Interestelar - novo filme do Nolan

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Re: Interestelar - novo filme do Nolan

Mensagem por Shin » 25 Nov 2014 13:25

rafael escreveu:Spoilers

Então, isso q fiquei pensando... Eh tudo mto conveniente. Ele acessa o tempo como se fosse uma dimensão "tocável", alem das 3... Altura, comprimento e largura.
Mas pq atrás do armário? Pq ele pode só usar akeles fiozinhos? Pq só nakele lugar especifico? E se ele do passado ficasse na terra, nada teria acontecido, seria um paradoxo temporal, então pq ele manda a MSG " fica" para a filha?
Esse paradoxo temporal é chamado de Paradoxo do Avô. Me referi a ele na resposta em spoilers ao Carrapeta acima.

Acho que seria legal colocar tudo o que diz respeito à história do filme em spoilers, em respeito a quem ainda não viu.

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 25 Nov 2014 13:28

Striker Eureka escreveu:O filme é foda mas se o eu dele do futuro da para ele as coordenadas da NASA pressupõe que ele já tinha acesso ao local sem ele nunca ter ido ao mesmo ou seja o filme nessa parte não tem sustentação pq o paradoxo já está instalado ixi isso deu uma discussão do diabo entre eu e alguns amigos

E outra o buraco negro suga todas as radiações menos a radiação hawking ou seja ele não teria nem como ter passado os dados do robô para a filha resolver a equação pq onda de rádio não se propaga no buraco negro única forma de propagação possível é a dita radiação hawking
Spoiler:
No caso específico ele não estaria emitindo qualquer onda de rádio para fora do buraco negro; ele literalmente viajando pelo próprio tempo de vida. Ele não estava falando "de dentro do buraco negro"; estava lá na biblioteca presente mesmo.

É uma viagem do cacete, eu sei, mas, pelo que entendo, teoricamente possível. Hahaha

NoFunAtAll
Site Admin
Site Admin
Contato:

Mensagem por NoFunAtAll » 25 Nov 2014 14:07

http://www.businessinsider.com/neil-deg ... ar-2014-11" onclick="window.open(this.href);return false;

Neil deGrasse Tyson Explains The Science Behind Wormholes And Black Holes — And How 'Interstellar' Got It Wrong
Imagem

Carrapeta
Contato:

Mensagem por Carrapeta » 25 Nov 2014 14:15

Shin escreveu:
Spoiler:
Pois é, Carrapeta. O negócio é que, por mais maluco que seja, existem teorias físicas compatíveis com tudo isso.

Quanto ao McGonaughey morrer ao cair em um buraco negro, acho que você se refere ao efeito comumente chamado de "espaguetização" causado pela monstruosa gravidade de um buraco negro comum, de massa estelar. Esse fenômeno aconteceria porque a gravidade do buraco negro é tão intensa que ele puxaria a parte de baixo do objeto mais próxima da superfície, ou seja, os pés do McGonaughey, mais rapidamente que a cabeça, esticando-o assim de forma mortal. O porém dessa questão é que no caso de um buraco negro supermassivo, como é o caso do do filme, a gravidade é tão intensa e o campo gravitacional tão maior que ele acaba puxando-o de forma isonomica sem nenhuma distorção, o que, em teoria, permitiria que ele se mantivesse vivo até o choque com o que quer que exista dentro do buraco negro.

Sobre a radiação emitida, na região onde ele se encontraria, até onde eu sei, ela seria muito fraca. Essa radiação foi descoberta pelo Stephen Hawking, por isso tem o nome dele. A radiação Hawking se bem lembro não é emitida pelo buraco negro, vez que ele não deixa escapar absolutamente nada, sendo, portanto, impossível emitir qualquer coisa. A radiação, muito fraca, surge do disco de acreção ao cair no horizonte de evento. Os efeitos dessa radiação no McGonaughey eu desconheço mas imagino que não seriam, a princípio, fortes o suficiente para que ele morresse instantaneamente, dada a natureza da radiação Hawking.

