Concursos Publicos

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Violence
Mensagens: 4820
Registrado em: 20 Out 2014 19:47
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Violence » 21 Set 2016 17:31

Fedor Machida escreveu:É disso que eu falo... sinceramente fico pau da vida qd alguém fala que não vai fazer tal concurso pq só tem 1 vaga e é cadastro de reserva... penso na hora:"mas porra vai lá e pelo menos tenta... vc quer mesmo ou não quer passar em concurso?" Qd ouço o argumento acima eu fico realmente incomodado pois vejo isso como uma desculpa pra não estudar ou nem tentar. A galera quer passar de primeira em concurso pika (o que é uma tática/ estratatégia) mas existem concursos q não são prestigiados e que tem rotatividade alta e que dá pra passar e ser feliz e servir de trampolim tranquilamente para alvos mais altos.

Mas enfim, cada um tem seu foco e seu alvo.

Não é bem assim, velho. Passar em um concurso exige muito tempo de estudo, gasto com livros e materiais, gastos com hospedagem (caso a prova seja em outra cidade), gastos com inscrição etc. Então tem que ser algo bem pensado, pq além desses gastos, ainda tem a questão do cronograma do concurseiro, que pode ser atrasado por conta de um concurso sem boas perspectivas. Essa vida de concurseiro é sofrida demais, pq demanda um altíssimo nível de comprometimento e abdicação pessoal e material, a troco de algo que é de certa forma incerto.

Avatar do usuário
SR.SATÃ
Mensagens: 2047
Registrado em: 18 Nov 2015 08:55
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por SR.SATÃ » 23 Set 2016 13:02

Foda de concurso é que depois que você começa não tem como parar pois isso jogaria todo seu tempo gasto no lixo.

Avatar do usuário
renatomp
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3717
Registrado em: 23 Jun 2014 07:20
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por renatomp » 23 Set 2016 13:07

SR.SATÃ escreveu:Foda de concurso é que depois que você começa não tem como parar pois isso jogaria todo seu tempo gasto no lixo.
e bom pegar firme e tentar passar em alguma e usar de degrau, nem q comece pelos mais fáceis e menos remunerado, mas q consiga algo pra tbm nao ficar parado e deixar o tempo passar.

eu to pensando mais ou menos assim, pegar um razoável agora e depois tentar partir pra algo "definitivo" um q eu entre e fique satisfeito e siga carreira.
Imagem

Guardeiro_123
Mensagens: 185
Registrado em: 04 Out 2014 22:39
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Guardeiro_123 » 23 Set 2016 14:10

alguem sabe algum site em que eu poderia postar uma espécie de diário?
creio que me ajudaria a manter o foco..

Avatar do usuário
SR.SATÃ
Mensagens: 2047
Registrado em: 18 Nov 2015 08:55
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por SR.SATÃ » 23 Set 2016 14:33

Guardeiro_123 escreveu:alguem sabe algum site em que eu poderia postar uma espécie de diário?
creio que me ajudaria a manter o foco..
Blog?

tiagosouza
Mensagens: 253
Registrado em: 19 Mar 2015 13:02
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por tiagosouza » 23 Set 2016 15:07

Guardeiro_123 escreveu:alguem sabe algum site em que eu poderia postar uma espécie de diário?
creio que me ajudaria a manter o foco..
acho que aqui mesmo seria um local interessante. não precisaria fazer uma postagem diaria, mas pelo menos uma postagem semanal de como estruturou o estudo e das metas atingidas.
ACHO que os moderadores não se incomodariam, vc estimularia os outros concurseiros e ainda poderia ajudar quem ta comecando com as estragegias que forem dando certo pra ti. alem disso, acho que teria uma interatividade maior pq já tem mta gente que acessa!

pensa ai se da certo por o resultado semanal.

abraços e boa sorte.

