Lutadores de BJJ são ‘atletas de m***’, diz treinador de GSP

Notícias sobre lutadores, equipes e eventos de MMA, bem como PBP de eventos.
Snickt
Contato:

Lutadores de BJJ são ‘atletas de m***’, diz treinador de GSP

Mensagem por Snickt » 01 Dez 2014 22:14

Lutadores de Jiu-Jitsu são ‘atletas de m***’, diz treinador de GSP

Imagem
O treinador de nomes como o ex-campeão meio-médio Georges Saint Pierre na equipe Tristar, Firas Zahabi abriu seu canhão de opiniões sem medo de represálias e direcionou com o máximo de sinceridade à comunidade do Jiu-Jitsu.

Expondo supostas ‘fragilidades’ do lutadores de jiu-jitsu no MMA moderno, o treinador tratou a utilização do kimono como um “prejuízo” para os lutadores.

“O calcanhar de aquiles do Jiu-Jitsu, é que primeiro eles insistem no kimono. Cada ataque tem que ter uma contrapartida. Eu sempre digo aos meus alunos, vamos jogar pedra-papel-tesoura. Você não vai ser permitido a usar o papel. Eu tenho a opção de pedra, papel e tesoura, e você tem a opção de pedra e tesoura. Eu vou bater em você em 90 de 100 vezes. Quando eu faço jiu-jitsu com kimono e você o tira, você está tirando meu papel. “”

Exemplificando José Aldo como um lutador de jiu-jitsu que luta com inteligência, Zahabi acredita que muitos dos lutadores ainda insistem em trabalhar por baixo e não utilizam as oportunidades que tem para voltar à luta em pé, mesmo quando estão em posição de desvantagem.

“Se você olhar para José Aldo, ele adotou essa filosofia. Ele não joga da guarda – ele se levanta – e quando os caras tentam segurá-lo, então ele usa a guarda para raspar, finalizar ou levantar; ele não apenas tentar raspar ou finalizar, então ele tem pedra, papel e tesoura. “

Ele não é apenas um grappler – ele pode lutar, também – mas ele usa o seu jiu-jitsu em sentido inverso, onde 99 por cento da comunidade jiu-jitsu acredita que você não faça isso … Seu jiu-jitsu, eu diria, é número um, porque ele está acostumado com jiu-jitsu em suas lutas. Ele usa jiu-jitsu em sentido inverso. Por que não mais caras do jiu-jitsu fazem isso? Por que é que só os wrestlers são inteligentes o suficiente para usar a sua habilidade em sentido inverso? Vou te dar a minha resposta para essa pergunta, porque eu já pensei sobre isso intensamente.”, disse ao site americano Bloody Elbow.

Sendo ainda mais polêmico, afirmou que os atletas de jiu-jitsu são inferiores em questão de dedicação e preparo físico em relação aos de wrestling e questiona a falta de estratégia desses lutadores por conta de sua experiência no jiu-jitsu não os preparar para a divisão em rounds.

“Primeiro, os caras do Jiu-Jitsu são atletas de m**** . Sem ofensa para o mundo do Jiu-Jitsu. Eu amo BJJ; Eu sou um fanático por BJJ. Eu só acho que suas contrapartes – os wrestlers – têm superado eles no reino físico. Dois, os wrestlers são melhores estrategistas. Por quê? Quando você luta wrestling, você tem três rounds, assim você começa a pensar sobre a importância da estratégia. No jiu-jitsu é só um round. Quando o wrestler começa no MMA, ele está pensando, eu tenho que vencer dois dos três, no mínimo. Isso é o mínimo para a vitória. Não é o que eu estou procurando, mas é o mínimo. Um cara do jiu-jitsu vai fazer algo louco no final de um round, mesmo se ele estiver ganhando. Talvez ele vá de uma posição superior para a parte inferior à procura de fantasiar um armlock e perde o round ou a posição. Eles cometem mais erros de estratégica do que os outros lutadores. Wrestlers usam sua luta no sentido inverso; rapazes de jiu-jitsu, não. Terceiro, os caras do jiu-jitsu, quando eles rolam, quando eles treinam, é muito longe da realidade do que acontece no cage, enquanto que, se você olhar para o treinamento na Tristar, temos que raspar, finalizar e levantar. Se nós nos levantamos, é a minha vez de atacar você, e temos que lutar.”

Comparando ainda mais os lutadores de jiu-jitsu com os de wrestling, Zahabi acredita que ainda há resistência dos atletas de BJJ em aprender novas técnicas e aumentarem seu repertório, vendo na modalidade um complemento da luta de solo.

