Concursos Publicos

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
minhoca
Mensagens: 8852
Registrado em: 02 Out 2014 17:44
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por minhoca » 24 Nov 2016 12:09

renatomp escreveu:bom dia galera,

uma dúvida...vou fazer a prova do TRF2 sendo q todos são pra CR. como fica o exame médico, vc faz imediatamente após a aprovação da prova objetiva e redação ou faz apenas quando nomeado?

li o edital ontem a noite e não vi nada sobre o exame de saúde. to meio confuso nessa parte.
que eu me lembre o exame médico é sempre feito antes de entrar em exercício

Avatar do usuário
AEGIS
Mensagens: 5573
Registrado em: 23 Out 2014 01:21
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por AEGIS » 24 Nov 2016 18:36

Exame via de regra apenas quando for alguma etapa, senão apenas após nomeação, etc.
....

Concurso de cartório depende. Geralmente é cheio de mutretas e da muita, muita, treta durante o concurso. Grande chance do certame ficar no meio do caminho.

Ainda, cair na serventia dos sonhos é praticamente impossível. O mais provável é cair em algo no interior do interior do interior que pague uns 3k. Até chegar na capital e atingir os 30k+ é um longo caminho.

Tive contato com duas situações: dono de cartório micro, recém empossado, 2k por mês. Dono de cartório cidade pequenina, uns 8k mês, uns 5 anos de casa.

Parece que daí tem que ir fazendo concurso interno de remoção para upar de serventia.. por isso a vaga apenas abre em cidade longínqua.

Valeu
"Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito."

Aristóteles
----
Reconstruindo o Dream TeAM do MMA! Junte-se a nós, deixe sua sugestão!

SHOGUN DE SUNGA BRANCA 100% - BJ MOTIVADO - Royce "Quando estava lá" - CIGANO CASADO - ARONA DE CAPACETE E SEM DENGUE - GSP DE CAMISINHA - ANDERSON SEM DANCINHA - CERRONE ENDIVIDADO - MINOTAURO NA 1ª CLASSE DE AVIÃO - SONNEN DE CALÇA JEANS E HAVAIANAS

Avatar do usuário
MMATAQUE
Mensagens: 2709
Registrado em: 11 Out 2014 16:34
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por MMATAQUE » 25 Nov 2016 19:49

renatomp escreveu:Saiu Edital do TRF2

http://www.consulplan.net/concursosInte ... VrJBV4RUE=

cara... dei uma desanimada após o edital... não esperava tanta matéria assim
pior de tudo que eu acho que vao cobrar tudo muito superficialmente
parece que são somente 30 questoes especificas
imagine: adm, const, proc penal, proc civil, tributario, previdenciario e se nao me engano, penal também
mais port, mat/rac logico e redação
vai ter que estudar uma cacetada de materia, pra responder 4 ou 5 questoes?

Avatar do usuário
renatomp
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3717
Registrado em: 23 Jun 2014 07:20
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por renatomp » 25 Nov 2016 20:00

pois é, cobraram bastante matérias mas tive a mesma ideia q vc...to achando q vai ser bem superficial.
são 10 básicas pesando 1 ponto....30 especificas pesando 2 pontos....redação até 30 pontos.
sim, penal tbm.

por ai meu camarada kkk, por um lado pode parecer chato, mas se forem bem superficiais, talvez com pouco conhecimento possa ter noção suficiente para responder bem. eu vou arriscar, vou estudar ao máximo e tentar essa prova. o q me preocupa um pouco é a redação, faz muito tempo q nao faço redação e meu português é bem ruim.

ainda bem q tenho uma amiga professora pra me ajudar, assim espero.
Imagem

Avatar do usuário
MMATAQUE
Mensagens: 2709
Registrado em: 11 Out 2014 16:34
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por MMATAQUE » 25 Nov 2016 20:20

acho que o fato de ser uma banca nova também dá uma "igualada"
vou estudar o máximo que eu puder

Avatar do usuário
renatomp
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3717
Registrado em: 23 Jun 2014 07:20
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por renatomp » 25 Nov 2016 21:55

desanima não brother, bora tentar tudo o que puder.
a crise ta feia...eu fui demitido essa semana, segunda faço exame...acho que antes do natal já vou voltar pro ES e morar com a família de novo...vou estudar integralmente pra concurso agora.

amanha vejo se mando uns materiais pra vc estudar.
Imagem

Avatar do usuário
mostarda
Mensagens: 1177
Registrado em: 20 Out 2016 12:29
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mostarda » 27 Nov 2016 11:48

Galera, cartório nao é bem assim nao. Cidades com menos de 100k habitantes dificilmente vc vai fazer uma grana legal. AGora,se conseguir pra uma cidade boa, é o qe falaram ali, padrao de jogador.