E sobre o final, o que aconteceu, segundo eu entendi, foi que ele caiu num espaço quintodimensional onde seria possível navegar pelo tempo tal como percorremos o espaço. Se você pensar no espaço-tempo que temos hoje como o ambiente quadridimensional que é, verá que podemos andar para trás ou para frente, para cima ou para baixo e para ambos os lados no espaço mas não podemos nunca pular para o futuro ou voltar ao passado. Na nossa realidade estamos presos no presente, impossibilitados de caminhar na quarta dimensão que é o tempo. Num espaço quintodimensional como aquele em que o McGonaughey caiu seria provável que, podendo então transitar pelo tempo linear, toda a vida do ser quadridimensional se estendesse diante dele, como acontece no filme. No final o McGonaughey se encontra num ambiente teórico matemático chamado Tesseract (não aquele do filme do Thor), onde as quatro dimensões (incluindo o tempo) se estendem ad infinitum em todas as direções.

Assim, não é que ele tenha caído coincidentemente na biblioteca no meio de todo o universo. Ele caiu dentro de um Tesseract, ou tesserato, e o tempo que se estende é o dele, da vida dele. Quando ele flutua nas três dimensões espaciais dentro do hipercubo está também flutuando pelo tempo da própria vida dele. A maneira como ele interage com o passado retratado no filme é que eu achei curioso, já que ele fica "preso" atrás da estante.

Aliás, é curioso que até o paradoxo do avô foi bem explorado no final do filme. O paradoxo do avô impõe que não seja possível, numa eventual viagem no tempo, alterar as condições que levaram àquela própria viagem. Ou seja: não seria possível ao personagem do McGonaughey, por conta do paradoxo do avô, alterar o passado dele, que o levou até aquele momento dentro do tesserato. Ele tentou mas não conseguiu fazer com que a filha dele o impedisse de sair. Ele só teve sucesso em influenciar o futuro quando se comunicou com ela no mesmo momento em que ele estaria lá dentro da quinta dimensão e ela na biblioteca procurando a resposta que ele deu.

Enfim, pelo meu pouco conhecimento em física, achei o filme excelente e, embora ele explore os limites da física, principalmente no final, não vejo nenhuma inconsistência grave na história. Houveram algumas licenças poéticas para o bem do drama mas nada que fugisse do "bom-senso" na física.

Na minha humilde opinião o filme é absolutamente excelente.
Spoiler:
Boa mestre Shin!!! Sobre a parte negritada, acho q seria impossivel eles se aproximarem do buraco negro, imagino q a nave não teria força e nem combustivel suficiente pra sair do raio de ação, depois de ter entrado. E pelo fato de ser tão monstruosa, eles seriam esmagados ainda muito longe de chegar proximo ao monstro.

Sua explicação foi muito boa! Tenho muito respeito po vc!

jiuhu
Contato:

Mensagem por jiuhu » 25 Nov 2014 14:56

Shin escreveu:
Spoiler:
Pois é, Carrapeta. O negócio é que, por mais maluco que seja, existem teorias físicas compatíveis com tudo isso.

Quanto ao McGonaughey morrer ao cair em um buraco negro, acho que você se refere ao efeito comumente chamado de "espaguetização" causado pela monstruosa gravidade de um buraco negro comum, de massa estelar. Esse fenômeno aconteceria porque a gravidade do buraco negro é tão intensa que ele puxaria a parte de baixo do objeto mais próxima da superfície, ou seja, os pés do McGonaughey, mais rapidamente que a cabeça, esticando-o assim de forma mortal. O porém dessa questão é que no caso de um buraco negro supermassivo, como é o caso do do filme, a gravidade é tão intensa e o campo gravitacional tão maior que ele acaba puxando-o de forma isonomica sem nenhuma distorção, o que, em teoria, permitiria que ele se mantivesse vivo até o choque com o que quer que exista dentro do buraco negro.

Sobre a radiação emitida, na região onde ele se encontraria, até onde eu sei, ela seria muito fraca. Essa radiação foi descoberta pelo Stephen Hawking, por isso tem o nome dele. A radiação Hawking se bem lembro não é emitida pelo buraco negro, vez que ele não deixa escapar absolutamente nada, sendo, portanto, impossível emitir qualquer coisa. A radiação, muito fraca, surge do disco de acreção ao cair no horizonte de evento. Os efeitos dessa radiação no McGonaughey eu desconheço mas imagino que não seriam, a princípio, fortes o suficiente para que ele morresse instantaneamente, dada a natureza da radiação Hawking.

