Diário de um Faixa Branca

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
peudoria
Mensagens: 10008
Registrado em: 01 Out 2014 19:37
Contato:

Re: Diário de um Faixa Branca

Mensagem por peudoria » 17 Set 2016 19:23

Comecei a rolar a pouco tempo(1 mês + ou -) e alguns colegas de treino já me disseram pra treinar mais relaxado pois estou fazendo força demais e consequentemente morrendo no gás depois de um ou dois rolas. Na minha cabeça quando estou rolando eu não estaria fazendo uma força excessiva, mas quem tá de fora e tem mais experiência vê melhor e realmente eu tô morto depois de '1 ou 2 rolas' kkk... Como é que os colegas lidam com essa questão do uso da força no treino?
Diria que a força que faço não é pra travar o rola, mas procurar ganhar as posições o mais rápido possível kkk.

Outra dúvida, pra vcs o que é mais dificil, desenvolver um jogo de passagem ou de guarda? Nesse pouco tempo fiquei com a impressão que desenvolver um jogo de passador, como um todo seria mais complicado pois além da questão da exigência atlética, que aparentemente tem que ser maior que a de um guardeiro, tem também a preocupação com o controle de quadril/posição pra evitar raspagens e finalizações.
Não sei se essa questão da dificuldade tem mais a ver com o biotipo de cada um(eu mesmo acho que tenho um biotipo melhor pra fazer guarda, já que sou alto e tenho braços e pernas compridas), de qualquer forma tô começando a achar mais 'divertido' jogar por cima tentando passar, apesar de focar mais nesse inicio no jogo de guarda pra me acostumar com os amassos. Alias essa questão de amasso, me gerou uma terceiro questionamento

Como vocês fazem pra administrar a situação quando o colega de treino está botando pressão nos 100 kg ou na montada? Ainda não estou conseguindo administrar bem essa situação, de modo que quando alguém ganha essas posições, e já estou cansado e o ar não vem daquela maneira quando você o chama, meio que bate um desespero e até pensamentos negativos e auto sabotadores vem a tona como: "Não vou conseguir sair dali" e que "deveria desistir". Não vou mentir que já chequei a bater algumas vezes nessa situação, principalmente nos últimos rolas, onde o gás já foi pro beleleu hahahah...
Meu professor costuma sempre falar que no jiu jitsu, assim como na vida, é necessário que se saiba gerenciar crises. E aí, como vocês fazem pra lidar com essas 'crises'?


Não sei se os colegas já abordaram esses temas em outros pontos do tópico(que pretendo ler todo quando tiver mais tempo), mas são dúvidas/considerações minhas existentes nessa fase inicial de treinos e que gostaria de compartilhar com os colegas daqui. Desde já agradeço pela atenção :punk:

malemaoz
Mensagens: 113
Registrado em: 08 Jul 2014 11:43
Contato:

Re: Diário de um Faixa Branca

Mensagem por malemaoz » 17 Set 2016 20:30

peudoria escreveu:Comecei a rolar a pouco tempo(1 mês + ou -) e alguns colegas de treino já me disseram pra treinar mais relaxado pois estou fazendo força demais e consequentemente morrendo no gás depois de um ou dois rolas. Na minha cabeça quando estou rolando eu não estaria fazendo uma força excessiva, mas quem tá de fora e tem mais experiência vê melhor e realmente eu tô morto depois de '1 ou 2 rolas' kkk... Como é que os colegas lidam com essa questão do uso da força no treino?
Diria que a força que faço não é pra travar o rola, mas procurar ganhar as posições o mais rápido possível kkk.

Outra dúvida, pra vcs o que é mais dificil, desenvolver um jogo de passagem ou de guarda? Nesse pouco tempo fiquei com a impressão que desenvolver um jogo de passador, como um todo seria mais complicado pois além da questão da exigência atlética, que aparentemente tem que ser maior que a de um guardeiro, tem também a preocupação com o controle de quadril/posição pra evitar raspagens e finalizações.
Não sei se essa questão da dificuldade tem mais a ver com o biotipo de cada um(eu mesmo acho que tenho um biotipo melhor pra fazer guarda, já que sou alto e tenho braços e pernas compridas), de qualquer forma tô começando a achar mais 'divertido' jogar por cima tentando passar, apesar de focar mais nesse inicio no jogo de guarda pra me acostumar com os amassos. Alias essa questão de amasso, me gerou uma terceiro questionamento