Avatar do usuário
renatomp
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3717
Registrado em: 23 Jun 2014 07:20
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por renatomp » 23 Set 2016 15:25

tiagosouza escreveu:acho que aqui mesmo seria um local interessante. não precisaria fazer uma postagem diaria, mas pelo menos uma postagem semanal de como estruturou o estudo e das metas atingidas.
ACHO que os moderadores não se incomodariam, vc estimularia os outros concurseiros e ainda poderia ajudar quem ta comecando com as estragegias que forem dando certo pra ti. alem disso, acho que teria uma interatividade maior pq já tem mta gente que acessa!

pensa ai se da certo por o resultado semanal.

abraços e boa sorte.
boa, :D

posta aqui mesmo Guardeiro. Vai ser legal acompanhar e troca ideia sobre os métodos de estudos e etc.

abraços e boa sorte! :hi:
Imagem

tiagosouza
Mensagens: 253
Registrado em: 19 Mar 2015 13:02
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por tiagosouza » 23 Set 2016 15:42

renatomp escreveu:boa, :D

posta aqui mesmo Guardeiro. Vai ser legal acompanhar e troca ideia sobre os métodos de estudos e etc.

abraços e boa sorte! :hi:
Rapaz,
entra na onda e faz tb! poderia comecar dps fazendo um post com objetivos, disponibilidade de estudo, como está pretendendo distribuir o tempo entre as matérias...

Avatar do usuário
renatomp
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3717
Registrado em: 23 Jun 2014 07:20
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por renatomp » 23 Set 2016 16:30

tiagosouza escreveu:Rapaz,
entra na onda e faz tb! poderia comecar dps fazendo um post com objetivos, disponibilidade de estudo, como está pretendendo distribuir o tempo entre as matérias...
no momento parei de estudar, estou juntando os materiais e resolvendo minha vida aqui em macaé.
quando voltar pro ES, vou voltar a estudar e posso fazer isso.
Imagem

Avatar do usuário
Palhaço de Fórum
Mensagens: 2037
Registrado em: 03 Out 2015 16:38

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Palhaço de Fórum » 24 Set 2016 19:12

Não é pessimismo, mas eu acho que os concursos nunca mais voltarão a ser a mamata que foram lá para meados de 2010. Não só em quantidade de concursos previstos como no número de convocados. Agora dificilmente chamarão os que ficaram fora das vagas.

Fora que a “máquina” vai ser enxugada, mesmo que os professores de cursinhos insistam que não. Aliás, os professores de grandes cursinhos estão desesperados. Sabe há quantos anos eu recebo e-mails de LFGs, Damasio e cia falando que “o novo concurso da PRF/Abin está para sair”? No mínimo 4. Bem, agora devem estar para sair mesmo, mas não acho que seja legal ter esse objetivo como foco único. Até pq os editais podem ser mudados em cima da hora, e o sujeito que passou 5 anos dedicado aquilo tem chances de rodar.

Enfim, não descarto concursos, mas que deram uma murchada, deram. Nem para o combo copa + olimpiadas os caras reforçaram a parte policial/de inteligência. Meu sonho era ABIN, mas desencanei dessa porra. Quando sair o edital eu estudo e vamos ver no que dá.

Guardeiro_123
Mensagens: 185
Registrado em: 04 Out 2014 22:39
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Guardeiro_123 » 24 Set 2016 20:01

Enfim, acho que vou postar em algum fórum especializado também e semanalmente aqui
Mas então, me chamo Henrique e sou acadêmico de medicina(sim, não sou concurseiro ainda), estou no quarto semestre. Após 3 semestres levados basicamente nas "coxas", estudando de um modo errado e procrastinando, vi que era hora de estudar de um jeito mais "inteligente" e dar um jeito de reter melhor os conteúdos. Sofri bastante para achar um método de estudo que eu me adaptasse e me mantivesse focado por um bom tempo, já que normalmente eu acabo me dispersando muito rapidamente quando fico somente lendo. Acabei desenvolvendo um método de perguntas, no qual sublinho a resposta no xeróx e faço uma pergunta no word(depois descobri que isso é basicamente um flash card modificado).
Sofro bastante com o excesso de aulas e a falta de tempo, sendo assim, me propus a estudar sempre na biblioteca após as aulas, e assim, evito procrastinar quando chego em casa. Ainda não dividi certinho o plano de estudos, mas farei assim que der uma aliviada nas provas.
O estudo vai ser mais ou menos 3 horas diárias, com as revisões sendo realizadas antes e no esquema de A, A+1, A+4, A+10, A+30, +60, +90, sendo "A" o dia inicial do estudo, dividi assim porque achei que fica melhor do que fazer no 1,7,30,60. O material de estudo são apostilas de um cursinho preparatório para as provas de residência. Inicialmente não farei as questões do material, pois tenho que acabar estudando também para as provas da faculdade e como o material é dividido em módulos(e as questões também), acabo não vendo todos os conteúdos do módulo.
Estou usando o Forest para marcar um tempo, uma espécie de pommodoro, só que ele vai plantando árvores e não permite mexer no celular enquanto está aberto, ou sua árvore morre. Faço turnos de 1:30 hr e descanso uns 20 minutos, às vezes da mais pois tenho que resolver problemas que surgem enquanto o celular está em modo avião. Uso também o Carrot² como despertador, pois ele realmente me acorda.
Por fim, o objetivo é aprender a estudar,formar memórias de longa duração desses conteúdos e procrastinar menos.
Para as férias, pretendo estudar só pelas apostilas e aí sim, resolver as questões.
Ainda não tenho objetivos semanais bem definidos, ainda...

