Qual desses cursos vc preferia fazer?

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
jroberto2469
Mensagens: 573
Registrado em: 11 Dez 2016 18:57

Re: Qual desses cursos vc preferia fazer?

Mensagem por jroberto2469 » 14 Jan 2017 11:10

ThunderPunch escreveu:Meu sonho mesmo era entrar no ita, mas infelizmente já tenho 21, e ainda estou estudando o ciclo básico de física e matemática do EM(este o qual foi cursado de forma ridícula por mim).
então, como eu disse, dá uma procurada nas diferentes carreiras e tente se informar sobre os possiveis mercados para cada uma e o nivel de dificuldade de se estabelecer depois de formado, isso é que é o mais importante. vc vai investir anos da tua vida se formando, eu sugeriria não jogar fora estes anos fazendo uma escolha imprudente. veja o que vc tenha aptidão, mas de uma forma ampla, não pense de forma muito utopica e idealista pois isso pode ser uma passagem para o fracasso. eu colocaria assim:

1 - o que vc acha que gostaria de fazer? (digo acha, pois quando começar a estudar a coisa especificamente, ou a trabalhar naquilo, pode descobrir que não era exatamente o que vc achava que seria)

2 - o que vc acha que conseguiria fazer sem se estressar muito, mesmo não sendo sua preferência inicial?

3 - quais os teus objetivos no médio e longo prazos em termos de grana, moradia, lazer, família e etc?

4 - leia sobre várias profissões, seus possíveis mercados e o nivel de dificuldade e a media de idade com a qual o pessoal consegue se estabilizar nestes mercados.

e aí tente compatibilizar os 4 itens acima, criando uma hierarquia de possibilidades ou notas para cada profissão que vc ACEITARIA exercer (ainda que não fosse sua preferencia).

com 21 anos tua mente ainda vai mudar muito, mas tenha em mente que 1 coisa nunca vai mudar, que é o fato de que vc precisa de grana para realizar várias coisas. isso não é ser mercenario, é ser realista. grana não é tudo mas é parte essencial do jogo da vida, e a forma como grana vai entrar no teu bolso é, possivelmente, majoritariamente ditada pela profissão que vc exercer. portanto, como eu disse, esqueça utopias e idealismo e seja bastante pragmático ao pensar em que curso seguir na universidade, e se dedique com afinco!

Avatar do usuário
ThunderPunch
Mensagens: 65
Registrado em: 02 Jan 2017 14:25
Contato:

Re: Qual desses cursos vc preferia fazer?

Mensagem por ThunderPunch » 14 Jan 2017 11:10

Big Jaw escreveu:Pensava o mesmo q vc referente ao curso de fisica e engenharia
Mas dou gracas ao meu professor de matemática q no terceiro colegial me aconselhou a ir para engenharia (minha aptidão era mais com a parte de aplicacao e mostrava curiosidade com como as coisas funcionavam)
Fiz curso de eng mecanica
Tem gde mercado fora (estou fora e pelo menos 60% da minha turma tb jah morou fora ou ainda mora)
Hj diria para ir para mecatronica (urgh!), eltrica ou mecanica (depende do q vc gosta no dia a dia)

Entao, caso goste de fisica e tenha preferência a aplicar conhecimento no dia a dia, va para eng
Caso queira conhecer mais a fundo a teoria e tb ir para areas de avanço fundamentais, fisica
Gosto de elétrica e mecânica, por isso já até pensei em engmeca. Já li por aí que o problema do curso é que tenta focar em muitas coisas, e acaba formando profissionais que não dominam nem mecânica, nem elétrica, nem computação.

O pensador
Mensagens: 3
Registrado em: 10 Nov 2015 23:04
Contato:

Re: Qual desses cursos vc preferia fazer?

Mensagem por O pensador » 14 Jan 2017 11:14

Sou da área acadêmica de filosofia e o cenário está como o pessoal relatou, muita gente boa em nível mundial. Não só italianos e espanhóis estão vindo para o Brasil, mas também alemães com currículos excelentes, e até mesmo para esses está difícil. Conheço um professor alemão que já tem 10 anos de doutorado e não consegue nada, nem na Europa, nem no Brasil. Também conheço vários doutores franceses e português com 7 (!!!) anos de pós doutorado e não conseguem emprego. Não conheço a situação americana, mas parece que está tenso lá também.

Agora existe a possibilidade de dar aulas nos institutos federais, mas se prepare para uma concorrência média de 200/1, a não ser se quiser ir para o norte do país, me parece que lá está mais tranquilo.

Violence
Mensagens: 4820
Registrado em: 20 Out 2014 19:47
Contato:

Re: Qual desses cursos vc preferia fazer?

Mensagem por Violence » 14 Jan 2017 11:17

ThunderPunch escreveu:Bacharelado em física, química , biologia, história ou filosofia. Qual motivo?
Nenhum desses. E o motivo é o mercado de trabalho.

Se a pessoa gosta da área da saúde, deve, invariavelmente, escolher medicina se quiser ser bem remunerada. Os outros cursos, hoje, são perda de tempo, na minha humilde opinião.

