então, como eu disse, dá uma procurada nas diferentes carreiras e tente se informar sobre os possiveis mercados para cada uma e o nivel de dificuldade de se estabelecer depois de formado, isso é que é o mais importante. vc vai investir anos da tua vida se formando, eu sugeriria não jogar fora estes anos fazendo uma escolha imprudente. veja o que vc tenha aptidão, mas de uma forma ampla, não pense de forma muito utopica e idealista pois isso pode ser uma passagem para o fracasso. eu colocaria assim:ThunderPunch escreveu:Meu sonho mesmo era entrar no ita, mas infelizmente já tenho 21, e ainda estou estudando o ciclo básico de física e matemática do EM(este o qual foi cursado de forma ridícula por mim).
1 - o que vc acha que gostaria de fazer? (digo acha, pois quando começar a estudar a coisa especificamente, ou a trabalhar naquilo, pode descobrir que não era exatamente o que vc achava que seria)
2 - o que vc acha que conseguiria fazer sem se estressar muito, mesmo não sendo sua preferência inicial?
3 - quais os teus objetivos no médio e longo prazos em termos de grana, moradia, lazer, família e etc?
4 - leia sobre várias profissões, seus possíveis mercados e o nivel de dificuldade e a media de idade com a qual o pessoal consegue se estabilizar nestes mercados.
e aí tente compatibilizar os 4 itens acima, criando uma hierarquia de possibilidades ou notas para cada profissão que vc ACEITARIA exercer (ainda que não fosse sua preferencia).
com 21 anos tua mente ainda vai mudar muito, mas tenha em mente que 1 coisa nunca vai mudar, que é o fato de que vc precisa de grana para realizar várias coisas. isso não é ser mercenario, é ser realista. grana não é tudo mas é parte essencial do jogo da vida, e a forma como grana vai entrar no teu bolso é, possivelmente, majoritariamente ditada pela profissão que vc exercer. portanto, como eu disse, esqueça utopias e idealismo e seja bastante pragmático ao pensar em que curso seguir na universidade, e se dedique com afinco!