INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Drew
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por Drew » 12 Jan 2017 22:00

AEGIS escreveu:Galera, agora a chapa ta esquentando... muitas possibilidades e menos óbvias (soque em LCI).

O que acham de pegar fundos de investimento que atuam com perfil moderado? Mesclam renda fixa título etc com ações, algo nesse sentido. Buscando sempre boa taxa de adm. O que acham?

Quanto às ações, sei BEM pouco, mas pensar em ação como algo não especulativo, algo série, aqui no Brasil, é BEM complicado né?

Alguém teria algum dado concreto de uma ação há 10 anos atrás e o rendimento dela atual? Acho muito difícil. Eu mesmo estou com uma ITAUSA entalada faz uns 08 anos.. petro nem se fala.. e USIMINAS já ganhei muito mas perdi muito.

Em ações não consigo visualizar algo que não vá além de pura, puríssima, especulação... alguém concorda? discorda? É um bom debate... Seria um sonho ter uma ação que fosse firme e rendesse melhor, de uma maneira sólida e concreta, que renda fixa.

Klabin?

PHDookie
Contato:

Mensagem por PHDookie » 12 Jan 2017 22:56

Tenho 5 mil na poupança. Nunca investi. Para esse valor pequeno é melhor deixar na poupança ou investir em um fundo fixo? Qual seria o lucro mensal ou anual para um valor assim? Desde já obrigado

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 13 Jan 2017 00:49

AEGIS escreveu:Galera, agora a chapa ta esquentando... muitas possibilidades e menos óbvias (soque em LCI).

O que acham de pegar fundos de investimento que atuam com perfil moderado? Mesclam renda fixa título etc com ações, algo nesse sentido. Buscando sempre boa taxa de adm. O que acham?

Quanto às ações, sei BEM pouco, mas pensar em ação como algo não especulativo, algo série, aqui no Brasil, é BEM complicado né?

Alguém teria algum dado concreto de uma ação há 10 anos atrás e o rendimento dela atual? Acho muito difícil. Eu mesmo estou com uma ITAUSA entalada faz uns 08 anos.. petro nem se fala.. e USIMINAS já ganhei muito mas perdi muito.

Em ações não consigo visualizar algo que não vá além de pura, puríssima, especulação... alguém concorda? discorda? É um bom debate... Seria um sonho ter uma ação que fosse firme e rendesse melhor, de uma maneira sólida e concreta, que renda fixa.
Se você pensa no rendimento, agora, com a SELIC despencando, acho que a melhor opção são ações de empresas boas pagadoras de dividendos. Sabendo comprar o papel certo você pode fazer fortuna com isso no longo prazo. Tem muita empresa boa com dividend yield de 10%. E é sempre bom lembrar que dividendo não paga imposto de renda. Significa que na prática essas empresas rendem mais, apenas em juros, que os títulos do tesouro, sobre os quais incide IR.

E não é só isso: se comprar no momento certo, o yield vai ser ainda maior. Você ganha com os dividendos e com a valorização do papel, o que não acontece na renda fixa. Se você compra uma ação de uma empresa com DY de 10% a 5 reais, se o preço subir a 20 reais e a política de dividendos for mantida ou estiver prevista estatutariamente, você vai receber 40% ao ano sobre o seu investimento e ainda vai ter ganhos de 300% com a valorização do principal.

Foi assim que o Barsi ficou bilionário.

O problema dos fundos é que eles não rendem muito mais do que isso e você ainda paga IR, taxa de administração e taxa de desempenho. A rentabilidade real acaba muitas vezes sendo mais baixa que o Tesouro Direto. Eu particularmente não gosto sem investir em fundos.

E, por fim, sobre especulação e investimentos em ações, tudo depende da forma como você opera. Quem faz daytrade ou swing trade especula; quem compra ações pelos dividendos ou pela valorização do ativo no longo prazo investe. Para especular o segredo é gerir bem o seu capital a cada trade; e para investir é preciso conhecer a fundo os fundamentos da empresa, o setor e a política econômica do governo de ocasião. São formas totalmente diferentes de investir em renda variável. Eu particularmente aprecio tanto uma quanto outra. Hoje só faço swing e opero opções. Há dois anos faço apenas trades mas durante muito tempo eu mantive uma carteira de dividendos que me deu um rendimento fantástico e que só desmontei porque com a renda fixa pagando 18% ao ano era loucura não jogar tudo lá. A partir do fim do 1º tri eu pretendo remontar minha carteira e ficar com ela por muito tempo.

Especular não é ruim. Da muito dinheiro. Mas bolsa não é só especulação. Os melhores investimentos do mercado financeiro estão lá.

mdesta
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por mdesta » 13 Jan 2017 09:03

ron escreveu:Infelizmente não entrei quando era para ter entrado, no começo de 2016, paciência.

Dessas 3 só achei mais arriscada a Tecnisa, teria certa aversão à construtoras no momento ainda que não tenha analisado os balanços.

