Por que eu não quero ver o Jiu Jitsu nas Olimpíadas
Re: Por que eu não quero ver o Jiu Jitsu nas Olimpíadas
Problema que os atletas não estão nem ai pra premiação, ser campeão mundial ibjjf na faixa preta sendo de uma equipe grande tu vive de seminário, e todo mundo ganha, a ibjjf, as equipes e os atletas.
“Os ideais são pacíficos. A História é violenta”
-
- Contato:
De acordo com o site da United World Wrestling um francês chamado Jean Exbroyat dono de uma trupe de wrestlers criou um conjunto de regras que proibia agarrar abaixo da cintura e nomeou o estilo de wrestling de mão espalmada (flat hand wrestling). O estilo passou a ser chamado de luta (wrestling) clássica ou luta Francesa. Buscando na internet encontra-se que o termo Greco-Romana foi cunhado por um wrestler italiano chamado Basilio Bartoli. Mas para ter certeza se essas informações são verdadeiras é preciso verificar com historiadores.Marcel Firefighter escreveu:Eu vou ficar devendo a informação correta, mas a luta greco-romana, parece que não é nem greco e nem romana, mas tem origem na França, como um revival da olimpiada da antiguidade.
Nos Jogos Pan-Helênicos (Jogos Olímpicos, Píticos etc.) existiam três modalidades de luta:Marcel Firefighter escreveu:Inclusive, sem informação precisa também, parece que a luta da olimpiada antiga era chamada de Pankration e era mais proxima do MMA...Se alguem tiver informação mais fundamentada, fique a vontade.
Pygmachia ("luta com os punhos")
Famoso boxe. Usavam "luvas" e podiam socar o oponente caído. Era proibido dedar olho, morder etc.
Palé ou Pále (luta)
Luta agarrada sem socos e chutes, não podia atingir os olhos, genitais, morder etc. Vitória era dada por pontos (derrubar sentado, com as costas, arremessar ou carregar para fora da área de luta etc.) ou submissão (torções, chaves etc.).
Pankration (pan: todo, tudo; kratos: poder, domínio; em português: pancrácio)
Vale-Tudo da antiguidade. Socos, chutes, luta agarrada, quedas, submissões. Não valia dedar os olhos, morder etc. Era válido golpear os genitais. Sim, bater no saco. Eu não sei se existia alguma proibição quanto a golpear (socos, chutes etc.) quando o combate saía da luta em pé (Ano Pankration) para a luta no chão (Kato Pankration).
Em todas as três modalidades não existia rounds nem tempo limite, as lutas só terminavam quando um dos oponentes era derrotado. Existiam apenas duas categorias, a dos garotos e a dos homens. Em todas as modalidades os lutadores pelejavam pelados. A fim de garantir que os atletas não descumprissem as regras os árbitros usavam um chicote ou uma chibata para bater no infrator.
Além do Ne-Waza Ju-Jitsu da Ju-Jitsu International Federation tem o Grappling da UWW com dois estilos, com kimono (Grappling Gi) e sem kimono (Grappling No-Gi).Marcel Firefighter escreveu:E o Jiu Jitsu teria ainda o problema de ser um nome genérico: Tem uma porrada de jiu jitsus por ai..e ju jitsu, jujutsu...Tem ate uma federação chamada JJIF que tem 3 modalidades: O Ju Jitsu, que é um karate misturado com judo e bjj, o duo-system que é uma coreografia com movimentos de defesa pessoal e o Ne Waza que é puxado pro nosso JJ. Quem tiver curiosidade de conhecer, procure links no youtube pra World Combat Games.
Re: RE: Re: Por que eu não quero ver o Jiu Jitsu nas Olimpíadas
Valdez escreveu:Pra mim isso é se contentar com pouco e pensar muito pequeno.
Sent from my SM-G920I using Tapatalk
Concordo, mas os caras são os donos do brinquedo, só quem pode mudar o cenário são eles.
“Os ideais são pacíficos. A História é violenta”
Hum... Verdade, é. Você está correto. Isso não deve ser um impedimento. A situação do futebol nas olimpíadas pode ser meio peculiar, como deve ser pra outros esportes ultraprofissionalizados, como o basquete e o boxe.RDSANTOS escreveu:CBF não é uma empresa também?