Avatar do usuário
mostarda
Mensagens: 1177
Registrado em: 20 Out 2016 12:29
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mostarda » 27 Nov 2016 13:18

Tem tambem outro ponto: no PR registrar uma hipoteca custa 1/4 ou 1/3 do que no MS por exemplo. Mas é isso, dificilmente cartório vai se manter como algo tao lucrativo, simplesmente nao tem sentido.

Em países mais decentes o servico de cartorio é feito por prefeitura ou equivalente

Avatar do usuário
MMATAQUE
Mensagens: 2709
Registrado em: 11 Out 2014 16:34
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por MMATAQUE » 27 Nov 2016 14:18

renatomp escreveu:desanima não brother, bora tentar tudo o que puder.
a crise ta feia...eu fui demitido essa semana, segunda faço exame...acho que antes do natal já vou voltar pro ES e morar com a família de novo...vou estudar integralmente pra concurso agora.

amanha vejo se mando uns materiais pra vc estudar.
blz cara
valeu pela força :2handed:

Avatar do usuário
AEGIS
Mensagens: 5573
Registrado em: 23 Out 2014 01:21
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por AEGIS » 28 Nov 2016 08:56

Cartório é foda. Obscuridade total.

Eu particularmente acho que a remuneração deveria respeitar o teto dos ministros do STF, visto que o cartorário é agente público.
"Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito."

Aristóteles
----
Reconstruindo o Dream TeAM do MMA! Junte-se a nós, deixe sua sugestão!

SHOGUN DE SUNGA BRANCA 100% - BJ MOTIVADO - Royce "Quando estava lá" - CIGANO CASADO - ARONA DE CAPACETE E SEM DENGUE - GSP DE CAMISINHA - ANDERSON SEM DANCINHA - CERRONE ENDIVIDADO - MINOTAURO NA 1ª CLASSE DE AVIÃO - SONNEN DE CALÇA JEANS E HAVAIANAS

Koupe
Usuário Fundador
Usuário Fundador
Mensagens: 659
Registrado em: 15 Jun 2014 20:13
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Koupe » 04 Dez 2016 14:54

AEGIS escreveu:Cartório é foda. Obscuridade total.

Eu particularmente acho que a remuneração deveria respeitar o teto dos ministros do STF, visto que o cartorário é agente público.
Lógico que não é.
Vejamos comparações.
Algum servidor público é processado por causas trabalhistas?
Algum servidor pública sofre com responsabilidade objetiva pelos seus prepostos?
Algum servidor público arca com seu patrimônio por caso fortuito, força maior?

Rapaz, essa visão que cartório não administração empresarial é mais que ultrapassada.
Com se explica um cartório como a da Fernanda Leitão ter 100x mais faturamento que outros da mesma base territorial?
Acessa aí JUSTIÇA ABERTA CNJ - tem o rendimento de todos os cartórios.

Sério, o pessoal confunde muito o que era um cartório de 20-30 anos atrás com a realidade de hoje.

Koupe
Usuário Fundador
Usuário Fundador
Mensagens: 659
Registrado em: 15 Jun 2014 20:13
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Koupe » 04 Dez 2016 15:01

mostarda escreveu:Tem tambem outro ponto: no PR registrar uma hipoteca custa 1/4 ou 1/3 do que no MS por exemplo. Mas é isso, dificilmente cartório vai se manter como algo tao lucrativo, simplesmente nao tem sentido.

Em países mais decentes o servico de cartorio é feito por prefeitura ou equivalente
Em relação a isso, quem define os emolumentos que podem ser cobrados é o TJ do Estado.
Tabelião/Registrador não tem autonomia nenhuma para definir valores, isso ocasiona discrepância de valores.