Sobre o relato dessa semana, que foi basicamente agora que comecei a morar na biblioteca e usar os apps, até o momento e começando na quinta-feira, estudei 11 horas e 35 minutos, sendo o máximo hoje com 5:20 horas. Vacilei ontem que não estudei, apesar de ter a política de não estudar na sexta de noite, vacilei durante a tarde, quando estendi demais o tênis de mesa.



Dicas são bem vindas, bom final de semana para todos

tiagosouza
Mensagens: 253
Registrado em: 19 Mar 2015 13:02
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por tiagosouza » 25 Set 2016 10:20

Forista de São Paulo escreveu:Não é pessimismo, mas eu acho que os concursos nunca mais voltarão a ser a mamata que foram lá para meados de 2010. Não só em quantidade de concursos previstos como no número de convocados. Agora dificilmente chamarão os que ficaram fora das vagas.

Fora que a “máquina” vai ser enxugada, mesmo que os professores de cursinhos insistam que não. Aliás, os professores de grandes cursinhos estão desesperados. Sabe há quantos anos eu recebo e-mails de LFGs, Damasio e cia falando que “o novo concurso da PRF/Abin está para sair”? No mínimo 4. Bem, agora devem estar para sair mesmo, mas não acho que seja legal ter esse objetivo como foco único. Até pq os editais podem ser mudados em cima da hora, e o sujeito que passou 5 anos dedicado aquilo tem chances de rodar.

Enfim, não descarto concursos, mas que deram uma murchada, deram. Nem para o combo copa + olimpiadas os caras reforçaram a parte policial/de inteligência. Meu sonho era ABIN, mas desencanei dessa porra. Quando sair o edital eu estudo e vamos ver no que dá.
Concordo parcialmente.
talvez no âmbito federal dê uma retraída, mas acho que essa retraída será por relativamente pouco tempo.
já no âmbito estadual/municipal está tendo muito concurso, mesmo com a crise.
Mas no final, tudo está atrelado à economia. Ela voltando a crescer, os concursos sobem de novo.

tiagosouza
Mensagens: 253
Registrado em: 19 Mar 2015 13:02
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por tiagosouza » 25 Set 2016 10:30

