Concursos Publicos

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
80's
Mensagens: 28
Registrado em: 22 Ago 2016 16:38
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por 80's » 05 Set 2016 14:40

Então enquanto não sai o do IPLARIO acho que você poderia estudar o que existe em comum entre as duas, até por que é sempre bom estar fazendo provas para manter a motivação e os prazos de estudo em dias, corre algum risco de demorar a sair este edital ou já existe empresa vencedora da licitação para fazer o concurso?

Avatar do usuário
SR.SATÃ
Mensagens: 2047
Registrado em: 18 Nov 2015 08:55
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por SR.SATÃ » 05 Set 2016 14:54

80's escreveu:Então enquanto não sai o do IPLARIO acho que você poderia estudar o que existe em comum entre as duas, até por que é sempre bom estar fazendo provas para manter a motivação e os prazos de estudo em dias, corre algum risco de demorar a sair este edital ou já existe empresa vencedora da licitação para fazer o concurso?
Já foi definida a banda sma que é da própria prefeitura(acho isso ruim). O edital era pra ter saído em Agosto,porém até agora nada. Ou seja os 2 devem ter suas provas marcadas pra quase mesma época.

Avatar do usuário
80's
Mensagens: 28
Registrado em: 22 Ago 2016 16:38
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por 80's » 06 Set 2016 09:14

@ron você tem uma renda bem interessante, a possibilidade de sair desse emprego público deve ser bem pensada hein? Não está fácil nada hoje em dia com esse salário e um concurso também pode te render uns bons meses/anos de estudos até a nomeação.

Não existe a possibilidade de você desempenhar alguma outra função nesta mesma empresa pública? Se afastar desses problemas relatados?


Outra coisa que eu gostaria de você ficasse atento é que o Ministério do Planejamento aparentemente negou a autorização solicitada para o BACEN realizar concurso de imediato, portanto não será exatamente agora que vai acontecer um concurso do Banco Central mesmo com a proximidade do colapso que virá pelas aposentadorias que estão acontecendo por lá, dê uma olhada nisso.

minhoca
Mensagens: 8852
Registrado em: 02 Out 2014 17:44
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por minhoca » 06 Set 2016 10:29

ron escreveu:Aos colegas, estou pensando em voltar aos estudos. Minha situação: sou empregado público, tenho função, com benefícios minha renda fica em torno de 10k (moro com minha mãe, não sou casado e nem sou noivo ainda, logo dá para ser legal no momento), tenho boas perspectivas e reconhecimento, mas estou me sentindo muito mal no trabalho. Agora aos problemas:

Meus projetos estão sendo engavetados, pois apesar de serem benéficos à Companhia eles indiretamente ameaçam o status quo de partes interessadas. Sou obrigado a aceitar prática que não acho de uma completa lisura e todo meu esforço para combater atos que não considero lícitos são praticamente em vão e é esse o principal motivo que está me corroendo. Você ser reprendido e prejudicado por defender o interesse do ente público é complicado e já estou sofrendo com isso há algum tempo.

Penso em 3 opções:

1) Voltar para o mercado. Tenho boa abertura com diretores de bancos e empresas e meu network está bem interessante. Já me fizeram convites, mas tenho receio de que a economia demore ainda mais uns dois anos para ganhar resiliência novamente.

2) Ser cedido em outro órgão ou empresa. Tenho alguns bons contatos, mas isso vai contra minha intenção de não me misturar com política. Ainda que consiga estar na posição que almejo, provavelmente deverei favor e posso vir a ser cobrado.

3) Estou finalizando o TCC de meu MBA, mas como é uma da melhores escolas de negócio, eles cobram bastante e acho que isso vai me consumir ainda mais um ou dois meses. Depois quero voltar a estudar para concurso após meu trabalho. Estou conseguindo sair às 17h e penso em ficar estudando em biblioteca até as 20h30 diariamente. Meu foco racionalmente seria área fiscal, mas o que realmente gostaria é o Bacen, mas penso que a janela de vagas é bem pouco e sua frequência também. Sou formado em administração e trabalho com finanças.

