Hoje Carlson faria 81 anos

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
magrinho
Contato:

Hoje Carlson faria 81 anos

Mensagem por magrinho » 14 Ago 2014 13:07

Bom como não vi nada a respeito, resolvi fazer o topico, e ilustrando c um texto do vinicinho (faixa preta do Carlson):

“Pense num cara diferente: esse era Carlson Gracie.

Não dava a menor bola para dinheiro e não tinha distinção com pessoas por status. Sua sinceridade era bruta, beirando a grosseria, fosse com o mendigo da esquina ou com o presidente da República. Assim era Carlson.

Tive a oportunidade de conhecê-lo ainda menino e sempre tive o sonho de garoto de usar aquele pano escrito ‘Carlson Gracie Jiu-Jitsu’ nas costas do kimono. E, quando as aulas na academia do professor Manimal começaram a acabar muito tarde, vi o ensejo para o sonho se tornar realidade.

Vou lhes dizer uma coisa que será difícil de alguém que tenha vivido isso como eu vivi discordar de mim: uma vez com o Carlson, já era! Sim, Carlson era viciante.

Quase sempre os lutadores machucados, que não eram poucos, iam para a academia só para ficarem no sofá da salinha, junto com ele, ouvindo Carlson resmungar quando alguém abandonava uma kimura para fazer qualquer outra coisa – ele amava a kimura.

Ou então iam para tomar um ‘pé de gavião’ no cocuruto (Carlson juntava os dedos superdelicados e batia com a ponta dos dedos na sua cabeça, como um cascudo) quando você ousava dizer que fulano estava merecendo passar de faixa. Aliás, se você quisesse ver um cidadão mofar na faixa em que estava, era só comentar com o Carlson que o cara estava duro e merecia passar de faixa. Você ganhava um belo pé de gavião, era chamado de ‘cafetão de faixa’, e o pobre sujeito, sem culpa alguma no cartório, ficava mais alguns anos naquela mesma faixa.

Na maioria das vezes, porém, íamos simplesmente para sermos impiedosamente achincalhados quando ele resolvia brincar de ditado com a turma que lotava a salinha. Quando ele puxava o caderninho de dentro da pochete era um Deus nos acuda. Começava o ditado e, nos primeiros erros de ortografia dos alunos, ele dizia: ‘És um asno’.

E eu morria de rir.

Parece estranho, mas era assim mesmo… Plebeus ali, diante do maior de todos, e ele ali, sendo um de nós, sempre. Lembro-me de uma ocasião em que eu estava na salinha e ele ordenou: ‘Vinicinho, pega um papel e uma caneta.’

Eu, sem saída, peguei com tio Amauryzão, pai de Amaury Bitetti, uma caneta para começarmos o ditado. Aí ele, com aquele ar de quem queria me dar uma esculhambada, disse:

‘Escreve o nome daquele ossinho no fim da coluna, o cóccix…’

Eu, por sorte, sabia e escrevi certo; ele, espantado, gritou, com a sua sinceridade peculiar: ‘Ihhhh! Não fugiu do colégio não?!!’

O Carlson era tão diferente que enquanto as pessoas tinham como sonho de consumo um carro novo, ou coisa que o valha, ele gastava todo seu dinheiro comprando CDs, fitas cassetes ou levando seus alunos à churrascaria. E o presente mais adorado que eu já o vi receber foi um singelo pião. Juro. Ele ficou feito uma criança, por horas, rodando o tal pião.

Quando caras como esse passam, como vultos, deixam sempre a sua marca. Indelével.

O Carlson criava uma gíria, ou trazia uma palavra oriunda das rinhas de galo para o meio do Jiu-Jitsu, e pronto! Não dava um mês e a palavra já estava na boca do povo. Quem nunca ouviu alguém chamar outro de ‘creonte’? Ou de ‘mutuca’? São palavras que transcenderam os limites da academia e hoje são jargões conhecidos e difundidos no universo das lutas, criados pela inquietude do Carlson em inventar essas maluquices. Isso sem falar em seus ‘jogo do dicionário’ e o mundialmente conhecido ‘teste de poderosidade’.