Bem, fui pesquisar o assunto e achei a listinha de requisitos pra 2012. Mermão... Uma quantidade imensa de itens a serem avaliados e, de qualquer forma, pelos critérios de hoje, sem chance (independente de isso ser bom ou ruim).
https://stillmed.olympic.org/Documents/ ... s.docx.pdf.
- Marcel Firefighter
- Apoiador
- Contato:
LeandroRodeiro escreveu:De acordo com o site da United World Wrestling um francês chamado Jean Exbroyat dono de uma trupe de wrestlers criou um conjunto de regras que proibia agarrar abaixo da cintura e nomeou o estilo de wrestling de mão espalmada (flat hand wrestling). O estilo passou a ser chamado de luta (wrestling) clássica ou luta Francesa. Buscando na internet encontra-se que o termo Greco-Romana foi cunhado por um wrestler italiano chamado Basilio Bartoli. Mas para ter certeza se essas informações são verdadeiras é preciso verificar com historiadores.
Nos Jogos Pan-Helênicos (Jogos Olímpicos, Píticos etc.) existiam três modalidades de luta:
Pygmachia ("luta com os punhos")
Famoso boxe. Usavam "luvas" e podiam socar o oponente caído. Era proibido dedar olho, morder etc.
Palé ou Pále (luta)
Luta agarrada sem socos e chutes, não podia atingir os olhos, genitais, morder etc. Vitória era dada por pontos (derrubar sentado, com as costas, arremessar ou carregar para fora da área de luta etc.) ou submissão (torções, chaves etc.).
Pankration (pan: todo, tudo; kratos: poder, domínio; em português: pancrácio)
Vale-Tudo da antiguidade. Socos, chutes, luta agarrada, quedas, submissões. Não valia dedar os olhos, morder etc. Era válido golpear os genitais. Sim, bater no saco. Eu não sei se existia alguma proibição quanto a golpear (socos, chutes etc.) quando o combate saía da luta em pé (Ano Pankration) para a luta no chão (Kato Pankration).
Em todas as três modalidades não existia rounds nem tempo limite, as lutas só terminavam quando um dos oponentes era derrotado. Existiam apenas duas categorias, a dos garotos e a dos homens. Em todas as modalidades os lutadores pelejavam pelados. A fim de garantir que os atletas não descumprissem as regras os árbitros usavam um chicote ou uma chibata para bater no infrator.
Além do Ne-Waza Ju-Jitsu da Ju-Jitsu International Federation tem o Grappling da UWW com dois estilos, com kimono (Grappling Gi) e sem kimono (Grappling No-Gi).
Obrigado brother!!Agregou!
"Melhor viver um dia como um leão que cento e um como uma ovelha"
- Judo Pitbull
- Contato:
"Além disso, diversas finalizações são proibidas, como as chaves de pé, calcanhar, joelho, ombro (omoplatas, kimuras, americanas, etc), mão-de-vaca".
ERRADO
Ude-garame (Kimura/Americana) e Sankaku-garame (omoplata) não são proibidas no Judo, já para não falar que no Ude-garame a luxação é feita no braço e não no ombro... se têm dúvidas, vejam o que aconteceu ao Minotauro.
-------------
"Assistindo às lutas olímpicas dessa modalidade, percebe-se que os chutes dos competidores focam muito mais em conseguir tocar o adversário do que em causar um efetivo impacto. A guarda com as mãos deixou de existir como forma de bloquear os golpes recebidos."
ERRADO
Perguntem para qualquer atleta se a melhor coisa não foi a introdução dos coletes electrónicos. Antes deste assistiam-se a verdadeiros roubos de igreja no que toca a atribuição de pontuação, relembrando que mesmo nessa altura era muito, mas muito raro haver um "KO" com golpes no tronco. Relativamente à guarda com as mãos, já nessa altura a guarda era feita como é hoje, com os braços embaixo para proteger o colete. Por isso é que os tipos do Taekwondo controlam tão bem a distância e lutam algo afastados. Hoje em dia, quando ficam no corpo a corpo eles tendem a levantar a guarda pra proteger a cabeça (agora com o video e os capacetes electrónicos facilmente se sofrem 3 a 4 pontos).
