Investigar é uma coisa, punir é outra totalmente diferente...msfazer escreveu:
Não acham que a posição no ranking melhora, justamente, pq agora esses escândalos estão sendo investigados da forma que devem ser?
Isso não é elogio nem crítica a nenhum partido, é apenas um raciocínio...
Abs!
Brasil melhora em ranking sobre corrupção em ano de escândal
Re: Brasil melhora em ranking sobre corrupção em ano de escâ
-
- Contato:
Essas perguntas do questionário dão uma pista: "em que medida os agentes públicos são impedidos de utilizar suas posições em proveito próprio?"; "em que medida os agentes públicos que cometem abusos por conta de suas posições são processados e punidos?"; e "em que medida o governo contém a corrupção efetivamente?".
Quanto mais houver agentes presos e processados, maiores serão as médias das respostas para essas perguntas.
Quanto mais houver agentes presos e processados, maiores serão as médias das respostas para essas perguntas.
L'État, c'est moi
Luis XIV de França, O Rei Sol, um dos primeiros esquerdopatas conhecidos
Luis XIV de França, O Rei Sol, um dos primeiros esquerdopatas conhecidos
Mago escreveu:
Investigar é uma coisa, punir é outra totalmente diferente...

O que tem acontecido nos últimos anos foram denúncias, que foram investigadas, comprovadas, os acusados foram julgados e punidos. Estão na cadeia! Tem gente foragida em outro país...
Hoje, já temos até esperanças que esse povo da Petrobras também seja preso. Essas prisões do Genoíno e do Dirceu foram simbólicas! Por mais que os petistas se apressem em dizer que foram prisões políticas. ¬¬
Antigamente, era sempre um acordão entre os partidos pra abafar CPI... aquela cultura popular do "vai acabar em pizza". Parece que acabou em cadeia pra político corrupto!
Claro que não sou tão inocente qto tá parecendo, hehehehe... sei que ainda temos muito o que mudar. Estamos na 69ª posição nesse ranking. Mas pra mim está bem claro que o Brasil está mudando em relação ao que era. E que a mudança vai ser muuito lenta e gradual.
Abs!
Passar menos de um ano na cadeia cheio de regalias, depois pegar regime semi-aberto e agora ta na rua é punição por roubar milhões?msfazer escreveu:
O que tem acontecido nos últimos anos foram denúncias, que foram investigadas, comprovadas, os acusados foram julgados e punidos. Estão na cadeia! Tem gente foragida em outro país...
Hoje, já temos até esperanças que esse povo da Petrobras também seja preso. Essas prisões do Genoíno e do Dirceu foram simbólicas! Por mais que os petistas se apressem em dizer que foram prisões políticas. ¬¬
Antigamente, era sempre um acordão entre os partidos pra abafar CPI... aquela cultura popular do "vai acabar em pizza". Parece que acabou em cadeia pra político corrupto!
Claro que não sou tão inocente qto tá parecendo, hehehehe... sei que ainda temos muito o que mudar. Estamos na 69ª posição nesse ranking. Mas pra mim está bem claro que o Brasil está mudando em relação ao que era. E que a mudança vai ser muuito lenta e gradual.
Abs!
Isso pra mim foi mais uma encenação pra livrar a cara do Molusco Nove Dedos.
-
- Contato:
culturalmente somos corrupto. É triste, mas é a verdade.Dolan escreveu:
No meu post acima falei de certa forma que a coisa está em todos os níveis, começa no povo.
Policia federal ta fazendo um bom trabalho.
“Eu e meu público nos entendemos perfeitamente. Eles não ouvem o que digo, e eu não digo o que eles desejam ouvir”. - Karl Kraus
“A única diferença entre a educação brasileira e o crime organizado é que o crime é organizado” - Olavo de Carvalho
“A única diferença entre a educação brasileira e o crime organizado é que o crime é organizado” - Olavo de Carvalho
- Mark Twain
- Contato:
Posta aqui no tópico mesmo sobre os EUA e França serem piores, tenho interesse em ver estes estudos e de onde vieram. Acho muito importante você postar já que eu pessoalmente nunca vi ou li um estudo sobre isso onde possa se fazer tal comparação.Garfield escreveu: Chegando em casa eu pego uns estudos e te passo, você lê ingles bem? Tem interesse mesmo? Se sim, eu te passo por MP até o final da semana.