Guardeiro_123 escreveu:Enfim, acho que vou postar em algum fórum especializado também e semanalmente aqui
Mas então, me chamo Henrique e sou acadêmico de medicina(sim, não sou concurseiro ainda), estou no quarto semestre. Após 3 semestres levados basicamente nas "coxas", estudando de um modo errado e procrastinando, vi que era hora de estudar de um jeito mais "inteligente" e dar um jeito de reter melhor os conteúdos. Sofri bastante para achar um método de estudo que eu me adaptasse e me mantivesse focado por um bom tempo, já que normalmente eu acabo me dispersando muito rapidamente quando fico somente lendo. Acabei desenvolvendo um método de perguntas, no qual sublinho a resposta no xeróx e faço uma pergunta no word(depois descobri que isso é basicamente um flash card modificado).
Sofro bastante com o excesso de aulas e a falta de tempo, sendo assim, me propus a estudar sempre na biblioteca após as aulas, e assim, evito procrastinar quando chego em casa. Ainda não dividi certinho o plano de estudos, mas farei assim que der uma aliviada nas provas.
O estudo vai ser mais ou menos 3 horas diárias, com as revisões sendo realizadas antes e no esquema de A, A+1, A+4, A+10, A+30, +60, +90, sendo "A" o dia inicial do estudo, dividi assim porque achei que fica melhor do que fazer no 1,7,30,60. O material de estudo são apostilas de um cursinho preparatório para as provas de residência. Inicialmente não farei as questões do material, pois tenho que acabar estudando também para as provas da faculdade e como o material é dividido em módulos(e as questões também), acabo não vendo todos os conteúdos do módulo.
Estou usando o Forest para marcar um tempo, uma espécie de pommodoro, só que ele vai plantando árvores e não permite mexer no celular enquanto está aberto, ou sua árvore morre. Faço turnos de 1:30 hr e descanso uns 20 minutos, às vezes da mais pois tenho que resolver problemas que surgem enquanto o celular está em modo avião. Uso também o Carrot² como despertador, pois ele realmente me acorda.
Por fim, o objetivo é aprender a estudar,formar memórias de longa duração desses conteúdos e procrastinar menos.
Para as férias, pretendo estudar só pelas apostilas e aí sim, resolver as questões.
Ainda não tenho objetivos semanais bem definidos, ainda...

Sobre o relato dessa semana, que foi basicamente agora que comecei a morar na biblioteca e usar os apps, até o momento e começando na quinta-feira, estudei 11 horas e 35 minutos, sendo o máximo hoje com 5:20 horas. Vacilei ontem que não estudei, apesar de ter a política de não estudar na sexta de noite, vacilei durante a tarde, quando estendi demais o tênis de mesa.



Dicas são bem vindas, bom final de semana para todos
O ritmo ta muito bom. depois que conseguir alcançar os objetivos estabelecidos, pode dar uma maior mobilidade nos horários. mas até lá eh bom tentar seguir a agenda direitinho.

Guardeiro_123
Mensagens: 185
Registrado em: 04 Out 2014 22:39
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Guardeiro_123 » 25 Set 2016 11:03

Alguém tem um jeito de acordar cedo?
Mesmo eu ficando acordado, enrolo pra caramba pra sair da cama...

rctbrito
Mensagens: 52
Registrado em: 09 Out 2014 11:37
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por rctbrito » 25 Set 2016 11:49

Violence escreveu:Galera, preciso de um conselho.

Minha situação é a seguinte: eu tenho cerca de 3 horas disponíveis pra estudar por dia, somente. Haja visto meu pouco tempo disponível pra estudo e minha necessidade de passar em um concurso em no máximo 1 ano, pretendo focar em concursos de nível médio.

Minha dúvida é a seguinte: eu sei que ano que vem haverá novamente um concurso pra técnico do INSS, e tbm existem concursos pro banco do Brasil e pra Caixa quase todos os anos. De acordo com a minha necessidade e pouca disponibilidade de tempo pra estudo, o que vocês me aconselham, estudar pro INSS ou pra banco? Acham que estudando 3 horas é possível ser assimilar todo o conteúdo pro INSS?

Enfim, quem puder me dar uma ajuda aí, agradeço! Tô meio perdido em qual rumo seguir.

Abraços!
Primeiro, exclua esse lance de passar em no máximo 1 ano. Esse tipo de meta não pode ser colocada, pois, à medida que o tempo passa e vc não é aprovado, isso vai lhe causar uma angústia mto grande...
Deixe esse tempo "aberto", no máximo diga que "se eu passar dentro de 1 ano, ótimo".

Não se ache em desvantagem pq só tem 3h diárias para estudar. Conheço diversas pessoas aprovadas para excelentes cargos que estudaram 3h de segunda a sexta e apertaram um pouco mais nos fins de semana. Estudos comprovam que qto menos tempo vc tem para estudar, mais seu estudo rende, naquele pouco tempo disponível.


Entre INSS e banco, vc deve dar uma olhada nas atribuições de cada um. Veja o que mais vai te dar tesão em trabalhar, que mais tem disciplinas interessantes, e escolha uma carreira e siga nela até passar. Não pule de cargo em cargo...

E o mais importante: que se foda o número de vagas! Você só precisa de UMA vaga!!!!

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 285 visitantes