Como vocês fazem pra administrar a situação quando o colega de treino está botando pressão nos 100 kg ou na montada? Ainda não estou conseguindo administrar bem essa situação, de modo que quando alguém ganha essas posições, e já estou cansado e o ar não vem daquela maneira quando você o chama, meio que bate um desespero e até pensamentos negativos e auto sabotadores vem a tona como: "Não vou conseguir sair dali" e que "deveria desistir". Não vou mentir que já chequei a bater algumas vezes nessa situação, principalmente nos últimos rolas, onde o gás já foi pro beleleu hahahah...
Meu professor costuma sempre falar que no jiu jitsu, assim como na vida, é necessário que se saiba gerenciar crises. E aí, como vocês fazem pra lidar com essas 'crises'?


Não sei se os colegas já abordaram esses temas em outros pontos do tópico(que pretendo ler todo quando tiver mais tempo), mas são dúvidas/considerações minhas existentes nessa fase inicial de treinos e que gostaria de compartilhar com os colegas daqui. Desde já agradeço pela atenção :punk:
Quando eu me vejo em uma situação dessas que me faz pensar que está bem complicada de sair a primeira coisa que faço é manter a calma e encontrar o modo de achar um pouco de conforto e com que a situação não piore pra depois começar a fazer alguma coisa mais efetiva pra sair.
Assiste esse vídeo do Grande Mestre Flávio Behring, o vídeo inteiro é bom mas a partir dos 9:40 ele mostra uma posição que vai te ajudar bastante quando chegarem nos 100kg.
https://m.youtube.com/watch?v=QWOY0Ma2I1Y
Abraço.

peudoria
Mensagens: 10008
Registrado em: 01 Out 2014 19:37
Contato:

Re: Diário de um Faixa Branca

Mensagem por peudoria » 18 Set 2016 16:10

malemaoz escreveu:Quando eu me vejo em uma situação dessas que me faz pensar que está bem complicada de sair a primeira coisa que faço é manter a calma e encontrar o modo de achar um pouco de conforto e com que a situação não piore pra depois começar a fazer alguma coisa mais efetiva pra sair.
Assiste esse vídeo do Grande Mestre Flávio Behring, o vídeo inteiro é bom mas a partir dos 9:40 ele mostra uma posição que vai te ajudar bastante quando chegarem nos 100kg.
https://m.youtube.com/watch?v=QWOY0Ma2I1Y
Abraço.

Muito bom o video!

Uma das coisas que mais me incomodam quando passam minha guarda é justamente a pressão feita com o ombro na região do pescoço, e essa técnica parece anular bem essa pressão. Vou tentar por em prática na próxima vez que passarem minha guarda

Com relação a essa questão da falta de tranquilidade(misturada com o cansaço), as vezes depois do treino me pego pensando no que aconteceu durante o rola e por falta de calma, me esqueço de fazer movimentos simples, como uma fuga de quadril, que poderiam me colocar numa posição menos desconfortável durante o rola. Vou ter que trabalhar bastante esse quesito.

Vlw pelas dicas brother :-bd \m/

Avatar do usuário
AçoitaBjj
Mensagens: 2306
Registrado em: 25 Abr 2016 20:04
Contato:

Re: Diário de um Faixa Branca

Mensagem por AçoitaBjj » 19 Set 2016 09:07

peudoria escreveu:Comecei a rolar a pouco tempo(1 mês + ou -) e alguns colegas de treino já me disseram pra treinar mais relaxado pois estou fazendo força demais e consequentemente morrendo no gás depois de um ou dois rolas. Na minha cabeça quando estou rolando eu não estaria fazendo uma força excessiva, mas quem tá de fora e tem mais experiência vê melhor e realmente eu tô morto depois de '1 ou 2 rolas' kkk... Como é que os colegas lidam com essa questão do uso da força no treino?
Diria que a força que faço não é pra travar o rola, mas procurar ganhar as posições o mais rápido possível kkk.