E sobre o final, o que aconteceu, segundo eu entendi, foi que ele caiu num espaço quintodimensional onde seria possível navegar pelo tempo tal como percorremos o espaço. Se você pensar no espaço-tempo que temos hoje como o ambiente quadridimensional que é, verá que podemos andar para trás ou para frente, para cima ou para baixo e para ambos os lados no espaço mas não podemos nunca pular para o futuro ou voltar ao passado. Na nossa realidade estamos presos no presente, impossibilitados de caminhar na quarta dimensão que é o tempo. Num espaço quintodimensional como aquele em que o McGonaughey caiu seria provável que, podendo então transitar pelo tempo linear, toda a vida do ser quadridimensional se estendesse diante dele, como acontece no filme. No final o McGonaughey se encontra num ambiente teórico matemático chamado Tesseract (não aquele do filme do Thor), onde as quatro dimensões (incluindo o tempo) se estendem ad infinitum em todas as direções.

Assim, não é que ele tenha caído coincidentemente na biblioteca no meio de todo o universo. Ele caiu dentro de um Tesseract, ou tesserato, e o tempo que se estende é o dele, da vida dele. Quando ele flutua nas três dimensões espaciais dentro do hipercubo está também flutuando pelo tempo da própria vida dele. A maneira como ele interage com o passado retratado no filme é que eu achei curioso, já que ele fica "preso" atrás da estante.

Aliás, é curioso que até o paradoxo do avô foi bem explorado no final do filme. O paradoxo do avô impõe que não seja possível, numa eventual viagem no tempo, alterar as condições que levaram àquela própria viagem. Ou seja: não seria possível ao personagem do McGonaughey, por conta do paradoxo do avô, alterar o passado dele, que o levou até aquele momento dentro do tesserato. Ele tentou mas não conseguiu fazer com que a filha dele o impedisse de sair. Ele só teve sucesso em influenciar o futuro quando se comunicou com ela no mesmo momento em que ele estaria lá dentro da quinta dimensão e ela na biblioteca procurando a resposta que ele deu.

Enfim, pelo meu pouco conhecimento em física, achei o filme excelente e, embora ele explore os limites da física, principalmente no final, não vejo nenhuma inconsistência grave na história. Houveram algumas licenças poéticas para o bem do drama mas nada que fugisse do "bom-senso" na física.

Na minha humilde opinião o filme é absolutamente excelente.
Spoiler:
Msm pq se ele tentasse mudar o passado, segundo o paradoxo do avô, ele não mudaria nada o presente e o futuro, ele apenas criaria outro universo paralelo
[img]http://i.imgur.com/FSCuBRs.png[/img]

Striker Eureka
Contato:

Mensagem por Striker Eureka » 25 Nov 2014 15:17

Shin escreveu:
Spoiler:
No caso específico ele não estaria emitindo qualquer onda de rádio para fora do buraco negro; ele literalmente viajando pelo próprio tempo de vida. Ele não estava falando "de dentro do buraco negro"; estava lá na biblioteca presente mesmo.

É uma viagem do cacete, eu sei, mas, pelo que entendo, teoricamente possível. Hahaha
Shin o problema não é este e sim que o robô não está junto dele ai não teria como o robô passar os dados para a menina resolver o problema

E sobre ele voltar sem nunca ter ido só seria possível em uma realidade paralela, pq se considerarem como a mesma realidade de onde ele partiu não tem base sem criar um paradoxo ou seja a realidade de onde ele partiu a humanidade morreu ou eles acharam a solução por eles mesmos para poderem sobreviver
Tem gente que critica o capitalismo mas coloca senha no wifi

Striker Eureka
Contato:

Mensagem por Striker Eureka » 25 Nov 2014 15:40

Lembrei de uma coisa que eu gostei pra caramba a estação espacial lembra a cidadela de mass effect

TuPeT
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por TuPeT » 25 Nov 2014 18:44

rafael escreveu:Só p me situar... Existe duas teorias mais comumente aceitas de viagens no tempo. A tipo De volta para o futuro onde tudo eh na mesma realidade e a tipo dragonball, onde cada viagem cria uma nova dimensão. O paradoxo do avô eh a do dragonball, certo? Então realmente ficou faltando a explicação de quem criou o buraco de minhoca perto de Saturno e tal....
SPOILER!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Entendi que foram os próprios humanos de um período mais avançado. Criaram o buraco de minhoca e o portal de quinta dimensão que ele usa pra se comunicar com a filha.
“Go then, there are other worlds than these.”

