Treinos para melhorar sua "elasticidade"

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Shark3870
Mensagens: 5
Registrado em: 05 Set 2016 11:04
Contato:

Treinos para melhorar sua "elasticidade"

Mensagem por Shark3870 » 27 Set 2016 12:17

Boa tarde galera, sou faixa branca,comecei a treinar jiu jitsu tem 2 semanas, estou treinando todo dia de segunda a sexta.Durante o rola rola eu estou tendo algumas dificuldades pois as vezes eu fico em algumas posições que por eu não ser bem alongado/elástico eu fico desconfortável.Por exemplo na guarda aranha em que uma perna sua tem que ficar totalmente esticada segurando o bíceps do seu adversário.
Gostaria de saber se vocês sabem/fazem algum treino específico para melhorar sua elasticidade/ficar mais alongado.
Desculpe se criei o tópico no lugar errado, sou novo no fórum!
Obrigado a atenção de todos!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Avatar do usuário
Issão
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 326
Registrado em: 22 Jul 2016 12:07
Contato:

Re: Treinos para melhorar sua

Mensagem por Issão » 27 Set 2016 13:42

Talvez seria melhor na seção de treinamento.

Mas respondendo, pq é uma coisa que tem me feito super bem...
Tenho problema na coluna e comecei a fazer fisioterapia, e na fisio, tenho que alongar bastante, e isso tem me ajudado bastante com a flexibilidade/elasticidade no jiu!

às vezes tento fazer alguns exercícios de ginástica natural, mas "aprender pelo youtube" é foda e tenho altos medo de me machucar.

O Mahamed Aly postou uma série de vídeos com a sessão de alongamentos que ele faz, que eu achei bem interessante, mas não cheguei a consultar com alguém pra confirmar se é joia ou não. Tem um fisioterapeuta que participa bastante aqui no fórum, quem sabe ele pode ajudar.
Quando chegar do trabalho mando os links do Mahamed aqui!

boa sorte aí e bons treinos, cara!
oss
.'.
Imagem

Shark3870
Mensagens: 5
Registrado em: 05 Set 2016 11:04
Contato:

Re: Treinos para melhorar sua "elasticidade"

Mensagem por Shark3870 » 27 Set 2016 14:33

Issão escreveu:Talvez seria melhor na seção de treinamento.

Mas respondendo, pq é uma coisa que tem me feito super bem...
Tenho problema na coluna e comecei a fazer fisioterapia, e na fisio, tenho que alongar bastante, e isso tem me ajudado bastante com a flexibilidade/elasticidade no jiu!

às vezes tento fazer alguns exercícios de ginástica natural, mas "aprender pelo youtube" é foda e tenho altos medo de me machucar.

O Mahamed Aly postou uma série de vídeos com a sessão de alongamentos que ele faz, que eu achei bem interessante, mas não cheguei a consultar com alguém pra confirmar se é joia ou não. Tem um fisioterapeuta que participa bastante aqui no fórum, quem sabe ele pode ajudar.
Quando chegar do trabalho mando os links do Mahamed aqui!

boa sorte aí e bons treinos, cara!
oss
É, eu não tinha visto de havia uma área de treinamento, depois se algum mod/adm puder mover o tópico pra lá...
Muito obrigado pela resposta, estou no aguardo dos links! Haha
Realmente, eu acho que isso ajuda muito, tanto pra você conseguir se sentir menos desconfortável em posições em que forçam alguma musculatura sua, tanto pra ajudar na sua mobilidade e possibilidades de ataques/defesas...
Oss


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Avatar do usuário
-meph-
Mensagens: 527
Registrado em: 25 Jun 2014 11:29
Contato:

Re: Treinos para melhorar sua

Mensagem por -meph- » 27 Set 2016 14:33

Procure exercícios de alongamento e flexibilidade e faça sempre depois do treino, uns 10 minutos por dia já vai dar pra sentir uma boa diferença.