Avatar do usuário
Big Jaw
Mensagens: 3909
Registrado em: 12 Jul 2015 07:43
Contato:

Re: Qual desses cursos vc preferia fazer?

Mensagem por Big Jaw » 14 Jan 2017 11:31

ThunderPunch escreveu:Gosto de elétrica e mecânica, por isso já até pensei em engmeca. Já li por aí que o problema do curso é que tenta focar em muitas coisas, e acaba formando profissionais que não dominam nem mecânica, nem elétrica, nem computação.
Nenhum curso de engenharia vai te deixar pronto
Ele pode te dar a base, mas vc vai ter q ralar mto para chegar num novel razoável

Qto a mecatroxas (nao peguem ar), o ponto eh aprender a integrar as diferentes areas (mto importante para automacao e robotica, q tem gde futuro)

Vou usar um exemplo de uma engenharoa mais estabelecida para quebrar um pouco esta visao. A eng mecanica tb carece de foco, pois vc aprende materias, processos, estatica, dinamica, termica e afins...em suma, na universidade será superficial
Se a política no Brasil é vista como uma disputa de jogo de futebol, seria o PSL a Holanda dos anos 70?

Avatar do usuário
ThunderPunch
Mensagens: 65
Registrado em: 02 Jan 2017 14:25
Contato:

Re: Qual desses cursos vc preferia fazer?

Mensagem por ThunderPunch » 14 Jan 2017 11:47

Outra coisa, em qual das duas instituições vcs acham melhor estudar engenharia/física? Sei que poderia mt bem fazer pras duas, mas prefiro focar em uma prova só, e tem algumas diferenças entre elas(unicamp não tem redação na primeira fase, e a estrutura da segunda é bem diferente).

Edit: me refiro a usp ou unicamp

PHDookie
Mensagens: 11222
Registrado em: 04 Out 2014 21:06
Contato:

Re: Qual desses cursos vc preferia fazer?

Mensagem por PHDookie » 14 Jan 2017 11:52

Big Jaw escreveu:Nenhum curso de engenharia vai te deixar pronto
Ele pode te dar a base, mas vc vai ter q ralar mto para chegar num novel razoável

Qto a mecatroxas (nao peguem ar), o ponto eh aprender a integrar as diferentes areas (mto importante para automacao e robotica, q tem gde futuro)

Vou usar um exemplo de uma engenharoa mais estabelecida para quebrar um pouco esta visao. A eng mecanica tb carece de foco, pois vc aprende materias, processos, estatica, dinamica, termica e afins...em suma, na universidade será superficial
Mas acho q a grande maioria dos cursos e assim não? Tipo vc vê de tudo mas se quiser e é recomendado vc se especializar em uma área. Em cursos de TI geralmente se vc programação, redes, banco de dados, etc. São matérias interligadas e verdade, mas daí vc se especializar de acordo com a sua vocação ou o q mais gostou. Tenho amigos dá área de redes, outro de BD e alguns de programação.

PHDookie
Mensagens: 11222
Registrado em: 04 Out 2014 21:06
Contato:

Re: Qual desses cursos vc preferia fazer?

Mensagem por PHDookie » 14 Jan 2017 11:57

Tenho amigos formados em engenharia reclamando q a maioria das empresas estão contratando como analistas para não pagar o piso dá categoria, isso procede?

Avatar do usuário
ThunderPunch
Mensagens: 65
Registrado em: 02 Jan 2017 14:25
Contato:

Re: Qual desses cursos vc preferia fazer?

Mensagem por ThunderPunch » 14 Jan 2017 12:04

PHDookie escreveu:Tenho amigos formados em engenharia reclamando q a maioria das empresas estão contratando como analistas para não pagar o piso dá categoria, isso procede?
Já ouvi isso diversas vezes. Dizem que poucos realmente trabalham de engenheiros.

Avatar do usuário
Big Jaw
Mensagens: 3909
Registrado em: 12 Jul 2015 07:43
Contato:

Re: Qual desses cursos vc preferia fazer?

Mensagem por Big Jaw » 14 Jan 2017 12:38

PHDookie escreveu:Mas acho q a grande maioria dos cursos e assim não? Tipo vc vê de tudo mas se quiser e é recomendado vc se especializar em uma área. Em cursos de TI geralmente se vc programação, redes, banco de dados, etc. São matérias interligadas e verdade, mas daí vc se especializar de acordo com a sua vocação ou o q mais gostou. Tenho amigos dá área de redes, outro de BD e alguns de programação.
Sim, a maioria dos cursos sao desta maneira. É q existe um certo preconceito qto à mecatronica e usam este argumento (o q nao acho valido, pois as outras tb são)

Referente ao contrato como analista, jah vi ocorrer bastante em empresas, infelizmente eh corriqueiro (nao conseguem pagar o piso).
Porem eh arriscado (caso comprove q exerceu função de engenheiro, pode levar um mega processo)
Se a política no Brasil é vista como uma disputa de jogo de futebol, seria o PSL a Holanda dos anos 70?