Vou verificar a Rumo como opção e apesar de trabalhoso tentar fazer um valuation se tiver tempo.
Voltei pra renda variável desde agosto/16 e tenho faturado uma grana boa, cerca de 30%, bem maior que os rendimentos em renda fixa. O lance é estudar um pouco e se possível assinar algum serviço de análise (atualmente, assino alguns serviços da Empiricus e uso os serviços que a Rico oferece quando você começa a investir) pra te dar uma visão mais profissa da coisa.

Minhas compras foram baseadas em:

1. iminente queda de juros
2. melhora da economia e confiança com a saída da Dilma
3. ações bastante descontadas, que tem seu desempenho relacionado ao IBOV e que se beneficiam de um cenário com juros baixo

Rumo e Tecnisa se encaixam nesse perfil, já Transmissão Paulista é uma escolha mais conservadora pela previsibilidade de seu desempenho operacional (receita, lucros, etc.).

Invisto desde 2012 e apenas por alguns meses coloquei meu dinheiro no Tesouro. Recomendo ele apenas para quem pensa no longuíssimo prazo/aposentadoria e não tem tempo ou tesão de acompanhar o mercado de ações.

Confesso que sou um entusiasta de ações. Já perdi muita grana com OGX (Eike fdp...rs) mas tbm já ganhei muito com Cielo, Rumo, Duratex, Transmissão Paulista, que no fim das contas acabou compensando bastante.

No começo, ficava horas grudado no Home Broker comprando e vendendo quase que diariamente. Isso é a morte pra sardinhas como eu, pq teu lucro é sugado pela corretagem e emolumentos. Hoje compro ações apenas pra médio/longo prazo e tenho lucrado muito mais, fora que não fico mais bitolado na tela do HB...rs

Agora um troço que não tenho coragem é mercado de opções. Isso é pra cabra macho!

Esolf
Contato:

Mensagem por Esolf » 13 Jan 2017 12:15

Pq vcs que entendem dessa parada não montam uma consultoria? Pra começar pequeno, ajudando 6 dúzia de gente...

Conheci um holandês em Singapura que vivia disso. Entendi que ele ofereceu um modelo "profit share" pra uma galera. Ele ajuda a pessoa a gerenciar os investimentos, fazer os melhores movimentos e ficava com um pedacinho do ganho... acho que era tipo 3, 4%.

O cara vive bem pakas, já morou em mais de 20 países com a esposa e uma filha.

Eu entendI que o negócio dele funciona meio que na camaradagem/informalidade...

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 13 Jan 2017 12:31

Esolf escreveu:Pq vcs que entendem dessa parada não montam uma consultoria? Pra começar pequeno, ajudando 6 dúzia de gente...

Conheci um holandês em Singapura que vivia disso. Entendi que ele ofereceu um modelo "profit share" pra uma galera. Ele ajuda a pessoa a gerenciar os investimentos, fazer os melhores movimentos e ficava com um pedacinho do ganho... acho que era tipo 3, 4%.

Eu penso em fazer isso. Tenho um planejamento de montar um fundo multimercado, mas vou começar com amigos apenas. Já conversei com alguns e tenho interessados.

Não farei esse ano mas é algo que está no meu horizonte.

mdesta
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por mdesta » 13 Jan 2017 13:12

Esolf escreveu:Pq vcs que entendem dessa parada não montam uma consultoria? Pra começar pequeno, ajudando 6 dúzia de gente...

Já pensei nisso tbm, assim como o Shin. E pensei nesse modelo do seu conhecido holandês, até pra ganhar a confiança da galera.

Ainda não corri atrás de nenhum "cliente", vamos ver se isso entra sem querer querendo como parte das resoluções pra esse ano.

É algo que de um tempo pra cá sinto mais tesão em fazer do que trabalhar na minha área (TI).

jotaerre
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por jotaerre » 13 Jan 2017 13:21

Investir no Tesouro Selic (como uma alternativa conservadora mesmo) por um ano, vai valer a pena com a previsão de queda dos juros?

Guardeiro_123
Contato:

Mensagem por Guardeiro_123 » 13 Jan 2017 13:47

desculpem a burrice

mas vcs indicam algum livro para quem não tem noção nenhuma e quer aprender a investir?

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 13 Jan 2017 14:03

jotaerre escreveu:Investir no Tesouro Selic (como uma alternativa conservadora mesmo) por um ano, vai valer a pena com a previsão de queda dos juros?
Se você comprar pré-fixado, sim. Ainda tem LTN pagando 11% ao ano até 2023.

Se os juros caem você garante que vai receber na taxa atual até o vencimento do título e ainda pode ganhar dinheiro vendendo esse título antes disso no mercado.

É o investimento mais seguro e um dos mais fáceis, porque você pode fazer sozinho, de casa mesmo. E você não consegue coisa muito melhor em renda fixa. Até alguns meses atrás era fácil achar CDBs de bancos médios pagando 18% pré. Hoje em dia isso não existe mais.

Pode correr pro Tesouro pré-fixado sem medo de ser feliz.

jotaerre
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por jotaerre » 13 Jan 2017 14:33

Shin escreveu:Se você comprar pré-fixado, sim. Ainda tem LTN pagando 11% ao ano até 2023.