Vou dar um exemplo.
No Rio de Janeiro sobre o valor dos emolumentos são cobrados:
20% FETJ - Fundo pra Justiça do Rio, que o Pezão quer avançar para pagar salários, foi o que possibilitou a modernização da Justiça, com novos fóruns, equipamentos.
5 % pra Defensoria e 5 % pra Procuradoria Estadual -
1 a 5 % de ISS --

Fora os absurdos, aqui no RIO a fundação LEAO XIII, Poupa Tempo concedem gratuidade a servições extrajudiciais a torto e direito.
Tem cidades que 80% dos casamentos são gratuitos, o que acontece, TJ vai lá e sobe emolumentos.

A discussão hoje é sobre o fim da territorialidade e a consequente uniformização do serviço a nível nacional. Mas é complicado, é só ver que quem mora em Bom Jesus do Itabapoana paga 4 % de IPVA e na cidade vizinha, com diferença de uma ponte paga 2 % no ES>

Avatar do usuário
mostarda
Mensagens: 1177
Registrado em: 20 Out 2016 12:29
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mostarda » 04 Dez 2016 17:00

Perfeito Koupe, muito boa explanação.

Com relaçao ao IPVA nao conheco nenhum outro país do mundo que ROUBE tanto assim de um bem de consumo.

Avatar do usuário
AEGIS
Mensagens: 5573
Registrado em: 23 Out 2014 01:21
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por AEGIS » 06 Dez 2016 18:20

Koupe escreveu:Lógico que não é.
Vejamos comparações.
Algum servidor público é processado por causas trabalhistas?
Algum servidor pública sofre com responsabilidade objetiva pelos seus prepostos?
Algum servidor público arca com seu patrimônio por caso fortuito, força maior?

Rapaz, essa visão que cartório não administração empresarial é mais que ultrapassada.
Com se explica um cartório como a da Fernanda Leitão ter 100x mais faturamento que outros da mesma base territorial?
Acessa aí JUSTIÇA ABERTA CNJ - tem o rendimento de todos os cartórios.

Sério, o pessoal confunde muito o que era um cartório de 20-30 anos atrás com a realidade de hoje.
Toda função e/ou cargo, na administração pública, tem ônus e bônus. Presidentes de empresas públicas ou outras atividades tem responsabilidade por uma imensidade de vetores e também e respeitam o teto constitucional (respeitada a situação de quando recebem verba para custeio, etc). Todo servidor público tem uma gama de responsabilização dentre de suas atividades. Uma frase muito clássica é "não se poder ter o melhor dos dois mundos"... estabilidade e todas as benesses do serviço público.. mas na hora do teto não respeitar. Não concordo.

Acredito que tu deves estar estudando para este concurso pois parece-me que ficou queimado com minha postagem, mas falarei ainda assim, com todo o respeito para mim cartório deveria ser estatizado, como um dos colegas ali acima falou, algo neste sentido. É um serviço público de registros, deveria ser gratuito ou ter taxa módica para a população, algo como fazer RG, algo assim. Não vejo por que tanto auê. Cartório judicial guarda muito mais responsabilidade e é tocado por servidor que não recebe um centavo pelos atos praticados (na imensa maioria dos casos)

Ainda, em termos de gestão de coisa pública, precisamos ter muito cuidado com a "dinamicidade" que esse campo mesclado com a iniciativa privada. Olha o que aconteceu com o FGTS (era administrado por todos os bancos, de tanta maracutaia que os particulares fizeram tiveram que colocar o monopólio para a CEF senão os caras iam roubar tudo).

Nego fazer concurso público (isso quando fez), ser servidor público e ter vida de milionário, jogador de futebol, ganhando 400k mês... mas com estabilidade, aposentadoria, monopólio, garantias consitucionais etc... isso tá altamente desequilibrado. [-x
"Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito."

Aristóteles
----
Reconstruindo o Dream TeAM do MMA! Junte-se a nós, deixe sua sugestão!