Noves fora, não era apenas esse brilho intrínseco que carregava na alma que fazia dele um cara diferente. O seu brilhantismo como mestre, e, principalmente, como técnico, eram inigualáveis. O Carlson tinha o olho clínico. Ele era capaz de desvendar uma posição, que para nós era mirabolante, em dois ou três movimentos simples.

Já fui testemunha, não raras vezes, de ver meus ídolos estudando posições (é, tive o privilégio de dividir o tatame com meus ídolos e me tornar grande amigo deles) e o Carlson chegar, olhar de rabo de olho e dizer:

‘Faz isso e isso…’, e encontrar uma defesa rápida e simples para a posição que até poucos instantes era indefensável. Nas competições, era quase um ritual sairmos das lutas e ir dar um abraço nele, estivesse ele na mesa organizadora, ou na arquibancada, onde ele gostava de ficar, na beirada, apoiado, com os braços pendurados para dentro da grade. E frise-se: quando o Carlson estava olhando, o gás era outro.

Já presenciei, também não raras vezes, nas eliminatórias para competições, lá na Figueiredo Magalhães, a luta começar no dojô e os dois caboclos irem cair lá dentro do banheiro. Ninguém queria perder na frente do velho.

“Lembro-me disso tudo com um aperto no peito, e digo, sem pestanejos, que foi a melhor fase da minha vida. Chegar lá pela manhã e encontrar o Carlson Gracie Jr, com aquele jeitão boa-praça dando aula. No horário da tarde, ficar sentado no banco, no horário das 15h, só para tomar esporro do faixa-preta Marcelo Alonso. Parece maluquice, mas eu gostava de tomar bronca do Alonso, eu não o conhecia muito bem ainda e esse era o jeito de ele saber que eu existia.

Depois, mais à noite, fazer a aula do professor Saporito, recheada de campeões (Luiz Sergio Barros, Daniel Christoph, Paulão Filho, Maurício Cobrinha Azul, Pedro Babu, Dudu Barros, Bernardo Zuza, Zé Emilio, Daniel Cardoso e tantos outros). E por fim, me deleitar no treino livre, no saudoso tatame da direita, quando encontrava o Murilo, Amaury, Bebeo, Libório, Parrumpinha, Wallid, Allan Góes, Rogério Miranda, Marcel Ferreira, Eduardo Lerner, Eduardo Lins, Alexandre Macedo, Sergio Abimehry e mestre Rosado, que de tempos em tempos aparecia, amassava todo mundo e ia embora, entre tantos outros.

A memória do velho vive conosco em cada história contada, em cada treino, em cada lembrança. E comigo, cada vez que ainda subo aquelas escadas do número 414 da Figueiredo Magalhães, me vem um filme na cabeça, dele me gritando para eu ouvir Edith Piaf, me dando bronca quando descobria alguma arruaça, ou me dando carona de volta para a Morada do Sol. Lembranças… Que ficam marcadas como tatuagem, e que me motivam a ensinar o que ele um dia me ensinou sem querer me ensinar: o Jiu-Jitsu merece ser conhecido por todos, e não somente pelos que têm grana para pagar.

Espero poder estar jogado nos tatames da vida, sempre, até que as leis divinas não me permitam mais, aprendendo, ensinando, e principalmente, levantando a bandeira do maior mito da história das artes marciais contemporâneas.

tributo de falecimento

e a melhor:
Existem bons lutadores que praticam boas lutas, porem existem os melhores que praticam a melhor luta!

Imagem

Hall
Contato:

Re: Hoje Carlson faria 81 anos

Mensagem por Hall » 14 Ago 2014 14:02

Boa Magrim!! Merece uma.homenagem na página.
Imagem

magrinho
Contato:

Mensagem por magrinho » 14 Ago 2014 14:14

Na real não é hoje..foi ontem, mas quando vi que ninguem fez nada fiz hj durante o almoço, ficou meio corrido, achei até que dava p fazer algo melhor..
Existem bons lutadores que praticam boas lutas, porem existem os melhores que praticam a melhor luta!