- Mark Twain
- Contato:
Garfield escreveu: Posto sim. Mas é tudo inglês. E a diferença é que eles levam em conta os corruptores e os receptores de dinheiro de evasão de divisa.
Blz, faço faculdade nos EUA. Melhor ainda que seja em inglês. Quero repassar esse estudo ao meu professor de ciências políticas que é da Índia, e esse estudo que você tem seria contrário à tudo que ele tem ensinado nesse semestre. Principalmente
no ponto do Brasil ser um país menos corrupto que EUA e França.
Essa é a falácia mais perversa inventada pelo PT. Nenhum governo foi mais corrupto que esses 16 anos. Nem o PSDB, que é um monstro devorador de dinheiro público, consegue ser pior. A desfaçatez do PT pra roubar é algo sui generis, nunca antes visto.Dolan escreveu:O PT pode ser um partido filho da puta, mas em comparação ao governo FHC, a PF teve mais liberdade pra trabalhar. Por isso tá pegando geral, até gente do próprio PT. Esse é um dos pontos positivos do governo Lula.
Sobre a corrupção em si, não adianta achar que só há isso lá em Brasília quando o próprio povo faz vista grossa pra certas coisas e não pra outras.
Ninguém tá cobrando santidade da população, mas as Assembléias Legislativas, Congresso e afins são reflexo de quem vota.
A diferença é que até pouco tempo depois da ditadura o povo brasileiro ainda estava anestesiado com a liberdade política recém adquirida e acabava aceitando tudo o que há de mais podre na política porque via como um preço melhor que o da ditadura. Hoje em dia, porém, o povo, principalmente as gerações mais novas, não tolera mais tão passivamente isso. A noção de que o público é de fato publico vem crescendo entre o povo brasileiro. Ainda somos um povo bovino mas as coisas estão lentamente mudando.
Se hoje se investiga e se pune mais, é fruto do amadurecimento da democracia. Não é, de jeito nenhum, por bondade do PT.
Rapaz... De onde tu tirou isso? A Transparência Internacional diz exatamente o contrário. Só tem país devastado atrás do Brasil nesse ranking. E nem teria como ser diferente, convenhamos.Garfield escreveu:A corrupção no Brasil é absurda, mas nõa esta entre as maiores do mundo, EUA, França, entre outros são muito piores.
Mas acho que o brasileiro foca muito no que a midia manda ele focar, as pessoas ficaram iradas com o politico que tentou sair com alguns milhares de dolares na cueca, mas não fala nada dos transatlanticos lotados de dolares que saem hoje em dia, existe estudos europeus que dizem que a evasão de divisas aqui é maior que nosso PIB.
Por fim, acho que as pessoas focam toda sua raiva nos politicos, enquanto esses são apenas marionetes, são literalmente funcionários do baixo escalão de quem fode toda essa porra.
Lá eles têm um problema diferente. Tentaram impedir o financiamento de campanha por empresas mas a Suprema Corte entendeu que não pode haver qualquer limitação à participação democrática. Assim, restou a eles legalizarem a atividade do lobista e a influência do empresariado no Congress.Dolan escreveu:
Bom, se vc considerar que receber grana de empresas pra fazer lobby e outras traquinagens em votações não é algo correto, nos EUA isso é bem comum. Na França não sei por não acompanho, mas na terra do Tio Sam, o que mais tem é deputado e senador com dinheiro caindo na conta através de acordos pra votar leis de interesse de certos grupos. Pra mim isso é corrupção também.
A diferença é que lá não são só as grandes empresas que têm lobistas no congresso. Os diversos sindicatos, as grandes entidades da sociedade civil americana, todos têm seus lobistas cadastrados e registrados e bem conhecidos por todos. E o principal: o povo americano acompanha, cobra e fiscaliza de fato e bem de perto a atividade política do país inteiro.
Se lá estourasse um escândalo com 0,5% do tamanho do Petrolão, nenhum político envolvido jamais seria reeleito e todos seriam presos e exemplarmente punidos, consequências quase impossíveis de imaginar aqui no Brasil.