Nestes JOs, o meu amigo Rui Bragança, que esteve também ai, e se classificou em 5º lugar, perdeu o acesso às meias-finais dessa forma, com um pontapé no corpo a corpo que lhe passou a raspar na cabeça.
--------------
O JJB, devido a diversas razões aqui apontadas muito dificilmente será desporto olimpico.
"E você, acha que a inclusão do Jiu Jitsu nas Olimpíadas seria boa ou ruim para o Esporte?"
Esta pergunta, terminando como terminou, não tem qualquer sentido, pois é obviamente bom para qualquer desporto estar nos JOs... agora se quiseres perguntar se a sua inclusão seria boa para o JJB enquanto arte marcial, ai a história já é outra.
Para mim, a proibição dos ataques às pernas, para o Judo enquanto desporto, foi absolutamente positiva... enquanto arte marcial, obviamente foi negativa.
No final, temos de pensar no todo, e para mim, ponderando os pós e os contras, sou claramente a favor dessa proibição.
Abraço
ERRADO
Ude-garame (Kimura/Americana) e Sankaku-garame (omoplata) não são proibidas no Judo, já para não falar que no Ude-garame a luxação é feita no braço e não no ombro... se têm dúvidas, vejam o que aconteceu ao Minotauro.
-------------
"Assistindo às lutas olímpicas dessa modalidade, percebe-se que os chutes dos competidores focam muito mais em conseguir tocar o adversário do que em causar um efetivo impacto. A guarda com as mãos deixou de existir como forma de bloquear os golpes recebidos."
ERRADO
Perguntem para qualquer atleta se a melhor coisa não foi a introdução dos coletes electrónicos. Antes deste assistiam-se a verdadeiros roubos de igreja no que toca a atribuição de pontuação, relembrando que mesmo nessa altura era muito, mas muito raro haver um "KO" com golpes no tronco. Relativamente à guarda com as mãos, já nessa altura a guarda era feita como é hoje, com os braços embaixo para proteger o colete. Por isso é que os tipos do Taekwondo controlam tão bem a distância e lutam algo afastados. Hoje em dia, quando ficam no corpo a corpo eles tendem a levantar a guarda pra proteger a cabeça (agora com o video e os capacetes electrónicos facilmente se sofrem 3 a 4 pontos).
Nestes JOs, o meu amigo Rui Bragança, que esteve também ai, e se classificou em 5º lugar, perdeu o acesso às meias-finais dessa forma, com um pontapé no corpo a corpo que lhe passou a raspar na cabeça.
--------------
O JJB, devido a diversas razões aqui apontadas muito dificilmente será desporto olimpico.
"E você, acha que a inclusão do Jiu Jitsu nas Olimpíadas seria boa ou ruim para o Esporte?"
Esta pergunta, terminando como terminou, não tem qualquer sentido, pois é obviamente bom para qualquer desporto estar nos JOs... agora se quiseres perguntar se a sua inclusão seria boa para o JJB enquanto arte marcial, ai a história já é outra.
Para mim, a proibição dos ataques às pernas, para o Judo enquanto desporto, foi absolutamente positiva... enquanto arte marcial, obviamente foi negativa.
No final, temos de pensar no todo, e para mim, ponderando os pós e os contras, sou claramente a favor dessa proibição.
Abraço
"If they could see on my face what I feel in my heart, no one would ever fight me"
Yasushiro Yamashita
Yasushiro Yamashita
Fato!Philly Shell escreveu:BJJ nunca vai ser um esporte olímpico. É totalmente regional (tem uns gatos pingados em vários países, mas nada ao ponto de serem vários praticantes pelo mundo) e mal organizado, basicamente um cara (Carlinhos) dita as regras do jogo. Agora, submission wrestling seria interessante.
Mas o jiu-jitsu enraiza...
Faz uma pesquisa por academias ou ginasios de judo nos EUA, Canada e Australia.
