Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
Tai-Pan
Mensagens: 392
Registrado em: 12 Out 2014 12:00
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Tai-Pan » 31 Jan 2017 23:49

jowmichel escreveu:galera meu pai estava querendo começar fazer aquelas linguiças cuiabanas, algumas com queijos, tomates, alguns sabores variados, alguém sabe alguma máquina boa e de baixo custo ideal para fazer algumas, pode ser para começar mesmo.
Cara, eu faço direto aqui, mas é só pra família mesmo, utilizo apenas uma ensacadora pq já estávamos abusados de encher linguiça kkkk e comprei no mercado livre, mas ela é bem básica mesmo, comprei tb a tripa suína salgada que vale muito a pena, o que achei ruim foi o diâmetro do bico da ensacadora que é meio estreito, aí temos que cortar os pedaços bem pequenos mesmo, o que aumenta e muito a mão de obra, a não ser que vc curta com carne moída que dá pra fazer de boa, aí quando o cara pega a manha é rápido, dá pra fazer linguiça pra porra. Tô pensando em fazer umas toscanas, utilizando uns temperos e conservantes, mas só mais pra frente mesmo.

Ensacadora:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... video--_JM

Tripa:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... nguica-_JM

Calixto
Mensagens: 1742
Registrado em: 18 Dez 2015 11:08
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Calixto » 01 Fev 2017 02:46

jowmichel escreveu:galera meu pai estava querendo começar fazer aquelas linguiças cuiabanas, algumas com queijos, tomates, alguns sabores variados, alguém sabe alguma máquina boa e de baixo custo ideal para fazer algumas, pode ser para começar mesmo.
Brother se quiser um troço bem básico mesmo pode mandar uma manual de ferro mesmo. Vai resolver o problema, principalmente se for pouca coisa somente para consumo. Agora caso o coroa queira fazer um extra ou mesmo fazer mais quantidade para fazer graça com amigos e famíliares eu recomendo esse elétrico da Botini. Tá longe dos profissa top mas tbm muito longe desses lixões de 300 reais dá Britânia, mondial etc.
639 em 12 sem juros frete grátis. Excelente aparelho para produção média.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... botini-_JM

Ele moendo:
phpBB [video]

Calixto
Mensagens: 1742
Registrado em: 18 Dez 2015 11:08
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Calixto » 01 Fev 2017 02:55

Tai-Pan escreveu:Cara, eu faço direto aqui, mas é só pra família mesmo, utilizo apenas uma ensacadora pq já estávamos abusados de encher linguiça kkkk e comprei no mercado livre, mas ela é bem básica mesmo, comprei tb a tripa suína salgada que vale muito a pena, o que achei ruim foi o diâmetro do bico da ensacadora que é meio estreito, aí temos que cortar os pedaços bem pequenos mesmo, o que aumenta e muito a mão de obra, a não ser que vc curta com carne moída que dá pra fazer de boa, aí quando o cara pega a manha é rápido, dá pra fazer linguiça pra porra. Tô pensando em fazer umas toscanas, utilizando uns temperos e conservantes, mas só mais pra frente mesmo.

Ensacadora:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... video--_JM

Tripa:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... nguica-_JM
Mas tu pica a carne na faca? Acho melhor a máquina pois tu compra o pernil e já mói gordura e carne na proporção ideal.

Avatar do usuário
Tai-Pan
Mensagens: 392
Registrado em: 12 Out 2014 12:00
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Tai-Pan » 01 Fev 2017 09:04

Calixto escreveu:Mas tu pica a carne na faca? Acho melhor a máquina pois tu compra o pernil e já mói gordura e carne na proporção ideal.
Como te falei a nossa produção é pequena, só pra família mesmo e as vezes pra uns amigos, aí preferimos picar a carne, achamos que o resultado é melhor. Já fiz com a moída tb, mas como é mista não ficou boa. Mas vejo que seu Pai precisa de uma melhor com mais potência.

Calixto
Mensagens: 1742
Registrado em: 18 Dez 2015 11:08
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Calixto » 01 Fev 2017 12:55

:artist:
Tai-Pan escreveu:Como te falei a nossa produção é pequena, só pra família mesmo e as vezes pra uns amigos, aí preferimos picar a carne, achamos que o resultado é melhor. Já fiz com a moída tb, mas como é mista não ficou boa. Mas vejo que seu Pai precisa de uma melhor com mais potência.
N é meu pai. To no tópico para ajudar o Manolo tbm. No mais é não usar aro bem largo para moer q a carne fica pedaçuda tbm.