Então, se os colegas pudessem opinar um pouco sobre as opções que escrevi, gostaria, pois levo em conta as pessoas sensatas aqui presente.
Ron, eu considero a sua terceira opção a melhor, pois ter estabilidade é muito importante e para mim e para a família, no setor privado não há estabilidade num momento de dificuldade os seus melhores contatos não vão contar conversa em te demitir se as coisas apertarem para eles, uma possibilidade que poder ser interessante é você tirar uma licença sem remuneração e testar como você se sente no setor privado, acho interessante que você volte a estudar para outros concursos, porque você tem uma renda e não tem família isso torna as coisas mais confortáveis para o estudo, pois não há tanta pressão externa, somente interna, boa sorte irmão.

Avatar do usuário
renatomp
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3717
Registrado em: 23 Jun 2014 07:20
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por renatomp » 06 Set 2016 10:38

@ron meu caro, tenha um pouco de paciência, sua renda é muito boa e o mercado não esta nada fácil na iniciativa privada e por conta da crise, os concursos públicos estão escassos.

eu terminaria esse MBA primeiro e depois filtraria qual concurso realizar e focaria nos estudos.
Imagem

Violence
Mensagens: 4820
Registrado em: 20 Out 2014 19:47
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Violence » 07 Set 2016 01:46

Alguém tem alguma informação ou previsão de quando sai essa próxima prova do INSS - 2017? Tô pensando seriamente em fazer pra técnico.

Avatar do usuário
renatomp
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3717
Registrado em: 23 Jun 2014 07:20
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por renatomp » 08 Set 2016 00:26

ron escreveu:Valeu Minhoca e Renato, prenso que o mais sensato seria a opção 03 mesmo. Tinha outra coisa que tava pensando que era fazer um mestrado, mas assim como deixei para fazer o MBA depois de passar no concurso atual, acho que vou deixar o mestrado quando mudar minha situação.

Vou acabar o MBA no final do ano, mas já devo estar com o TCC concluído em outubro e até lá as aulas já tem finalizado, então já quero começar a estudar em outubro ou mesmo novembro.

Só me resta uma outra dúvida. Me considero uma pessoa focada, então penso em decidir entre área fiscal e Bacen. No Bacen acho que eu seria mais realizado, porém é um certame que ocorre aproximadamente de 4 em 4 anos e somente com 100 vagas, mas já a Área Fiscal costuma ter concurso quase todos os anos e com bem mais vagas. O que vocês pensam?

Outro incentivo que vi na terceira opção foi que descobri essa semana que um colega de trabalho foi convocado agora para o fisco do MS, ou seja, conseguiu estudar, passar e logrou a convocação.
brother, realização é muito importante, ser feliz fazendo o q gosto é bom demais.

só q esperar 4 anos, pra talvez nao conseguir e aguardar +4 anos? acho muito chato isso, eu sinceramente nao aguentaria aguardar tanto tempo.
eu iria pra área fiscal mesmo, procuraria ser feliz, realizado, fazendo outra coisa.
Imagem

Daniel-Daniel
Mensagens: 757
Registrado em: 07 Nov 2014 12:57
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Daniel-Daniel » 08 Set 2016 11:40