SHOGUN DE SUNGA BRANCA 100% - BJ MOTIVADO - Royce "Quando estava lá" - CIGANO CASADO - ARONA DE CAPACETE E SEM DENGUE - GSP DE CAMISINHA - ANDERSON SEM DANCINHA - CERRONE ENDIVIDADO - MINOTAURO NA 1ª CLASSE DE AVIÃO - SONNEN DE CALÇA JEANS E HAVAIANAS

Koupe
Usuário Fundador
Usuário Fundador
Mensagens: 659
Registrado em: 15 Jun 2014 20:13
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Koupe » 06 Dez 2016 20:22

AEGIS escreveu:Toda função e/ou cargo, na administração pública, tem ônus e bônus. Presidentes de empresas públicas ou outras atividades tem responsabilidade por uma imensidade de vetores e também e respeitam o teto constitucional (respeitada a situação de quando recebem verba para custeio, etc). Todo servidor público tem uma gama de responsabilização dentre de suas atividades. Uma frase muito clássica é "não se poder ter o melhor dos dois mundos"... estabilidade e todas as benesses do serviço público.. mas na hora do teto não respeitar. Não concordo.

Acredito que tu deves estar estudando para este concurso pois parece-me que ficou queimado com minha postagem, mas falarei ainda assim, com todo o respeito para mim cartório deveria ser estatizado, como um dos colegas ali acima falou, algo neste sentido. É um serviço público de registros, deveria ser gratuito ou ter taxa módica para a população, algo como fazer RG, algo assim. Não vejo por que tanto auê. Cartório judicial guarda muito mais responsabilidade e é tocado por servidor que não recebe um centavo pelos atos praticados (na imensa maioria dos casos)

Ainda, em termos de gestão de coisa pública, precisamos ter muito cuidado com a "dinamicidade" que esse campo mesclado com a iniciativa privada. Olha o que aconteceu com o FGTS (era administrado por todos os bancos, de tanta maracutaia que os particulares fizeram tiveram que colocar o monopólio para a CEF senão os caras iam roubar tudo).

Nego fazer concurso público (isso quando fez), ser servidor público e ter vida de milionário, jogador de futebol, ganhando 400k mês... mas com estabilidade, aposentadoria, monopólio, garantias consitucionais etc... isso tá altamente desequilibrado. [-x
Não me ofendi, já pensei em fazer concurso pra área mas não tenho vocação.
Rapaz, a comparação que você fez mantém o que eu disse. Presidente de empresa pública não responde com patrimônio pessoal pelas situações em que atua no exercício do cargo, salvo má fé. Ele não tem preocupação nenhuma com seus prepostos.

Quanto aos demais apontamentos, a Bahia tem grande parte do seu serviço extrajudicial estatizado, vai lá e dá uma passadinha pra ver a qualidade do serviço.
O Estado tá quebrado, essa crise demonstra o quão mal gestor ele é e você quer passar mais serviço? Vai ficar igual aqui no Rio que delegacia nem papel tem.

Por fim, novamente você demonstra desconhecer a realidade. Ninguém titulariza mais em cartório sem concurso público, CNJ está em cima. As serventias grandes estão sendo divididas após a perda da delegação. É exceção da exceção um titular de cartório que ganhar 400 K , a maioria vive com realidade muito distinta havendo inclusive muitas serventias deficitárias. Acessa lá o CNJ olha antes de falar. Chegar aqui e falar que o cartório de RI na Barra fatura é fácil, existem 3 no Brasil igual a ele, mas mal sabe que o velho lá assumiu na década de 50 quando era uma roça e ninguém queria. Não existe aposentadoria como você disse e o "monopólio" vulgo territorialidade pra registro não demora a cair.

Por fim quanto a questão de tarifas, já expliquei algumas coisas acima. Mas ainda lembro ao senhor que o titular apesar de ter toda uma estrutura empresarial e assumir diversos riscos inerentes a atividade empresarial é tributado como PF, 27,5 % e é bem fácil conferir os rendimentos porque os TJs fiscalizam....
Editado pela última vez por Koupe em 06 Dez 2016 20:38, em um total de 2 vezes.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Anom, Clay, ILmagustoLI, Jose_, Kabeça Grande BJJ, marofa, MãoDeMacaco, NOGI, Tartaruga, thiago454 e 140 visitantes