Faz mesma pesquisa procurando por wrestling.
E por fim pelo jiu-jitsu.
Muita gente discorda do tamanho que as coisas estao ficando, mas o jiu-jitsu tem consistentemente colocando 2000 atletas em varios campeonatos.
NAGA e Grapplers Quest que nao tem filiacao nenhuma com o Carlinhos tem feito eventos gigantes.
Campeonatos regionais com bastante gente, tambem ocorrem em muitos outros lugares.
Nao consigo contar a quantidade de gente formada, que botou o diploma na gaveta e foi se dedicar ao jiu-jitsu, por que se sentia melhor fazendo isso.
O fato eh que vai demorar muito pra ser um esporte olimpico, meio seculo provavelmente, mas quando chegar, vai ter uma academia em cada esquina do mundo.
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?
Tartaruga, eu pessoalmente não conheço ninguém nessa situação, mas entendo para caralho.Tartaruga escreveu:Fato!
Mas o jiu-jitsu enraiza...
Faz uma pesquisa por academias ou ginasios de judo nos EUA, Canada e Australia.
Faz mesma pesquisa procurando por wrestling.
E por fim pelo jiu-jitsu.
Muita gente discorda do tamanho que as coisas estao ficando, mas o jiu-jitsu tem consistentemente colocando 2000 atletas em varios campeonatos.
NAGA e Grapplers Quest que nao tem filiacao nenhuma com o Carlinhos tem feito eventos gigantes.
Campeonatos regionais com bastante gente, tambem ocorrem em muitos outros lugares.
Nao consigo contar a quantidade de gente formada, que botou o diploma na gaveta e foi se dedicar ao jiu-jitsu, por que se sentia melhor fazendo isso.
O fato eh que vai demorar muito pra ser um esporte olimpico, meio seculo provavelmente, mas quando chegar, vai ter uma academia em cada esquina do mundo.
Sou formado em direito e funcionário público e cara, às vezes meu trabalho é um saco e eu fico viajando que seria daora demais poder viver só do jiu.
.'.
- duduceolim
- Contato:
Minha modesta opinião eu queria ver sim o Jiu nas Olimpíadas,esse seria o cartão de visita pro o Jiu ser aceito em varias escolas como atividade da grade curricular assim com é com o Judô.
E daria pra viver de Jiu tranquilamente dando aulas em escola e trabalhando em academias.
E daria pra viver de Jiu tranquilamente dando aulas em escola e trabalhando em academias.
Xande e Saulo Ribeiro sao advogados.Issão escreveu:Tartaruga, eu pessoalmente não conheço ninguém nessa situação, mas entendo para caralho.
Sou formado em direito e funcionário público e cara, às vezes meu trabalho é um saco e eu fico viajando que seria daora demais poder viver só do jiu.
Flavio Almeida "Cachorrinho'' eh economista.
Fabio Leopoldo fez comercio exterior.
Bernardo Faria fez administracao.
Leozinho Vieira fez fisioterapia.
Demian Maia eh jornalista.
Bruno Fernandez, chefe da Gracie Barra Montreal e medico.
Bruno Panno, chefe da Gracie Humaita Sydney eh publicitario.
Tem varios....
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?
Acho que quando o jiu-jitsu estiver ainda mais difundido, vai sofrer uns boicotes fudidos do judo para nao se tornar olimpico.duduceolim escreveu:Minha modesta opinião eu queria ver sim o Jiu nas Olimpíadas,esse seria o cartão de visita pro o Jiu ser aceito em varias escolas como atividade da grade curricular assim com é com o Judô.
Se o jiu-jitsu ganha essa notoriedade do publico leigo, acabou pra eles, eh uma arte muito mais contagiante.
Eles ja proibiram os atletas do judo de competir em outras modalidades e mudaram as regras pra proibir catada de perna. O pessoal do judo ja viu o cerco apertando pra lado deles, mas ainda terao poder e notoriedade por algum tempo.
- Judo Pitbull
- Contato:
Tartaruga, tu acreditas realmente nisso?Tartaruga escreveu:
Se o jiu-jitsu ganha essa notoriedade do publico leigo, acabou pra eles, eh uma arte muito mais contagiante.