Saiu o edital Dataprev esses dias ( http://cdn.cetroconcursos.cl9.net.br/ar ... -fL35R.pdf ), a banca é essa tal de Cetro concursos e só tem cadastro de reserva. Tem nível médio e superior, muitas "pseudovagas" pra CR. Eu, sendo engenheiro, posso escolher entre 8 cargos diferentes de nível superior. Me interessei pelo cargo "Analista de Processamento - Processamento", o foda é conseguir material, só achei cursos pras matérias básicas, na parte de específico o conteúdo é o seguinte:
Spoiler:
Segurança da Informação: conceitos básicos de confidencialidade, disponibilidade, integridade e autenticidade;
vulnerabilidade, risco e ameaça; política de segurança da informação e comunicações; códigos maliciosos: vírus, vermes
(worms), cavalos de Troia, programas espiões (spyware e adware), capturadores de teclas (keyloggers), backdoors,
rootkits; conhecimentos de controle de acesso: autenticação, autorização e auditoria; conceitos básicos de criptografia.
Ambientes Operacionais: Unix/ Linux, AIX e Windows 7, 2003 e 2008: Instalação, configuração e administração do
sistema operacional; Administração de usuários e grupos; Administração de serviços; Estrutura de diretórios e sistema de
permissões; Conhecimento intermediário de comandos; Controle de processos; Empacotamento e compactação;
Instalação de softwares e gerenciadores de pacotes; Configuração de discos; Sistema de arquivos; Ferramentas de
diagnóstico; Virtualização (VMWARE): Vmware vSphere; Vmware vCenter; Vmware Datacenter; Máquinas Virtuais
(criação, alteração e gerenciamento para VMs Linux e Windows); Vmware (ESX e ESXi); Armazenamento de Dados:
conceitos de redes de armazenamento; Conceitos de SAN (Storage Area Network), NFS (Network File System) e DAS
(Direct Attached Storage); níveis de RAID (Redundant Array of Independent Disks); Proteção de Dados: tipos de backup
(full, diferencial e incremental); conceitos de gerenciamento do processo de backup (RPO, RTO) e políticas de backup
(retenção, pools, schedules); sistemas de fitoteca (tape library) IBM e Oracle; meios de armazenamento, replicação,
desduplicação, virtualização, staging, multiplexação e criptografia. Protocolos e Arquitetura de Rede: Protocolo de
gerenciamento: SNMP; protocolos de rede: HTTP, FTP, SSH, DNS, HTTPS, DHCP, SSH, NTP, SNMP e TCP/IP.
Qualidade de Serviços – QoS; funcionalidades de equipamentos de rede (roteadores, switches); modelo OSI da ISO;
monitoração de redes; conceitos de alta disponibilidade em ambientes de rede; conceitos de balanceamento de carga de
rede; tecnologias de telecomunicações – LAN e WAN; TCP/IP básico e avançado; topologias de redes. Banco de Dados:
Abordagem relacional e conceitos básicos de estruturas de dados; Administração de banco de dados: Gerência de
transações, gerência de bloqueios, gerência de desempenho; Instalação, criação e configuração de contas de usuários e
objetos de banco de dados; Reorganização de banco de dados; Recuperação e integridade de banco de dados; Controle
de acesso ao BD; Conceito de SGBDs; Conceitos de alta disponibilidade; Conceitos de monitoração de banco de dados;
ferramentas e utilitários de banco de dados; avaliação e otimização de performance; uso de métricas de desempenho;
conceitos básicos de Oracle, Postgree, SQL Server 2012 e Mysql. Planejamento, configuração e controle de processos de
cópia de segurança (“backup”) e processo de restauração; Segurança; concorrência; replicação; distribuição. Ambientes
de Aplicação:
Servidores Web (Apache e IIS): Instalação, configuração; Estrutura de diretórios/permissões, controle de
serviços, monitoramento. Máquina Virtual Java (JVM): funcionamento da JVM; estrutura da memória heap e da nonheap;
fundamentos do garbage collection (algoritmos). Servidores de Aplicação (Weblogic e Jboss): Instalação, configuração e
monitoramento.
Será que existe algum curso pra isso? ou teria que caçar as informações de livro em livro?

:offtopic:

Avatar do usuário
SR.SATÃ
Mensagens: 2047
Registrado em: 18 Nov 2015 08:55
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por SR.SATÃ » 08 Set 2016 11:49