Caso tenha tempo para uma atividade extra-jiu jitsu, recomendo Yoga.
Podcast Papo no Tatame, primeiro podcast de Jiu-Jitsu em português do Brasil!

Acesse: Papo no Tatame

Imagem

Shark3870
Mensagens: 5
Registrado em: 05 Set 2016 11:04
Contato:

Re: Treinos para melhorar sua "elasticidade"

Mensagem por Shark3870 » 27 Set 2016 14:35

-meph- escreveu:Procure exercícios de alongamento e flexibilidade e faça sempre depois do treino, uns 10 minutos por dia já vai dar pra sentir uma boa diferença.

Caso tenha tempo para uma atividade extra-jiu jitsu, recomendo Yoga.
Valeu pela dica, você conhece algum estilo de alongamento que seja mais adequado/foque mais nas musculaturas que são mais exigidas no jj?
Oss


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Avatar do usuário
-meph-
Mensagens: 527
Registrado em: 25 Jun 2014 11:29
Contato:

Re: Treinos para melhorar sua

Mensagem por -meph- » 27 Set 2016 14:48

Confere aqui o canal desse cara: https://www.youtube.com/user/yogaforbjj
Podcast Papo no Tatame, primeiro podcast de Jiu-Jitsu em português do Brasil!

Acesse: Papo no Tatame

Imagem

mauromib
Mensagens: 3
Registrado em: 14 Set 2016 09:46

Re: Treinos para melhorar sua

Mensagem por mauromib » 27 Set 2016 15:07

EDITADO PELA MODERAÇÃO - SPAM

Shark3870
Mensagens: 5
Registrado em: 05 Set 2016 11:04
Contato:

Re: Treinos para melhorar sua "elasticidade"

Mensagem por Shark3870 » 28 Set 2016 15:25

-meph- escreveu:Confere aqui o canal desse cara: https://www.youtube.com/user/yogaforbjj
Valeu pela dica!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

minhoca
Mensagens: 8852
Registrado em: 02 Out 2014 17:44
Contato:

Re: Treinos para melhorar sua

Mensagem por minhoca » 30 Set 2016 08:27

Shark3870 escreveu:Valeu pela dica!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
faça pilates

Avatar do usuário
Dillan Grau
Admin
Admin
Mensagens: 14846
Registrado em: 30 Nov 2014 09:51
Contato:

Re: Treinos para melhorar sua

Mensagem por Dillan Grau » 02 Out 2016 09:07

Shark3870 escreveu:Boa tarde galera, sou faixa branca,comecei a treinar jiu jitsu tem 2 semanas, estou treinando todo dia de segunda a sexta.Durante o rola rola eu estou tendo algumas dificuldades pois as vezes eu fico em algumas posições que por eu não ser bem alongado/elástico eu fico desconfortável.Por exemplo na guarda aranha em que uma perna sua tem que ficar totalmente esticada segurando o bíceps do seu adversário.
Gostaria de saber se vocês sabem/fazem algum treino específico para melhorar sua elasticidade/ficar mais alongado.
Desculpe se criei o tópico no lugar errado, sou novo no fórum!
Obrigado a atenção de todos!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Shark3870, existem várias opções para melhorar isso.
1. faz pouco tempo que está treinando, então aos poucos seu corpo vai se adaptar ao seu jogo e vai te proporcionar a melhor flexibilidade de acordo com a sua eficiência na hora de lutar.
2. existem algumas controvérsias a respeito do alongamento, que treinar ele isoladamente poderia perder força. Na minha prática nunca vi isso. Alongamentos de 30 segundos a 1 minuto. O ideal é ir ganhando aos poucos o comprimento do músculo, não estica demais, deixa o seu corpo ir alterando isso. Falo para meus pacientes que isso é como uma fase do videogame, tem que ir passando uma por uma.
3. Outra seria trabalhar com contrações excêntricas em aparelhos de musculação ou com a ajuda de elásticos. Essa é a minha preferida porque vc faz duas coisas ao mesmo tempo, ganha comprimento do músculo e dá força a ele. Essa tem que ser bem controlada porque a chance de lesão é maior, mas bem feita o "ganho" é mais duradouro.
Imagem

minhoca
Mensagens: 8852
Registrado em: 02 Out 2014 17:44
Contato:

Re: Treinos para melhorar sua

Mensagem por minhoca » 02 Out 2016 12:37

Dillan Grau escreveu:Shark3870, existem várias opções para melhorar isso.
1. faz pouco tempo que está treinando, então aos poucos seu corpo vai se adaptar ao seu jogo e vai te proporcionar a melhor flexibilidade de acordo com a sua eficiência na hora de lutar.
2. existem algumas controvérsias a respeito do alongamento, que treinar ele isoladamente poderia perder força. Na minha prática nunca vi isso. Alongamentos de 30 segundos a 1 minuto. O ideal é ir ganhando aos poucos o comprimento do músculo, não estica demais, deixa o seu corpo ir alterando isso. Falo para meus pacientes que isso é como uma fase do videogame, tem que ir passando uma por uma.
3. Outra seria trabalhar com contrações excêntricas em aparelhos de musculação ou com a ajuda de elásticos. Essa é a minha preferida porque vc faz duas coisas ao mesmo tempo, ganha comprimento do músculo e dá força a ele. Essa tem que ser bem controlada porque a chance de lesão é maior, mas bem feita o "ganho" é mais duradouro.
Dillan, eu já ouvi falar que fazer alongamento antes de exercícios de força, por exemplo a musculação, reduziria a força você já viu algum material científico sobre isso? osssss

Avatar do usuário
Dillan Grau
Admin
Admin
Mensagens: 14846
Registrado em: 30 Nov 2014 09:51
Contato:

Re: Treinos para melhorar sua

Mensagem por Dillan Grau » 02 Out 2016 13:18

minhoca escreveu:Dillan, eu já ouvi falar que fazer alongamento antes de exercícios de força, por exemplo a musculação, reduziria a força você já viu algum material científico sobre isso? osssss
Já li a respeito em artigo, mas isso é bem polêmico, tem gente que não sente diferença e tem pessoas que o alongamento interfere. E cada pessoa responde melhor a algum tipo de alongamento, estático ou dinâmico, sendo que o estático ainda pode-se dividir em "passivo" ou "ativo". Infelizmente não tenho como te dizer o correto, tem que testar no próprio corpo e ver o que funciona.

O que hj é falado é que alongamento NÃO previne lesão, isso é "cientificamente" comprovado, mas na prática as coisas mudam um pouco.

Eu uso no meu dia a dia com os pacientes o seguinte: 30 seg suave de alongamento, para liberar uma substância parecida com gel ( esqueci o nome ), isso é chamado de alteração elástica. e de 60 a 90 seg quando precisa "aumentar" o comprimento do músculo, o que é chamado de alteração "plástica" do músculo.

Na teoria a diminuição de força acontece na alteração plástica do músculo, pois vc alterou a estrutura do tecido, e não seria indicado sobrecarregar músculos depois de entrar nessa fase. Agora o que vai influenciar bastante é a intensidade do alongamento, se for suave, com uma leve "sensação" de ter o músculo esticado vc fica dentro da fase elástica. Agora se fizer com intensidade, com força para alongar, dae o tempo fica indiferente, pois o cara já começou a alterar a estrutura do tecido.

Nunca esqueci um exemplo de um professor: pega uma sacola de supermercado. Agora puxa em dois pontos levemente, vc vê que o tecido da sacola sofreu alongamento, mas assim que vc solta a sacola volta ao normal. Agora vc puxa novamente com mais "força" ou intensidade, vc vê que o tecido alongou-se além da fase elástica, entrou na fase plástica, pq a sacola teve um alongamento que alterou a estrutura do material, vc solta as pontas e observa uma alteração no "tecido", ele não volta ao normal como no primeiro exemplo. Isso é bem parecido com o que ocorre no tecido muscular.