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 25 Nov 2014 18:45

Striker Eureka escreveu:
Shin o problema não é este e sim que o robô não está junto dele ai não teria como o robô passar os dados para a menina resolver o problema

E sobre ele voltar sem nunca ter ido só seria possível em uma realidade paralela, pq se considerarem como a mesma realidade de onde ele partiu não tem base sem criar um paradoxo ou seja a realidade de onde ele partiu a humanidade morreu ou eles acharam a solução por eles mesmos para poderem sobreviver
Spoiler:
Mas o robô estava lá. Não do lado do McGonaughey (alguém lembra o nome do personagem?), mas estava lá no tesseract. E aquele ambiente, que ninguém sabe onde é, era de gravidade zero, logo as ondas de rádio poderiam se propagar lá sem qualquer problema. O que elas não poderiam seria sair do buraco negro.

Sobre o paradoxo, foi exatamente o que eu disse e foi o que aconteceu no filme. Por conta do paradoxo do avô, ele não conseguiu mudar a partida dele porque não havia como fazer aquilo. Ele só conseguiu se comunicar com a filha dele quando a linearidade do tempo já não afetaria mais a existência dele lá dentro do tesserato. Ele não teria como alterar o que o levou a poder alterar o destino da humanidade. E o filme retratou bem isso, inclusive mostrando que, embora ele tivesse consciência do que estava fazendo e da mensagem que tentava enviar à menina, o resultado dela foi o mesmo que ele já conhecia; ou seja: ele não conseguiu alterar a mensagem que ele mesmo, pela linearidade temporal e pelo impedimento imposto pelo paradoxo do avô, já teria enviado.

Isso dá um nó na cabeça mas eu acho muito bacana.

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 25 Nov 2014 18:55

Carrapeta escreveu:
Spoiler:
Boa mestre Shin!!! Sobre a parte negritada, acho q seria impossivel eles se aproximarem do buraco negro, imagino q a nave não teria força e nem combustivel suficiente pra sair do raio de ação, depois de ter entrado. E pelo fato de ser tão monstruosa, eles seriam esmagados ainda muito longe de chegar proximo ao monstro.

Sua explicação foi muito boa! Tenho muito respeito po vc!
Spoiler:
Pois é, Carrapeta, mas isso de eles serem destruídos pela gravidade só aconteceria com um buraco negro de massa estelar, ou seja, um buraco negro comum. O buraco negro no filme não era desses; era um supermassivo, com milhões de vezes a massa do nosso Sol. Esses buracos negros têm um campo gravitacional tão amplo e tão forte que essa distorção da "espaguetização" não acontece e a atração é intensa porêm isonômica em todo o objeto, no caso, o corpo do personagem. Ele foi puxado como um todo e não esticado até a morte porque a gravidade do Gargantua era extremamente forte.

E quanto à nave, bom, aí entra a imaginação. Ela seria a espaçonave mais bem desenvolvida da história da humanidade num futuro próximo porém nem tanto. Nesse caso a tecnologia de hoje certamente não seria capaz de enfrentar a força gravitacional de um buraco negro desses mas sabe-se lá que força os propulsores da nave teriam nesse futuro. Não é nada absurdo, só um pouco mais avançado que o que nós temos hoje. Tem um pouco de licença poética mas não é, contudo, incoerente ou impossível. E fica claro no filme que, enquanto a nave circula perto do buraco negro, ela ainda está bem longe do horizonte de evento. Quando ela chega perto do horizonte de evento eles nem sequer cogitam fazê-la resistir, até porque o cara se jogou lá pra cair mesmo, acreditando na teoria, também possível, de que caindo diretamente num buraco negro o centro da singularidade, por ter uma distorção tão profunda do espaço-tempo pode criar um buraco de minhoca que o levaria a outro lugar - que, no filme, coincidentemente foi de volta às proximidades de Saturno.
E obrigado pelas palavras.