Imagem

Tiago Angelo
Contato:

Mensagem por Tiago Angelo » 14 Ago 2014 14:19

Sensacional. Parabéns pelo tópico
Imagem
''Guerreiro és, e postura de Guerreiro hás de ter.
Coluna reta, Guerreiro,
Olhar limpo,
Calma em tua face''

paulgb72
Contato:

Mensagem por paulgb72 » 14 Ago 2014 14:23

Me lembrei daquele sensei sportv especial Carlson Gracie, todos os alunos falando dele com alegria, e vendo essas imagens é isso que ele emanava: Alegria
Pain is just weakness leaving the body!!!
Imagem

Codeço
Contato:

Mensagem por Codeço » 14 Ago 2014 14:34

Show Magrinho!!!! Vou ver os vídeos em casa depois.

Ainda não falei com o Ari sobre vc. Vou treinar amanhã e mando o "Alô" pra ele.
Vc ficou parada algum tempo? Tô perguntando pq o Ari é um faixa preta antigo e vocês treinaram juntos na azul e tô vendo aí que a tua graduação é azul.
Imagem

Marcel Firefighter
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por Marcel Firefighter » 14 Ago 2014 16:20

Tive a oportunidade de ver o mestre no Tijuca, acho que em 2003 ou 2004.

Moleke tonto, achei que, estrela do jiu que ele era, não fosse dar bola pra mim e nem fui pedir pra tirar foto...

Na volta pro Paraná os mlks exibindo fotos com o homi...E eu perdi a chance..

Mas ta bom. Obrigado mestre!
"Melhor viver um dia como um leão que cento e um como uma ovelha"
Imagem

magrinho
Contato:

Mensagem por magrinho » 14 Ago 2014 16:43

Vitor Codeço escreveu:Show Magrinho!!!! Vou ver os vídeos em casa depois.

Ainda não falei com o Ari sobre vc. Vou treinar amanhã e mando o "Alô" pra ele.
Vc ficou parada algum tempo? Tô perguntando pq o Ari é um faixa preta antigo e vocês treinaram juntos na azul e tô vendo aí que a tua graduação é azul.
na real eu quando era azul ele era roxa e depois pegou a marrom..a preta eu já não tava mais lá (já tava no sul)
ele era azul antigão qndo eu era branca e tava começando..
mas fiquei sim, qndo vim pro sul, não tinha muita academia de jiu-jitsu e eu tava procurando alguem da linhagem p continuar..o mais perto era o gavião que tava e floripa, mas era contra mão p kct..ai voltei pro judô p não fia parado
ai qndo fui pro quartel em floripa treinei c o duda machado uns meses que era ao lado do qurtel (q tb era aluno do tonicão) mas ele foi pra Arabia. e retornei pro vale do itajai..
qndo apareceu um sgt do exercito na região que era aluno do de la riva ai continuei a treinar (o ninja tb treinava c a galera do quartel antes do tuf), ai por diversos motivos (escala de serviço x faculdade) me atrapalhou o comando só liberava p um, como tinha lei p estudar embalei.
Tive tb uns acidentes de serviço (fui esfaqueado, já abriram minha cabeça na paulada e fui atropelado) porem em 2011 final do ano voltei, pois vi que a sequela do acidente ia fica p sempre (não melhora mais limita alguns movimentos) ai tava seguindo até que arrebentei o ombro esse ano..(to quase melhorando p já voltar)
na real a roxa eu ganhei em final de 2012 rsrsrs ou seja quase 20 anos de azul..hahahaha (na real deu quase 19..)
acho que sou o cara mais tempo na faixa..hahahaha

po tu treina c o arizinho, então deve conhecer o alan e o irmão dele, o chambarelli (esse e o irmão dele eram brancas) rs, kiko veloso..po esse ano q passou fui lá mudou gente p kct..
de manha treinei o dado, baixinho e o robusto (eram meus amigos do lido estes) tb treinam lá..esses 3 me conheciam como junior (juninho do lido) o resto, geral da carlson como magrinho.