“Os wrestlers estão a aprender jiu-jitsu, e caras de jiu-jitsu não são tão abertos ao wrestling. Eles não entendem que a luta livre é tão técnica como o jiu-jitsu. É o jiu-jitsu em pé, por que você não ama ele? Por que isso não os fascinam?”

Fonte: http://www.mmaspace.net/lutadores-de-ji ... gsp-67388/" onclick="window.open(this.href);return false;

gdgostoso
Contato:

Re: Lutadores de BJJ são ‘atletas de m***’, diz treinador de

Mensagem por gdgostoso » 01 Dez 2014 22:23

Isso vai render...
Em alguns aspectos acho ele coerente, mas em outros não.
Enfim o que os praticantes da arte suave tem a dizer sobre isso?
Não sou praticante e nem flamer.
Não me interpretem mal.
Abraço

Enviado do meu samsung meia boca

Aldebarã
Contato:

Mensagem por Aldebarã » 01 Dez 2014 22:27

Tirando o termo que usou para qualificar os atletas, falou a real. Eu, muito particularmente concordo. Está no DNA do brasileiro ser retardado e sair daqui e entrar em estado de choque ao conhecer outras culturas. Ante às vanguardas, o Brasil sempre será retaguarda, principalmente por, no MMA cre tanto na guarda que não guarda ninguém da derrota. Cada vez mais está difícil não aderia à contextualização do Jiu, minha arte, por sinal. Abraço a todos!
Team Cara de Sapato :gunthug:

Vinicius SC
Contato:

Mensagem por Vinicius SC » 01 Dez 2014 23:08

Concordo.

"Atletas de m**" foi desnecessário e exagerado. Mas sim, os wrestlers estão num nível muuuuiiiito superior de preparação física.

Outra coisa que me incomoda são os lutadores brasileiros que, quando vão enfrentar um grappler bom, fazem um camp com foco especial no wrestling, inclusive trazendo um bom técnico/lutador de fora e tal.

Porra, wrestling deveria ser parte do treino diário do lutador, deveria fazer parte da rotina dele, assim como o JJ, boxe, MT.

Buda
Contato:

Mensagem por Buda » 01 Dez 2014 23:33

Concordo em parte
Os wrestlers são monstros fisicamente, mas tomam mais bomba também
Eles são mais estratégicas e são mais abertos a aprenderem outras artes
Não sei se o problema e do jj ou do brasileiro, mas o fato e que a galera do jj e muito acomodada

jcneto89
Contato:

Mensagem por jcneto89 » 02 Dez 2014 00:24

Mas, Buda, os "asteroides" todos acabam tomando pq n tem controle sobre isso no bjj tbm. Discordo tbm qdo fala q a glra do bjj é acomodada. Penso q os atletas de wrestling sempre visam a transição pro mma, já jiujiteiro me parece ser mais romântico com a arte suave. Os q saem, percebo q n o fazem por vontade, mas por necessidade msm, então acabam se preparando menos.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

caipira
Contato:

Mensagem por caipira » 02 Dez 2014 08:18

Werstler....Olímpico
Jiu-Jitsu.....Arte marcial Não Olímpica
Regras do UFC....baseada nas regras do Werstling
Treino werstling.......com acompanhamento técnico científico
Treino Jiu-Jitsu........a moda galega, cada um de um jeito

Agora vejam isto, postado por um cara técnico e que teve/tem pouca ou quase nenhuma divulgação :

"O trabalho com exercícios específicos deve ser realizado de 100-130% do VO2 máx. (potência aeróbia máxima), ou seja, acima de 180-190 bpm (batimentos por minuto).
É recomendado que seja realizada avaliação física e médica antes de iniciar esse trabalho, pois os exercícios realizados nessa zona implicam sobrecarga ao aparelho cardio-respiratório, que, em geral, somente atletas de elite suportam. O atleta deve realizar 4 vezes a sequência dos exercícios-exemplo propostos adiante, sem intervalo para descanso após cada sequência. Atenção: após realizar os cinco exercícios específicos se considera que foi realizada uma sequência completa!"

Tirado daqui ó http://www.prontopraguerra.com.br/2009/ ... o-jiu.html......Blog Pronto pra Guerra......qual o cara do Jiu-Jitsu que já treinou nesta base ??? Vou arriscar que nenhum.

Arrisco a dizer que isto é só o começo....mas que já daria uma tremenda pressão nestes línguas soltas, que adoram criticar a arte suave.