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 25 Nov 2014 19:12

TuPeT escreveu:
SPOILER!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Entendi que foram os próprios humanos de um período mais avançado. Criaram o buraco de minhoca e o portal de quinta dimensão que ele usa pra se comunicar com a filha.
Spoiler:
Pois é. Essa parte da história eu acho que ficou meio confusa. No final ele deixa claro pro robô que não havia outro ser pluridimensional mais avançado que teria aberto o buraco de minhoca. Ele fala claramente que aquilo foram os próprios humanos, mas do futuro, que fizeram. O que eles fizeram exatamente é que não ficou claro.

Eu entendi rudimentarmente que teria sido o resultado de mais um paradoxo temporal, o paradoxo do loop de informação - ou o Paradoxo do Continuum -; ou seja: ele no futuro, ao entrar em contato com a filha dele, já mais velha, alterou o destino da humanidade, que, mais pra frente desenvolveu a tecnologia do presente dele que criou o buraco de minhoca e possibilitou que ele mesmo salvasse a humanidade. Esse paradoxo postula que a informação vinda do futuro é a própria causa desse futuro que enviou a informação existir.

Ao menos foi assim que eu entendi essa questão. Foram os próprios humanos salvos por ele que criaram os meios de ele mesmo salvar os humanos.
É uma loucura interessante pra cacete! Hahahahaha

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 25 Nov 2014 19:58

rafael escreveu:Po mas as nuvens de gelo são as coisas mais legais, e tbm a onda gigante. Se resto o lance de explorar novas geografias de outros planetas foi um lixo. Isso sim o filme pecou...
O negócio da onda do planeta não tem nada de errado. Ela é, na verdade, efeito da forte gravidade do buraco negro. Não é uma onda, na verdade. É uma montanha de água fixa em relação ao buraco negro. O planeta é que gira embaixo dela - a cada hora, segundo o filme. O efeito é o mesmo que o que acontece com os oceanos aqui na Terra por conta do efeito gravitacional da Lua, só que, claro, extremamente mais forte.

Não importa a rotação do planeta; a montanha de água sempre vai ficar na direção do buraco negro, como o ponteiro de um relógio.

A única inconsistência nessa onda é que no filme ela é pontiaguda e quebra. Ela deveria ter o pico mais suave e não quebraria nunca. Mas também não seria tão dramático para o filme, que precisa disso. Se seguissem ao pé da letra a nave só boiaria por cima dela sem risco nenhum, o que acabaria com toda aquela sequência de ação. Uma pequena concessão à ficção.

Pode ser também que a fricção entre a superfície rochosa do planeta e a montanha de água aliada à alta taxa de rotação criassem atrito o suficiente para descompensar a água e fazer com que a montanha se comportasse como uma onda eterna.
Editado pela última vez por Shin em 25 Nov 2014 20:03, em um total de 1 vez.

Striker Eureka
Contato:

Mensagem por Striker Eureka » 25 Nov 2014 19:59

Eu também entendi assim mas com esses tipos de paradoxos a minha suspensão de crença vai pra casa do caralho kkkkkkkkkkkkkk

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 25 Nov 2014 20:04

Striker Eureka escreveu:Eu também entendi assim mas com esses tipos de paradoxos a minha suspensão de crença vai pra casa do caralho kkkkkkkkkkkkkk
Hahahaha. Mas aí é que tá. Não precisa de suspensão de crença. Esses paradoxos são reais; pelo menos previstos em teorias. E fazem muito sentido.

Só estão muito distantes da nossa realidade.

Arbiter
Contato:

Mensagem por Arbiter » 25 Nov 2014 20:15

Eu tenho a minha viagem aqui :
Spoiler:
Pode ser que o cientista coroa (pai da hathaway) errou na previsão sobre as condições futuras da terra ou forjou as pesquisas para que a sua pesquisa fosse financiada em segredo já que aquela altura e por algum motivo que não fica claro no filme o povo não queria saber de tecnologia. Sendo assim eu acredito que quem abriu o buraco de minhoca foram os próprios humanos que ficaram na terra em um futuro distante e que alcançaram a quinta dimensão. O buraco de minhoca e a consequente descoberta do segredo na singularidade são na verdade um atalho que poupou a humanidade de continuar por um longo tempo sofrendo na terra.
"O segundo lugar fede"

Responder