Meu tamanho pra kimono é A4, só que o A4 parecia A6, peguei um a3 e fui feliz. Em relação a peso, ele pesa cerca de 1,8/2kg, nao me incomodou. tive um keyko serie limitada tbm, esse realmente eh bruto, pesadao.pablomaz escreveu:Jurava que o MKM era mais leve, pra competição ou coisa assim. Devo estar confundindo tudo.
Pelo que você falou, parece mais com o Atama Mundial, que também tenho (além de um Koral Classic e um Keiko Série Limitada): ele é durão, parece armadura, mas é mais justo e curto. Veste muito bem, mas a parte de cima encolheu MUITO (i.e., mal tô podendo usar o kimono, só no desespero). Minha base comparativa são só esses três, então não posso ajudar muito, MAS, posso dizer com certeza que o Classic também dá muita pegada nas mangas. É nítido, treinando sempre com as mesmas pessoas (claro que a minha pouca experiência no tatame não me ajuda a evitar as pegadas, nem a me livrar delas). Se isso tá te incomodando no MKM, certamente vai te incomodar no Classic. Mas eu gosto muito do kimono, muito mesmo. Diria que só vai depender do que você quer: algo mais ou menos duro, sendo o Classic mais confortável que o Atama.
Aproveitando, em relação ao tamanho, o MKM é maior que o dos outros fabricantes? A diferença de tamanho entre o meu Classic A3 e os outros kimonos também A3 é muito grande, sendo que ele não encolheu 1cm.
Abs!
O Atama mundial tbm tem a forma maior, tipo o koral? Encolhe muito? Um brother ta querendo me passar um semi novissimo, wagi A3 e calça A4. To quase pegando, apesar de ser branco.