A.Magno
Mensagens: 71
Registrado em: 03 Jul 2016 12:41
Contato:

Re: Qual desses cursos vc preferia fazer?

Mensagem por A.Magno » 14 Jan 2017 13:10

Na época do ensino médio pensava em fazer química, mas pelo temor de não ter mercado depois, desisti e optei por fazer engenharia. Meio sem saber das coisas escolhi a eng civil e não me arrependo um dia até hoje. Achei o curso muito bom, gostava das disciplinas. Me formei naquele auge econômico e de emprego da engenharia. Trabalhei em empresas, porém os cara meio que exploram o profissional. Comecei a estudar para concurso (naquela época tinha muito) e hoje sou funcionário público.
A crise ta forte, muitos estão desempregados e acho que vai piorar. No auge da engenharia a necessidade de engenheiros era grande e muitas faculdades, visando o lucro, abriram novos cursos de engenharia civil (até curso à distância já tem) e muitas dessas faculdades ainda nem formaram a primeira turma, ou seja, logo teremos mais e mais profissionais num mercado com poucas ofertas de emprego. Resultado: muita gente desempregada e empresas oferecendo baixos salários.

A.Magno
Mensagens: 71
Registrado em: 03 Jul 2016 12:41
Contato:

Re: Qual desses cursos vc preferia fazer?

Mensagem por A.Magno » 14 Jan 2017 13:21

PHDookie escreveu:Tenho amigos formados em engenharia reclamando q a maioria das empresas estão contratando como analistas para não pagar o piso dá categoria, isso procede?
O piso da engenharia para uma jornada de 8h/dia é de 8,5 salários mínimos (R$ 7.964,50 nos valores de hoje) e 6 salários mínimos para 6h/dia (R$ 5.622,00).
Porém isso é na teoria e nem todas as empresas pagam isso. Assinam contrato, colocam analista ou auxiliar de eng na ctps, dizem que vão aumentar o salário após 3 meses de trabalho. Enfim, fazem todo tipo de armação para não pagar o piso da profissão. E com essa quantidade de eng disponível no mercado aí é que tão pagando pouco mesmo.
Tenho colegas que trabalham por R$ 2000 - 3000, infelizmente.
E o setor público, que não precisa seguir o piso da categoria, tem a cara de pau de abrir concurso pagando R$ 1.800 para engenheiro, como infelizmente já vi.

Avatar do usuário
jroberto2469
Mensagens: 573
Registrado em: 11 Dez 2016 18:57

Re: Qual desses cursos vc preferia fazer?

Mensagem por jroberto2469 » 14 Jan 2017 13:23

O pensador escreveu:Sou da área acadêmica de filosofia e o cenário está como o pessoal relatou, muita gente boa em nível mundial. Não só italianos e espanhóis estão vindo para o Brasil, mas também alemães com currículos excelentes, e até mesmo para esses está difícil. Conheço um professor alemão que já tem 10 anos de doutorado e não consegue nada, nem na Europa, nem no Brasil. Também conheço vários doutores franceses e português com 7 (!!!) anos de pós doutorado e não conseguem emprego. Não conheço a situação americana, mas parece que está tenso lá também.

Agora existe a possibilidade de dar aulas nos institutos federais, mas se prepare para uma concorrência média de 200/1, a não ser se quiser ir para o norte do país, me parece que lá está mais tranquilo.
pois é, isso que vc relatou é o que o pessoal que conheço que esta na area academica me diz. o nivel é muito alto!

para quem tem filho, a coisa fica meio inviavel, muita gente acaba abandonando a area mesmo ja tendo obtido o doutorado, o negocio ta foda!

Avatar do usuário
jroberto2469
Mensagens: 573
Registrado em: 11 Dez 2016 18:57

Re: Qual desses cursos vc preferia fazer?

Mensagem por jroberto2469 » 14 Jan 2017 13:24

Violence escreveu:Nenhum desses. E o motivo é o mercado de trabalho.

Se a pessoa gosta da área da saúde, deve, invariavelmente, escolher medicina se quiser ser bem remunerada. Os outros cursos, hoje, são perda de tempo, na minha humilde opinião.
perfeito!

Avatar do usuário
jroberto2469
Mensagens: 573
Registrado em: 11 Dez 2016 18:57

Re: Qual desses cursos vc preferia fazer?

Mensagem por jroberto2469 » 14 Jan 2017 13:32

ThunderPunch escreveu:Outra coisa, em qual das duas instituições vcs acham melhor estudar engenharia/física? Sei que poderia mt bem fazer pras duas, mas prefiro focar em uma prova só, e tem algumas diferenças entre elas(unicamp não tem redação na primeira fase, e a estrutura da segunda é bem diferente).

Edit: me refiro a usp ou unicamp
cara, faz engenharia então. tanto unicamp quanto usp são tops aqui no brasil, só acho errado vc focar em uma só, tem que tentar pra tudo quanto é lugar para aumentar as chances de passar. esse negocio de tentar para 1 lugar só é coisa de preguiçoso e vc não vai longe assim...

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: abnerjj, FROST, hattorizinho e 134 visitantes