a respeito do que achou do filme, tanto por ele ser fera nos temas abordados quanto por ser um aficionado por cinema.
Imagem

Ary
Contato:

Mensagem por Ary » 23 Nov 2014 00:35

Achei mto bom! Achei que tem alguns elementos do Sunshine do Boyle (outro que eu acho animal)

malicia
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por malicia » 23 Nov 2014 01:00

assisti e achei um donnie darko fora da terra e mto blockbuster... curti maomeno
veni, vidi, vici

#BolsoLula 2030

SALINHO
Contato:

Mensagem por SALINHO » 23 Nov 2014 22:54

Vinci escreveu:Assisti ontem no IMAX, o que potencializou, quem puder assistir no IMAX recomendo!

O filme é foda...
Vi também em IMAX, muito bom. Só não assisti em 4DX porque não recomendaram.
BÓ VOVÔ!!!!

zico
Contato:

Mensagem por zico » 23 Nov 2014 23:50

Achei o filme muito bom também, TOP 3 de 2014 com certeza.

SALINHO
Contato:

Mensagem por SALINHO » 24 Nov 2014 00:11

Zocalo escreveu:Não peguei o detalhe que o Planeta Água estava orbitando próximo a velocidade da luz ou seja como o Shin disse contribui ainda mais para essa "deformação" no espaço-tempo.

Aconselho a todos que queiram entender um pouco mais sobre isso ler o O Universo numa casca de noz do Stephen Hawking que mostra de maneira simples boa parte das teorias aplicadas no filme.

Imagem
Boa Zocalo.

Eu achei esse melhor ainda:
Imagem
BÓ VOVÔ!!!!

Zocalo

Mensagem por Zocalo » 24 Nov 2014 04:22

Vou dar uma olhada nesse A dança do universo, em relação ao outro livro do Hawking Uma Nova História do Tempo também é excelente porém acho o Universo em uma casca de noz um pouco mais simples para quem quer começar a entender um pouco sobre o assunto.

Baixei o 2001 - Uma Odisséia no Espaço para assistir, nunca assisti mesmo sendo um clássico.

Carrapeta
Contato:

Mensagem por Carrapeta » 24 Nov 2014 06:17

Um vizinho meu tinha vários livros do Isac Azimov. Só não sei se esse autor fala sobre relatividade nos seus livros.

TuPeT
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por TuPeT » 24 Nov 2014 09:11

Azimov não era mais sobre robótica e inteligência artificial?

No mais, uma das coisas que estão falando é que não havia estrela em volta dos planetas, acho que é subentendido que tinha sim. Como até um colega falou, poderia ser um sistema binário na qual uma das estrelas virou um buraco negro. Porém não grande suficiente para sugar os planetas a sua volta.

Pensando bem, em algum momento eles falam que os planetas orbitam o buraco negro ou que estão próximos de um? Lembro que só de ser dito que estão próximos.
“Go then, there are other worlds than these.”

Zocalo

Mensagem por Zocalo » 24 Nov 2014 11:51

Asimov como foi dito acima ficou muito conhecido por seus livros sobre robôs e pela criação das 3 Leis da Robótica, não me lembro dele ter escrito nada a respeito da relatividade.

Buda
Contato:

Re: Interestelar - novo filme do Nolanuan

Mensagem por Buda » 24 Nov 2014 12:31

To muito ansioso para ver
Mas sou leigo no assunto
Só sei da teoria dos buracos de minhoca e que o buraco negro exerce uma super atração (mais ou menos o que acontece comigo e as mulheres).
Fora isso não sei mais nada de nada
Pelo que entendi o filme se arrasta até o final, quando as explicações ocorrem de forma tão rápida que vcprecisa assistir novamente para entender
Os FDp são espertos, boa parte de qu assistiu terá que assistir novamente

Preciso estudar alguma coisa antes de assistir o filme?

Arbiter
Contato:

Mensagem por Arbiter » 24 Nov 2014 15:16

O Asimov tem um conto chamado "A ultima pergunta" onde ele fala sobre entropia, extinção da raça e as IAs. Para quem curte o assunto vale a pena ler é curtinho e se acha facilmente na internet.
"O segundo lugar fede"

Buda
Contato:

Mensagem por Buda » 24 Nov 2014 17:09

caramba, tenho visto muitas criticas ruins
um disse que até eles viajarem o filme estava bom, depois no espaço fica ruim.... e o final pior ainda
o outro falou que estava ruim até eles irem pro espaço
que o filme é muito expositivo.....e quando chega no espaço melhora mas o final é desastroso

Responder