Eles ja proibiram os atletas do judo de competir em outras modalidades e mudaram as regras pra proibir catada de perna. O pessoal do judo ja viu o cerco apertando pra lado deles, mas ainda terao poder e notoriedade por algum tempo.
"If they could see on my face what I feel in my heart, no one would ever fight me"
Yasushiro Yamashita
Yasushiro Yamashita
Re: RE: Re: Por que eu não quero ver o Jiu Jitsu nas Olimpíadas
Tartaruga escreveu:Spoiler:
Tartaruga, verdade. Do Demian eu já tinha visto.Valdez escreveu:Spoiler:
Mas mesmo assim, acho que pra alguns desses, fazer faculdade foi meio que uma imposição social, talvez. Demian por exemplo já treinava de moleque, acredito que o Xande e o Saulo também.
De cabeça me vem um que é o John Danaher, que segundo o BJJ Heroes começou a treinar com 28 anos de idade e hoje tá se mostrando um excelente técnico.
Mas valeu o incentivo, galera! hahahah
Só falta terminar de trilhar o caminho até a tão sonhada black belt.
.'.
Cara....acredito.Judo Pitbull escreveu:Tartaruga, tu acreditas realmente nisso?
1) A quantidade de academias de jiu-jitsu que estao abrindo em todo o mundo mostra isso. Esta cada vez mais dificil encontrar academia para treinar judo que eh esporte olimpico e cada vez mais facil encontrar academia para treinar jiu-jitsu, que nao eh olimpico. Onde existe oferta eh porque existe demanda.
2) O MMA cresce expoencialmente em todo o mundo, acho que eh o terceiro esporte mais assistido nos EUA e quase todo atleta de MMA treina jiu-jitsu.
3) Eu conheci varios wrestlers nos EUA, que mudaram pro jiu-jitsu depois de anos treinando wrestling, porque o jiu-jitsu nao prejudica tanto o corpo deles. Enquanto no jiu-jitsu voce consegue treinar relaxado, o wrestling exige forca e atleticismo. Conheci varios que tinham os joelhos arrebentados.
4) Embora o jiu-jitsu esportivo tenha perdido o carater de auto defesa, o jiu-jitsu ainda eh uma arte marcial respeitada. Dificilmente um leigo ira atacar um atleta de jiu-jitsu. Isso nao ocorre com o judo aqui no Brasil, nego vai pra cima dos judocas.
5) Embora eu reconheca que os atletas de jiu-jitsu sao deficientes em queda e deveriam treinar judo e wrestling, no geral o jiu-jitsu eh uma arte superior.
Não sei dizer se tiraria a marcialidade da arte, pois da maneira como é praticada hoje já perdeu muito da essência.
Devemos levar em consideração que aos olhos do leigo o jiu jitsu é um esporte bem entediante, ainda mais com essa moda de arrasta bunda, lutas decididas por vantagens mínimas e fechamento de campeonatos.
Também pesa o fato de ser muito parecido com o Judô, além da grande quantidade de federações, que ao meu ver mais atrapalha do que ajuda;
Se dependesse de voto , ao invés do jiu-jitsu eu indicaria o submission, com as regras do ADCC como esporte olímpico.
Tudo gira em torno do business , se tiver visibilidade, vai atrair investimento. Mas se não foi dessa vez que os jogos foram no Brasil, acho difícil o BJJ ser indicado num futuro breve.
Devemos levar em consideração que aos olhos do leigo o jiu jitsu é um esporte bem entediante, ainda mais com essa moda de arrasta bunda, lutas decididas por vantagens mínimas e fechamento de campeonatos.
Também pesa o fato de ser muito parecido com o Judô, além da grande quantidade de federações, que ao meu ver mais atrapalha do que ajuda;
Se dependesse de voto , ao invés do jiu-jitsu eu indicaria o submission, com as regras do ADCC como esporte olímpico.
Tudo gira em torno do business , se tiver visibilidade, vai atrair investimento. Mas se não foi dessa vez que os jogos foram no Brasil, acho difícil o BJJ ser indicado num futuro breve.