Jimmy Luckless

Mensagem por Jimmy Luckless » 02 Dez 2014 08:45

O cara só disse que como ATLETAS (no sentido de atleticismo, preparo fisico, profissionalismo, estrategia e etc) os jiu jiteiros são terriveis. E não é mentira.
Chris Weidman, o melhor que está tendo no momento!!

caipira
Contato:

Mensagem por caipira » 02 Dez 2014 08:49

phpBB [video]

Treinamento Russo

caipira
Contato:

Mensagem por caipira » 02 Dez 2014 09:13

Garfield escreveu:
Esse blog e o livro prontos para guerra foram feitos por muita gente do jiu.
Você quer dizer com isto, que o trabalho é ......... ( inferior, superior, se somenos importância, razoável ), porque do JJ acho que todos sabemos que é, postei pra galera que nãp tem conhecimento não ficar achando que o que ele aprende numa academia lá no subúrbio do Rio ou de Manaus é o que há de mais moderno em preparação, temos pessoas capacitadas para atuar neste seguimento do MMA.

PS.: Voltando ao que o treinador do GSP falou : Só pra lembrar que o GSP é tão bom, que ficou com fama de o MAIOR AMARRÃO do MMA.E eu particularmente não gosto das lutas dele.

rei gabiru
Contato:

Mensagem por rei gabiru » 02 Dez 2014 09:52

Errou em usar a expressão "merda", mas mandou a real.
A questão é que a nova geração gringa é composta de caras que fazem o "cross trainning" desde cedo, ou wrestlers habilidosos e muito fortes.
Enquanto isso no Brasil.......continua a mesma coisa: jiu jiteiros largando o kimono e indo direto pro mma, ou trocadores fazendo o mesmo.
Team Tabajara

Rei Gabiru, o "Maldito"

msfazer
Contato:

Mensagem por msfazer » 02 Dez 2014 10:46

Jimmy Luckless escreveu:O cara só disse que como ATLETAS (no sentido de atleticismo, preparo fisico, profissionalismo, estrategia e etc) os jiu jiteiros são terriveis. E não é mentira.
Entendi da mesma forma. Ele não tá dizendo que quem pratica jiu tem um treinamento de merda.

Mas tbm não sei, do ponto de vista científico, o que os treinamentos de ponta do JJ entregam para os atletas de elite. E acho que a discussão que ele propõe é exatamente essa. E o post do Caipira coloca uma visão mais científica que existe do pessoal do Jiu.

Quer dizer, apesar de eu ter entendido que ele não quis ofender os praticantes de jiu, eu não sei se, na teoria, o que ele fala é 100% verdade.

Não sei se ele confunde os atletas brasileiros com atleta de jiu jitsu e fez uma generalização porca... pq entre os brazucas, é comum a gente ver lutador morrendo no gás no primeiro, segundo round.... Mas vc não vê o Nick Diaz morrer no gás, por exemplo.

Abs!

one punch
Contato:

Mensagem por one punch » 02 Dez 2014 10:47

A questão da preparação física e saber usar o ''antijogo'' foram pontuais, na minha opinião. O pessoal ta citando o GSP, mas muitos lutadores da Tristar(Firas Zahabi) tendem a ser mais ''estratégicos'' do que showman e não há problema nenhum nisso, mas é importante achar um meio termo. Um exemplo disso é o Rory Macdonald, que no início da carreira no UFC, partia pra cima do adversário tentando acabar com a luta o mais rápido possível, depois, se limitou a vencer a luta apenas controlando a distância e em quedar na parte final de cada round. A luta contra contra o Tarec mostrou que o Rory está achando o meio termo entre a estratégia e o espetáculo.

barbudo
Contato:

Mensagem por barbudo » 02 Dez 2014 10:51

É,o modo como ele falou que não pegou bem,mas concordo com ele no sentido de que os wrestlers jogam bem na pontuação mesmo,e eu entendi a importância que ele deu para se treinar sem kimono...e essa parada da pontuação é importante pra caramba no mma, o atleta que vier só com o intuito de terminar a luta corre muito mais risco contra um atleta que vai pra pontuar e está preparado pra 5 rounds... buscar a finalização a qualquer custo pode trazer vários problemas...como o gás do cara ir embora,afobação,perder posições e etc...vou dar até um exemplo....alguém já viu o Erick Silva jogar com calma,para pontuar?
Os campeões estão aí na história pra provar isso...quem estiver ali para pontuar e se der finaliza e com muito estratégia em cima do adversário,tem mais vantagem do que contra alguém que só busca uma arma,nocautear ou buscar finalização a todo custo antes dos 15 ou 25 minutos de maneira afobada.

Old Logan
Contato:

Mensagem por Old Logan » 02 Dez 2014 10:54

ele pegou pesado no vocabulário, mas falou mtas verdades ai
"Christmas it's over, No more presents"
Lobov, Artem

Responder