Outra dúvida, pra vcs o que é mais dificil, desenvolver um jogo de passagem ou de guarda? Nesse pouco tempo fiquei com a impressão que desenvolver um jogo de passador, como um todo seria mais complicado pois além da questão da exigência atlética, que aparentemente tem que ser maior que a de um guardeiro, tem também a preocupação com o controle de quadril/posição pra evitar raspagens e finalizações.
Não sei se essa questão da dificuldade tem mais a ver com o biotipo de cada um(eu mesmo acho que tenho um biotipo melhor pra fazer guarda, já que sou alto e tenho braços e pernas compridas), de qualquer forma tô começando a achar mais 'divertido' jogar por cima tentando passar, apesar de focar mais nesse inicio no jogo de guarda pra me acostumar com os amassos. Alias essa questão de amasso, me gerou uma terceiro questionamento

Como vocês fazem pra administrar a situação quando o colega de treino está botando pressão nos 100 kg ou na montada? Ainda não estou conseguindo administrar bem essa situação, de modo que quando alguém ganha essas posições, e já estou cansado e o ar não vem daquela maneira quando você o chama, meio que bate um desespero e até pensamentos negativos e auto sabotadores vem a tona como: "Não vou conseguir sair dali" e que "deveria desistir". Não vou mentir que já chequei a bater algumas vezes nessa situação, principalmente nos últimos rolas, onde o gás já foi pro beleleu hahahah...
Meu professor costuma sempre falar que no jiu jitsu, assim como na vida, é necessário que se saiba gerenciar crises. E aí, como vocês fazem pra lidar com essas 'crises'?


Não sei se os colegas já abordaram esses temas em outros pontos do tópico(que pretendo ler todo quando tiver mais tempo), mas são dúvidas/considerações minhas existentes nessa fase inicial de treinos e que gostaria de compartilhar com os colegas daqui. Desde já agradeço pela atenção :punk:

Po cara entendo oq você fala, no inicio eu colocava muita força nos treinos e demorei um pouco para sacar que a força é inimiga da evolução no jiu.. Quando percebi que fazendo menos força eu rendia mais nos treinos e conseguia raciocinar melhor e consequentemente chegar em melhores posições, meu jogo evoluiu um bocado... Procure trabalhar sua cabeça e quando perceber que está fazendo aquela forçona seja para amarrar ou para forçar o adversário a chegar numa posição, procure ver outra forma de chegar naquela posição. E tente treinar em situações de dificuldades, as vezes eu dou minhas costas para treinar a saída, ou não dificulto muito a passagem de guarda para tentar sair dos 100Kg, tente treinar por cima e por baixo (uma semana só por cima, outra semana só por baixo)

Quanto ao jogo que o cara tem que escolher, no início, tudo é muito novo.. Você nem saberá jogar bem por cima, nem por baixo, meu mestre costuma dizer que não adianta só treinar por cima ou só treinar por baixo, em um campeonato irão aparecer situações distintas e você terá de lidar com elas, como sugestão eu diria para você explorar suas qualidades. Se você é um cara pesadão procure trabalhar por cima, aprender duas aberturas de guarda, duas passagens de guarda e treine muito elas!! Se você é magro e tem flexibilidade procure posições de guarda aberta/fechada que lhe dê amplitude para buscar algumas finalizações, Como eu disse, é tudo muito novo e você deverá treinar tanto por baixo quanto por cima, com o tempo você irá definir suas estratégias de luta e definir como você se sente mais confortável.

No 100Kg, assim como na meia guardar é de fundamental importância buscar a esgrima a partir dai você consegue administrar melhor a luta. procure posições de saída de 100kg ou raspagem de meia com seu mestre, com amigos mais graduados e tb na net. Tenho certeza que irão te ajudar.

Por fim jiu se aprende com o tempo, eu tenho total convicção de que eu não sei nada, mas só o tempo e os treinos irão ensinar algo . :-bd

peudoria
Mensagens: 10008
Registrado em: 01 Out 2014 19:37
Contato:

Re: Diário de um Faixa Branca

Mensagem por peudoria » 19 Set 2016 22:06

MatheusMD escreveu:Po cara entendo oq você fala, no inicio eu colocava muita força nos treinos e demorei um pouco para sacar que a força é inimiga da evolução no jiu.. Quando percebi que fazendo menos força eu rendia mais nos treinos e conseguia raciocinar melhor e consequentemente chegar em melhores posições, meu jogo evoluiu um bocado... Procure trabalhar sua cabeça e quando perceber que está fazendo aquela forçona seja para amarrar ou para forçar o adversário a chegar numa posição, procure ver outra forma de chegar naquela posição. E tente treinar em situações de dificuldades, as vezes eu dou minhas costas para treinar a saída, ou não dificulto muito a passagem de guarda para tentar sair dos 100Kg, tente treinar por cima e por baixo (uma semana só por cima, outra semana só por baixo)