Se os juros caem você garante que vai receber na taxa atual até o vencimento do título e ainda pode ganhar dinheiro vendendo esse título antes disso no mercado.

É o investimento mais seguro e um dos mais fáceis, porque você pode fazer sozinho, de casa mesmo. E você não consegue coisa muito melhor em renda fixa. Até alguns meses atrás era fácil achar CDBs de bancos médios pagando 18% pré. Hoje em dia isso não existe mais.

Pode correr pro Tesouro pré-fixado sem medo de ser feliz.

Valeu, shin! Mesmo se eu for resgatar ainda esse ano? Usei a Calculadora do Tesouro (http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesou ... alculadora), não sei se usei errado.

Data da compra: 14/01
Vencimento: 01/01/2023
Taxa do Papel na Compra (%a.a.): 11,04
corretora: 0,5 (bb)
Venda Antecipada
data da venda: 28/12/2017
Taxa do Papel na Venda (%a.a.): 11,04

Deu rendimento de menos de 8% a.a. depois de retirados os impostos. Tou fazendo merda na simulação?

Esolf
Contato:

Mensagem por Esolf » 13 Jan 2017 15:21

Shin escreveu:Eu penso em fazer isso. Tenho um planejamento de montar um fundo multimercado, mas vou começar com amigos apenas. Já conversei com alguns e tenho interessados.

Não farei esse ano mas é algo que está no meu horizonte.
O cara comentou algo de investimento binário... e umas coisas de curtíssimo prazo... de días.

Falou que tem contatos em Cayman.

Ele disse que a idéia veio pq ele já estudava pra investir a grana dele.... E que era só replicar.. que não tinha esforço extra... tb que ele investe de verdade em tudo que indica.

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 13 Jan 2017 15:47

Esolf escreveu:O cara comentou algo de investimento binário... e umas coisas de curtíssimo prazo... de días.

Ele disse que a idéia veio pq ele já estudava pra investir a grana dele.... E que era só replicar.. que não tinha esforço extra... tb que ele investe de verdade em tudo que indica.
Investimento binário?! Ele deve estar se referindo a opções binárias. Hahahaha

Se for, fuja como um raio. Aposto que é golpe. Opções binárias são especulação pura. É aposta pura e simples. Nem derivativos são, porque não têm nenhuma conexão com o ativo subjacente. E é impossível controlar o risco nessa merda. Se acertar você ganha 60% do investimento; se errar perde 100%. Hahahaha

Tem uma porrada de "corretoras" que nem devolvem o dinheiro quando o cliente pede o saque. Hahahahaha

Pra quem quer brincar de roleta russa com uns trocadinhos, vá lá. Baixa o app do IQ Option no celular e seja feliz. Mas enfiar suas economias nisso? Nunca! Dar na mão de outro pra apostar então, jamais!

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 13 Jan 2017 15:56

jotaerre escreveu:Valeu, shin! Mesmo se eu for resgatar ainda esse ano? Usei a Calculadora do Tesouro (http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesou ... alculadora), não sei se usei errado.

Data da compra: 14/01
Vencimento: 01/01/2023
Taxa do Papel na Compra (%a.a.): 11,04
corretora: 0,5 (bb)
Venda Antecipada
data da venda: 28/12/2017
Taxa do Papel na Venda (%a.a.): 11,04

Deu rendimento de menos de 8% a.a. depois de retirados os impostos. Tou fazendo merda na simulação?
A simulação não vai te dizer muita coisa. O preço do titulo é definido no mercado. Ele sobe ou desce de acordo com a variação entre a SELIC e a taxa de juros do titulo.

Na verdade você não saca o investimento antes do prazo; você vende o título no mercado quando quiser pegar o dinheiro de volta. Se você investir e sacar ainda esse ano não vai receber o pagamento anual na conta; em vez disso vai vender o titulo pelo preço que pagou por ele mais um valor aproximado correspondente aos juros devidos pelo período em que você ficou com ele.

E sobre o IR, é só ver a tabela progressiva: 22,5% até seis meses; 20% até um ano; 17,5% até três anos; e 15% acima de três anos até retirar o investimento.

Big Jaw
Contato:

Mensagem por Big Jaw » 16 Jan 2017 06:59

Esolf escreveu:O cara comentou algo de investimento binário... e umas coisas de curtíssimo prazo... de días.

Cuidado q pra estes lados tem varios golpes deste tipo, dah uma pesquisada na jnternet

Normalmente eles dizem q tem uma ótima oportunidade, q os papéis (ou similar) cresceram nao sei qtos porcento, e depois tentam te pressionar para uma compra de impulso

Me foi oferecido diversas vezes (mas pesquisada antes), tem depoimento de uma galera q perdeu
Inclusive alguns utilizam iscas (dao retornos iniciais) e depois pescam uma grana gde

Cuidado com qq destes flammers de investimento
Se a política no Brasil é vista como uma disputa de jogo de futebol, seria o PSL a Holanda dos anos 70?

Responder