Então vc tem que ver o que precisa e adaptar a cada caso, é complicado. Daria para escrever muito mais coisas, mas daí teria que ficar entrando em coisas técnicas.
Imagem

minhoca
Mensagens: 8852
Registrado em: 02 Out 2014 17:44
Contato:

Re: Treinos para melhorar sua

Mensagem por minhoca » 02 Out 2016 14:02

Dillan Grau escreveu:Já li a respeito em artigo, mas isso é bem polêmico, tem gente que não sente diferença e tem pessoas que o alongamento interfere. E cada pessoa responde melhor a algum tipo de alongamento, estático ou dinâmico, sendo que o estático ainda pode-se dividir em "passivo" ou "ativo". Infelizmente não tenho como te dizer o correto, tem que testar no próprio corpo e ver o que funciona.

O que hj é falado é que alongamento NÃO previne lesão, isso é "cientificamente" comprovado, mas na prática as coisas mudam um pouco.

Eu uso no meu dia a dia com os pacientes o seguinte: 30 seg suave de alongamento, para liberar uma substância parecida com gel ( esqueci o nome ), isso é chamado de alteração elástica. e de 60 a 90 seg quando precisa "aumentar" o comprimento do músculo, o que é chamado de alteração "plástica" do músculo.

Na teoria a diminuição de força acontece na alteração plástica do músculo, pois vc alterou a estrutura do tecido, e não seria indicado sobrecarregar músculos depois de entrar nessa fase. Agora o que vai influenciar bastante é a intensidade do alongamento, se for suave, com uma leve "sensação" de ter o músculo esticado vc fica dentro da fase elástica. Agora se fizer com intensidade, com força para alongar, dae o tempo fica indiferente, pois o cara já começou a alterar a estrutura do tecido.

Nunca esqueci um exemplo de um professor: pega uma sacola de supermercado. Agora puxa em dois pontos levemente, vc vê que o tecido da sacola sofreu alongamento, mas assim que vc solta a sacola volta ao normal. Agora vc puxa novamente com mais "força" ou intensidade, vc vê que o tecido alongou-se além da fase elástica, entrou na fase plástica, pq a sacola teve um alongamento que alterou a estrutura do material, vc solta as pontas e observa uma alteração no "tecido", ele não volta ao normal como no primeiro exemplo. Isso é bem parecido com o que ocorre no tecido muscular.

Então vc tem que ver o que precisa e adaptar a cada caso, é complicado. Daria para escrever muito mais coisas, mas daí teria que ficar entrando em coisas técnicas.
Valeu irmão, as suas explicações são míticas, eu faço o meu alongamento da seguinte maneira, chego no meu limite e fico 20 segundos e depois eu tento forçar um pouco além por 10 ou 15 segundo como se fosse um lucro kkkkkk

Avatar do usuário
Dillan Grau
Admin
Admin
Mensagens: 14846
Registrado em: 30 Nov 2014 09:51
Contato:

Re: Treinos para melhorar sua

Mensagem por Dillan Grau » 02 Out 2016 16:47

minhoca escreveu:Valeu irmão, as suas explicações são míticas, eu faço o meu alongamento da seguinte maneira, chego no meu limite e fico 20 segundos e depois eu tento forçar um pouco além por 10 ou 15 segundo como se fosse um lucro kkkkkk
Na "teoria" quando vc dá essa forçada a mais ativa mais os fusos musculares e os OTG´s. Dae quando o músculo vai ganhar algum comprimento ele se reativa e "trava".

Mas é aquela coisa, isso é a teoria, se funciona para você tem que continuar.

O campo do alongamento é super aberto a discussões, por causa da quantidade de técnicas.
Imagem

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 68 visitantes