Daniel-Daniel escreveu:Saiu o edital Dataprev esses dias ( http://cdn.cetroconcursos.cl9.net.br/ar ... -fL35R.pdf ), a banca é essa tal de Cetro concursos e só tem cadastro de reserva. Tem nível médio e superior, muitas "pseudovagas" pra CR. Eu, sendo engenheiro, posso escolher entre 8 cargos diferentes de nível superior. Me interessei pelo cargo "Analista de Processamento - Processamento", o foda é conseguir material, só achei cursos pras matérias básicas, na parte de específico o conteúdo é o seguinte:
Spoiler:
Segurança da Informação: conceitos básicos de confidencialidade, disponibilidade, integridade e autenticidade;
vulnerabilidade, risco e ameaça; política de segurança da informação e comunicações; códigos maliciosos: vírus, vermes
(worms), cavalos de Troia, programas espiões (spyware e adware), capturadores de teclas (keyloggers), backdoors,
rootkits; conhecimentos de controle de acesso: autenticação, autorização e auditoria; conceitos básicos de criptografia.
Ambientes Operacionais: Unix/ Linux, AIX e Windows 7, 2003 e 2008: Instalação, configuração e administração do
sistema operacional; Administração de usuários e grupos; Administração de serviços; Estrutura de diretórios e sistema de
permissões; Conhecimento intermediário de comandos; Controle de processos; Empacotamento e compactação;
Instalação de softwares e gerenciadores de pacotes; Configuração de discos; Sistema de arquivos; Ferramentas de
diagnóstico; Virtualização (VMWARE): Vmware vSphere; Vmware vCenter; Vmware Datacenter; Máquinas Virtuais
(criação, alteração e gerenciamento para VMs Linux e Windows); Vmware (ESX e ESXi); Armazenamento de Dados:
conceitos de redes de armazenamento; Conceitos de SAN (Storage Area Network), NFS (Network File System) e DAS
(Direct Attached Storage); níveis de RAID (Redundant Array of Independent Disks); Proteção de Dados: tipos de backup
(full, diferencial e incremental); conceitos de gerenciamento do processo de backup (RPO, RTO) e políticas de backup
(retenção, pools, schedules); sistemas de fitoteca (tape library) IBM e Oracle; meios de armazenamento, replicação,
desduplicação, virtualização, staging, multiplexação e criptografia. Protocolos e Arquitetura de Rede: Protocolo de
gerenciamento: SNMP; protocolos de rede: HTTP, FTP, SSH, DNS, HTTPS, DHCP, SSH, NTP, SNMP e TCP/IP.
Qualidade de Serviços – QoS; funcionalidades de equipamentos de rede (roteadores, switches); modelo OSI da ISO;
monitoração de redes; conceitos de alta disponibilidade em ambientes de rede; conceitos de balanceamento de carga de
rede; tecnologias de telecomunicações – LAN e WAN; TCP/IP básico e avançado; topologias de redes. Banco de Dados:
Abordagem relacional e conceitos básicos de estruturas de dados; Administração de banco de dados: Gerência de
transações, gerência de bloqueios, gerência de desempenho; Instalação, criação e configuração de contas de usuários e
objetos de banco de dados; Reorganização de banco de dados; Recuperação e integridade de banco de dados; Controle
de acesso ao BD; Conceito de SGBDs; Conceitos de alta disponibilidade; Conceitos de monitoração de banco de dados;
ferramentas e utilitários de banco de dados; avaliação e otimização de performance; uso de métricas de desempenho;
conceitos básicos de Oracle, Postgree, SQL Server 2012 e Mysql. Planejamento, configuração e controle de processos de
cópia de segurança (“backup”) e processo de restauração; Segurança; concorrência; replicação; distribuição. Ambientes
de Aplicação:
Servidores Web (Apache e IIS): Instalação, configuração; Estrutura de diretórios/permissões, controle de
serviços, monitoramento. Máquina Virtual Java (JVM): funcionamento da JVM; estrutura da memória heap e da nonheap;
fundamentos do garbage collection (algoritmos). Servidores de Aplicação (Weblogic e Jboss): Instalação, configuração e
monitoramento.
Será que existe algum curso pra isso? ou teria que caçar as informações de livro em livro?

:offtopic:
https://www.estrategiaconcursos.com.br/ ... taprev-97/

Tenho muito material em PDF na área de TI em geral se precisar me fala.
Editado pela última vez por SR.SATÃ em 08 Set 2016 22:12, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
renatomp
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3717
Registrado em: 23 Jun 2014 07:20
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por renatomp » 08 Set 2016 19:26

boa noite galera.

tenho novidades, meu pai nao vai ser mais transferido e ainda tenho teto pra morar em macaé. acontece que me preparei psicologicamente para voltar a morar no ES com minha mãe e estudar integralmente para concurso público, eu acabei amadurecendo essa ideia e quero muito voltar a morar aqui.

tenho sentido esperanças de entrar no Banco do Brasil, acredito que tenho maiores chances de passar, gosto mais das disciplinas do BB do q estudar direito. tbm acho o nível de prova, razoável...q por mais q tenha q me empenhar, nao é tão difícil de aprender a matéria.

estou pensando em seguir o conselho do meu irmão. trabalhar até o final desse ano pra fazer um pé de meia maior e voltar pra estudar pra concurso por pelo menos 1 ano.

o q me dizem?
Imagem

minhoca
Mensagens: 8852
Registrado em: 02 Out 2014 17:44
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por minhoca » 08 Set 2016 20:31

renatomp escreveu:boa noite galera.

tenho novidades, meu pai nao vai ser mais transferido e ainda tenho teto pra morar em macaé. acontece que me preparei psicologicamente para voltar a morar no ES com minha mãe e estudar integralmente para concurso público, eu acabei amadurecendo essa ideia e quero muito voltar a morar aqui.