Tú conheceu o gustavo granha? ta ganhando tudo na preta ele ta no totti agora junto c o wilian do core (tb era azul na minha época..

manda um abração fala que é o magrinho que hj mora no sul..q ele lembra sim..
osss

Imagem

magrinho
Contato:

Mensagem por magrinho » 14 Ago 2014 16:46

Marcel Firefighter escreveu:Tive a oportunidade de ver o mestre no Tijuca, acho que em 2003 ou 2004.

Moleke tonto, achei que, estrela do jiu que ele era, não fosse dar bola pra mim e nem fui pedir pra tirar foto...

Na volta pro Paraná os mlks exibindo fotos com o homi...E eu perdi a chance..

Mas ta bom. Obrigado mestre!
po deu mole sgt..acho que nessa vida se vc tiver a oportunidade de tomar um açai (sentar p troca ideia) c ele, robson e renzo (da familia) é de uma (sei lá que palavra uso aqui) alegria, felicidade, oportunidade..sei lá unica e especial p vida toda

agora lembrei do herois do ringue da cnt que o robson apresentava (ai malucos do combate aprendam!!!!! :gunthug: ) onde era uma especie de mesa redonda e ele soltava o verbo (no mais simples linguajar..era animallll) eu tinha em vhs mas acho que perdi, pq aqui faz um frio do kct e mofou um monte (na época não existia a conversão)

qq hora vou tentar postar umas fotos aqui da minha época

Imagem

Codeço
Contato:

Mensagem por Codeço » 15 Ago 2014 09:50

Irada sua história, Magrinho!
Falei com o Ari hj. Ele falou de dois magrinhos. Um que era bem gordo e outro que era magrinho mesmo. Vou falar de novo.

Essa galera que vc falou só conheço de nome. Eu treino no primeiro horário, 7h, o treino casca mesmo é 8:30.
Imagem

magrinho
Contato:

Mensagem por magrinho » 15 Ago 2014 14:48

Vitor Codeço escreveu:Irada sua história, Magrinho!
Falei com o Ari hj. Ele falou de dois magrinhos. Um que era bem gordo e outro que era magrinho mesmo. Vou falar de novo.

Essa galera que vc falou só conheço de nome. Eu treino no primeiro horário, 7h, o treino casca mesmo é 8:30.
hahaha Fala pra ele que é o que foi morar no sul que teve lá esse ano que passou..o outro era marcelo magrinho era enorme e era marrom na minha época..eu na época tinha nem 70 kg mas essa vez q ele me viu tava c 90kg (época do internacional open e do papa ae no Rio)
eu sou o junior magrinho, ele me conheceu de azul..creio que eu era o mais novo tb
o chambarelli treina as x ae nesse horario da manhã (leandro o nome dele)!!
Ele era foda meio impostor, pra tu ter ideia ele foi de graça no ufc rio e ainda foi na balada reservada do minotauro sem convite (de quebra o marinho entrevistando o minota e ele atras c uma lata de cerveja na mão...kkk)
o cara de pau tá de oculos, boné cinza do ufc e camisa branca e uma latinha na mão hahahahaha (apartir de um minuto), no combate ele aparecia bem no meio dos dois bem mesmo..essa quem filmou foi alguem lá..dá p ver q ele fica entre os dois..hahahaa (tú tem que conhecer esse cara..hahaha)

Imagem

Fefo
Contato:

Mensagem por Fefo » 17 Ago 2014 13:54

Para celebrar o mestre Carlson vem aí uma entrevista imperdível para o BJJFORUM !!!
Logo mais vai vai pintar o tópico !!!
Imagem
O poderoso Satan Goss, tem o poder de enfurecer os seres e transformá-los em monstros incontroláveis.

Responder