- Jase Robertson
- Contato:
Aquele filme Obrigado por fumar mostra bem isso,Shin escreveu:
Lá eles têm um problema diferente. Tentaram impedir o financiamento de campanha por empresas mas a Suprema Corte entendeu que não pode haver qualquer limitação à participação democrática. Assim, restou a eles legalizarem a atividade do lobista e a influência do empresariado no Congress.
A diferença é que lá não são só as grandes empresas que têm lobistas no congresso. Os diversos sindicatos, as grandes entidades da sociedade civil americana, todos têm seus lobistas cadastrados e registrados e bem conhecidos por todos. E o principal: o povo americano acompanha, cobra e fiscaliza de fato e bem de perto a atividade política do país inteiro.
Se lá estourasse um escândalo com 0,5% do tamanho do Petrolão, nenhum político envolvido jamais seria reeleito e todos seriam presos e exemplarmente punidos, consequências quase impossíveis de imaginar aqui no Brasil.
tema muito interessante,
muito melhor do que essa propinagem que rola solta por aqui sem fiscalização e sem punição.
Até pra molhar a mão dos outros eles são mais organizados

Se você puder postar aqui alguns desses estudos eu agradeceria.Garfield escreveu:
Como eu disse anteriormente estes estudos tem uma optica diferente, eles analisam também os corruptores (não só os corrompidos) e para onde o dinheiro oriundo de evasão de divisas vai.
Se você analisar apenas os corrompidos, o que eu acho raso e infrutífero (mas ai é visão pessoal), sim o Brasil é muito mas muito mais corrupto, porém se analisar o todo não.
Dei uma lida rápida no relatório da Transparência Internacional, que é um indicador muito respeitado no mundo sobre o assunto, e achei bem interessante a maneira como eles fazem esse levantamento. São consultas com populares, diversos setores das sociedades, várias entidades e empresas nacionais e internacionais e etc. É a percepção dessa gente toda que compõe o cálculo do índice.
Não que isso seja necessário. A percepção geral no Brasil é exatamente essa: a corrupção aqui é enraizada e está espalhada por todos os cantos do país. Disso todo brasileiro sabe.
O Brasil não melhorou. Ficou estagnado. Só subiu algumas posições porque teve país que piorou, como o Chile.El Capo escreveu:Melhorou no ranking pq provavelmente os políticos tem escondido bem os esquemas, se viesse tudo a tona estaríamos lá em cima (ou embaixo), simples assim.
Aqui não melhorou porra nenhuma. A merda continua a mesma de sempre.
-
- Contato:
A PF so melhorou no governo PT pq o Brasil como um todo melhorou. Hj a PF tem materiais tops de investigacao e isso melhorou pq nossa economia melhorou. Nao tem nada a ver com a "liberdade dada pelo PT". Quem conhece algum policial federal sabe que a ingerencia politica ainda e muito grande sobre o orgao!
Sobre os corruptos serem condenados mais agora do que antes, para mim, tb nao tem nada a ver com governoa A ou B, e sim ao avanco da tecnologia que nos trouxe de forma quase imediata informacoes para acompanharmos o que esta acontecendo. Ou alguem acha q se o mensalao fosse na decada de 90 alguem seria punido?? Eles foram punidos unciamente pela pressoa social, se nao houvesse essa repercussao toda nas redes sociais eles nunca seria condenados, como quase nao foram!
Achar q em governo A ou B as coisas mudaram para piorar eles e inocencia. Os nossos politicos e partidos sao os mesmo (ideologicamente e modus operanti) da decada de 70. So que o mundo mudou e eles nao!
Sobre os corruptos serem condenados mais agora do que antes, para mim, tb nao tem nada a ver com governoa A ou B, e sim ao avanco da tecnologia que nos trouxe de forma quase imediata informacoes para acompanharmos o que esta acontecendo. Ou alguem acha q se o mensalao fosse na decada de 90 alguem seria punido?? Eles foram punidos unciamente pela pressoa social, se nao houvesse essa repercussao toda nas redes sociais eles nunca seria condenados, como quase nao foram!
Achar q em governo A ou B as coisas mudaram para piorar eles e inocencia. Os nossos politicos e partidos sao os mesmo (ideologicamente e modus operanti) da decada de 70. So que o mundo mudou e eles nao!