tenho sentido esperanças de entrar no Banco do Brasil, acredito que tenho maiores chances de passar, gosto mais das disciplinas do BB do q estudar direito. tbm acho o nível de prova, razoável...q por mais q tenha q me empenhar, nao é tão difícil de aprender a matéria.

estou pensando em seguir o conselho do meu irmão. trabalhar até o final desse ano pra fazer um pé de meia maior e voltar pra estudar pra concurso por pelo menos 1 ano.

o q me dizem?
Aproveite enquanto você tem trabalho pra fazer um pé de meia bem grande irmão, pois caso você junte pouca grana pode acontecer de você ter que voltar a trabalhar e perder o ritmo de estudo quando estava perto de passar no concurso

Avatar do usuário
Dias
Mensagens: 1068
Registrado em: 26 Dez 2014 14:38
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Dias » 08 Set 2016 20:44

renatomp escreveu:boa noite galera.

tenho novidades, meu pai nao vai ser mais transferido e ainda tenho teto pra morar em macaé. acontece que me preparei psicologicamente para voltar a morar no ES com minha mãe e estudar integralmente para concurso público, eu acabei amadurecendo essa ideia e quero muito voltar a morar aqui.

tenho sentido esperanças de entrar no Banco do Brasil, acredito que tenho maiores chances de passar, gosto mais das disciplinas do BB do q estudar direito. tbm acho o nível de prova, razoável...q por mais q tenha q me empenhar, nao é tão difícil de aprender a matéria.

estou pensando em seguir o conselho do meu irmão. trabalhar até o final desse ano pra fazer um pé de meia maior e voltar pra estudar pra concurso por pelo menos 1 ano.

o q me dizem?
Como vc que tava estudando pro INSS e TRF acredito que vai conseguir conciliar de boa os estudos pro BB com o trampo. Então tenta trabalhar até o fim do ano e fazer uma poupança.
E já que vai estudar pro BB da uma olhada na CEF, são quase as mesmas matérias.

Daniel-Daniel
Mensagens: 757
Registrado em: 07 Nov 2014 12:57
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Daniel-Daniel » 08 Set 2016 21:45

SR.SATÃ escreveu:https://www.estrategiaconcursos.com.br/ ... taprev-97/

Tenho muito material em PDF na área de TI em geral,se precisar me fala.
Brigadão man! até ontem não tinha nenhum preparatório online, mas hoje saíram vários pacotes novos no estratégia,gostei dos cargos "Análise de Negócios" e "Análise de Processamento", vou pensar se presto.

TeoremaBH
Mensagens: 10
Registrado em: 07 Set 2016 16:39
Contato:

Re: RE: Re: Concursos Publicos

Mensagem por TeoremaBH » 09 Set 2016 09:49

ron escreveu:
Renato, eu passei no BB em 2012, não sei porque não entrei, pois no concurso anterior eles chamaram os 120 aprovados em menos de 2 meses e no meu dos 120, acho que passei em 61º, só foram chamados uns 10.

Eu sou coordenador financeiro de uma empresa pública e faço todo o relacionamento com os bancos, dentro destes o BB e as vezes lamento não ter entrado. O quadro deles é muito fraco e vejo muita oportunidade de crescimento lá, as vezes você vê gerente que trata de conta de empresa com faturamento de 1 bi que mal sabe o que é fundo de investimento, derivativos, operação estruturada e etc.

Em suma, acho que é uma ótima oportunidade para concurso de nível técnico, além de que o cargo de escriturário é a porte de entrada e você pode fazer carreira lá. Outro plus é o fato de também poder fazer para a Caixa e outros bancos.
Caixa e BB são boas oportunidades para quem gosta de trabalhar com vendas.

A pressão pelo cumprimento de metas é grande, mas as chances de crescer na carreira são razoáveis.

Porém não sei se haverá concurso para os bancos públicos tão cedo. Na CEF a ordem do dia é diminuir o quadro de funcionários, não aumentar.


Enviado de meu GT-S6812B usando Tapatalk

Avatar do usuário
renatomp
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3717
Registrado em: 23 Jun 2014 07:20
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por renatomp » 09 Set 2016 10:27

Foda q trabalhar em banco não tem essa estabilidade como servidor público, q tem a lei 8112 se não me engano.

Eu estava mesmo estudando pro TRF como havia falando antes a algumas semanas, mas com meus novos planos. Penso em tentar onde tenho maiores chances.

Enviado do meu Studio 5.0s através de Tapatalk
Imagem

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Tartaruga e 240 visitantes