Quanto ao jogo que o cara tem que escolher, no início, tudo é muito novo.. Você nem saberá jogar bem por cima, nem por baixo, meu mestre costuma dizer que não adianta só treinar por cima ou só treinar por baixo, em um campeonato irão aparecer situações distintas e você terá de lidar com elas, como sugestão eu diria para você explorar suas qualidades. Se você é um cara pesadão procure trabalhar por cima, aprender duas aberturas de guarda, duas passagens de guarda e treine muito elas!! Se você é magro e tem flexibilidade procure posições de guarda aberta/fechada que lhe dê amplitude para buscar algumas finalizações, Como eu disse, é tudo muito novo e você deverá treinar tanto por baixo quanto por cima, com o tempo você irá definir suas estratégias de luta e definir como você se sente mais confortável.

No 100Kg, assim como na meia guardar é de fundamental importância buscar a esgrima a partir dai você consegue administrar melhor a luta. procure posições de saída de 100kg ou raspagem de meia com seu mestre, com amigos mais graduados e tb na net. Tenho certeza que irão te ajudar.

Por fim jiu se aprende com o tempo, eu tenho total convicção de que eu não sei nada, mas só o tempo e os treinos irão ensinar algo . :-bd

Ótimo post brother. Tentarei seguir todos esses conselhos :punk:

Avatar do usuário
Raul Nutti
Mensagens: 5494
Registrado em: 23 Nov 2014 20:44
Contato:

Re: Diário de um Faixa Branca

Mensagem por Raul Nutti » 21 Set 2016 18:18

SUICIDAL escreveu:Galera,

Mestre colocou para lascar ontem e rolei 30 minutos sem parar, depois sai do tatame e vomitei a porra toda.

Me pergunto como as lendas rolavam por horas... E outra, tem alguma técnica para dosar o gás?! Saber a hora de explodir e não explodir.l?

Abraço.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
Quando você sabe que o rola vai ser longo tem que seguir outro ritmo.
Saber a hora de descansar.
Exemplo: Abriu a guarda, explodiu, apontou o joelho, passou e caiu nos 100 Kg. Pesa, larga o peso todo do corpo, quadril baixo, cabeça laçada, respira... Pensa no que vai fazer. É muito comum eu ver branca tar por cima no 100kg e ficar apertando o adversário, com isso gastando força a toa

O mesmo vale pra qualquer posição de vantagem: Costas, Montada, etc
Num ritmo melhor, você rola mais de meia hora fácil. É super comum na sexta feira eu e mais um amigo começarmos a rolar de leve pra ir aquecendo e isso passa de 40 minutos fácil.

Basta controlar a respiração e explodir só nos momentos certos: Pra repôr guarda, pra atacar alguma finalização ou defender, pra raspar (nem sempre)
Com a prática você perde o modo touro louco.
Espero ter contribuído. Abraços
"In wars, boy, fools kill other fools for foolish causes"
Imagem

Alemartins
Mensagens: 912
Registrado em: 13 Jun 2014 20:43
Contato:

Re: Diário de um Faixa Branca

Mensagem por Alemartins » 22 Set 2016 10:05

Depende.

Depende do teu biotipo, depende de com quem você está lutando. Na maioria das vezes só paro nas costas ou na montada. Sou muito leve e se eu parar nos 100kg mesmo que me ajeite bem, vou ter que ficar tão travado ali que fico sem opção, e jiu jitsu é uma luta de progressão, não de travação haha. Agora nas costas e na montada, o tempo é seu, o cara que se foda pra sair de lá.

Alemartins
Mensagens: 912
Registrado em: 13 Jun 2014 20:43
Contato:

Re: Diário de um Faixa Branca

Mensagem por Alemartins » 22 Set 2016 10:19

Com a idade a força isométrica aumenta e a força de explosão diminui. Tem até artigo sobre isso. Está relacionado com como as fibras musculares mudam quando o corpo envelhece.

Véio que treina tem pegada de alicate, a mão só abre de novo quando troveja.

Avatar do usuário
Bruno Henrique
Mensagens: 703
Registrado em: 14 Jun 2014 15:24
Contato:

Re: Diário de um Faixa Branca

Mensagem por Bruno Henrique » 23 Set 2016 17:27

Alemartins escreveu:Com a idade a força isométrica aumenta e a força de explosão diminui. Tem até artigo sobre isso. Está relacionado com como as fibras musculares mudam quando o corpo envelhece.

Véio que treina tem pegada de alicate, a mão só abre de novo quando troveja.
Boa informação Ale... Acho que isso responde uma questão que fiz aqui mesmo nesse topico sobre ter lutado um campeonato e ter tomado um carro de um tiozinho forte pra caramba.

Valeu
Imagem

Louco Por Ti, Corinthians!
Alliance Jiu Jitsu

Avatar do usuário
Bruno Henrique
Mensagens: 703
Registrado em: 14 Jun 2014 15:24
Contato:

Re: Diário de um Faixa Branca

Mensagem por Bruno Henrique » 27 Set 2016 14:39

Sábado agora vou fazer o exame pra faixa azul. A ansiedade já tá começando a bater. :mf_depressed:
Imagem

Louco Por Ti, Corinthians!
Alliance Jiu Jitsu

Avatar do usuário
Bruno Henrique
Mensagens: 703
Registrado em: 14 Jun 2014 15:24
Contato:

Re: Diário de um Faixa Branca

Mensagem por Bruno Henrique » 27 Set 2016 16:16

Cuca escreveu:Bruno, primeiramente boa sorte e parabéns !

Fiz meu exame recentemente, sou Alliance aqui no RS.

Meu conselho: desfrute do momento....não deixa o nervosismo te impedir de realizar o exame com todo prazer que o momento merece....tu certamente está pronto....agora é só controlar o psicológico....

Aproveita estes 3-4 dias e pratique exaustivamente cada golpe da cartilha....e mentalize uma sequencia para passagem de guarda e raspagem ( são 4 de cada ).

Abraço e boa sorte !
Valeu Cuca.. Vou fazer isso sim. Treinar, treinar e treinar. É só o que me resta.

Abraços..
Imagem

Louco Por Ti, Corinthians!
Alliance Jiu Jitsu

Avatar do usuário
AçoitaBjj
Mensagens: 2306
Registrado em: 25 Abr 2016 20:04
Contato:

Re: Diário de um Faixa Branca

Mensagem por AçoitaBjj » 27 Set 2016 21:44

Po galera.. Domingo agora fui segundo lugar na categoria Meio-pesado no open Nordeste aqui em Natal/Rn.. emoção gigantesca e aprendizado também... Tomei café da manhã as 6:30 da matina e fui para o camp, minha luta estava prevista para as 8:00, lutei mais ou menos de 8:20 e esperei mais de uma hora para a segunda luta (foram 5 lutas no total da categoria), após a segunda luta elas foram acontecendo em um ritmo constante... O grande porém foi que a final aconteceu já perto de 12:00 eu já estava morto sem gás e tonto pela falta de alimento o adversário foi melhor e não tive chance. Serviu de aprendizado sempre levar algo pra comer entre as lutas :-s .. E pra completar ainda fui no absoluto... mas nesse caso só servi de boneco de pano pro adversário passar o carro. Sai do camp destruído mas feliz com o resultado da categoria.
Oss.

Avatar do usuário
AçoitaBjj
Mensagens: 2306
Registrado em: 25 Abr 2016 20:04
Contato:

Re: Diário de um Faixa Branca

Mensagem por AçoitaBjj » 28 Set 2016 11:45

SUICIDAL escreveu:Bom dia. Tomei amassado de pressão de todo lado ontem e no final do treino? Quarto grauzinho na faixa branca... avante!
Parabens irmão

Avatar do usuário
Francisco Vaz
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Set 2016 15:32
Contato:

Re: Diário de um Faixa Branca

Mensagem por Francisco Vaz » 29 Set 2016 17:00

Começando a praticar o bjj, 38 anos e 1 mês de aula. OSS
White Belt @projetoguerreirosdoamanha

Avatar do usuário
Eduardo Castro
Mensagens: 66
Registrado em: 13 Out 2015 16:40
Contato:

Re: RE: Re: Diário de um Faixa Branca

Mensagem por Eduardo Castro » 29 Set 2016 17:04

Francisco Vaz escreveu:Começando a praticar o bjj, 38 anos e 1 mês de aula. OSS
Vai com tudo meu irmão , controla o folego e a força que o resto é paciência !
Imagem

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 73 visitantes