Avatar do usuário
Queixodevidro
Mensagens: 4881
Registrado em: 21 Out 2014 18:55
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Queixodevidro » 01 Fev 2017 13:37

Cuca escreveu:...5- 40 min na pressão com cerveja escura também....depois apenas transferir pra panela e temperar com o que se gosta...

Abraço
Essa nunca tentei, mas deve ficar derretendo... Quando tiver chance vou tentar. Sem falar que é simples. :ymapplause: :ymapplause:
A felicidade não é um prêmio ao final do caminho, ela é o caminho. TEAM TIGER

Avatar do usuário
Queixodevidro
Mensagens: 4881
Registrado em: 21 Out 2014 18:55
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Queixodevidro » 01 Fev 2017 13:43

Carai, eu tava doido pra achar isso kkkkk. Boa parceiro, vou dar uma olhada. :ymapplause: :ymapplause:
A felicidade não é um prêmio ao final do caminho, ela é o caminho. TEAM TIGER

DiegoGracie
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 5979
Registrado em: 14 Jun 2014 15:47
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por DiegoGracie » 01 Fev 2017 14:05

Cuca escreveu:Costumo fazer picanha com uma certa frequência, aqui no RS é comum no interior, você comprar a peça inteira ( chamamos de alcatrão ) onde vem a alcatre, maminha e picanha....tudo separadinho, mas a preço de alcatre ( R$29,99/kg ).

É bem mais barato que em capitais ou grandes centros.

Via de regra, opção número 01 é na churrasqueira....mas já experimentei outras versões que ficaram muito boas.

2- se a picanha tem mais de 01 kg, selar dos dois lados no óleo quente ( frigideira, panela, pouco óleo ) e finalizar no forno....temperar a gosto ( ir banhando no forno é boa opção ).

3- se a picanha tem até 1 kg, marinar e apenas selar e na panela mesma deixar chegar no ponto que se quer....

4- selar, remover o óleo e deixar na panela fervendo com temperos, especiarias e cerveja preta ( com cebola, tomate, pimentões....). Fica espetacular....

5- 40 min na pressão com cerveja escura também....depois apenas transferir pra panela e temperar com o que se gosta.

Qualquer destas opções, importante é ter a gordura selada e o ponto interno ser o que se gosta....

Abraço

Cara, depois que comecei a comprar a Alcatra Completa, nunca mais comprei outra carne. Suculenta demais. O famoso " Alcatrão ".
TEAM ARTHUR O FIEL BBB 22

DiegoGracie
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 5979
Registrado em: 14 Jun 2014 15:47
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por DiegoGracie » 01 Fev 2017 14:26

Filho_da_D.Florinda escreveu:Ancho, Chorizo, Fraldinha, Cordeiro, Picanha, File Mignon >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Alcatra
:dunno:

Edit. agora que vi que vc esta falando do Alcatrão
É cara, é Alcatra (a parte mais top da Alcatra), Maminha e Picanha. Muito bom. Geralmente as peças pesam de 7 a 9 kilos. Faço uns 5-6 churrascos, tranquilamente.. hahaha
TEAM ARTHUR O FIEL BBB 22

Avatar do usuário
Tai-Pan
Mensagens: 392
Registrado em: 12 Out 2014 12:00
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Tai-Pan » 01 Fev 2017 22:32

Calixto escreveu::artist:
N é meu pai. To no tópico para ajudar o Manolo tbm. No mais é não usar aro bem largo para moer q a carne fica pedaçuda tbm.
Hehehe vacilo meu. Quanto a moer realmente tem uns discos que fazem com que o pedaço fique maior, inclusive o cara que moeu pra mim a última vez, tem um disco que parece deixar a carne com uns pedaços bacanas, fiquei até de testar e farei isso esses dias, vou fazer pouco, moer 1kg de coxão mole + 1,5 kg de lombo suíno + 1,5 kg de toucinho. Vai ser minha última tentativa com carne moída, se não rolar vou continuar picando mesmo. Vou tirar umas fotos.

Avatar do usuário
AEGIS
Mensagens: 5573
Registrado em: 23 Out 2014 01:21
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por AEGIS » 02 Fev 2017 07:51

Uma carne que eu curto muito é a Maminha Pouco consumida, no geral galera não curte muito.
"Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito."

Aristóteles
----
Reconstruindo o Dream TeAM do MMA! Junte-se a nós, deixe sua sugestão!

SHOGUN DE SUNGA BRANCA 100% - BJ MOTIVADO - Royce "Quando estava lá" - CIGANO CASADO - ARONA DE CAPACETE E SEM DENGUE - GSP DE CAMISINHA - ANDERSON SEM DANCINHA - CERRONE ENDIVIDADO - MINOTAURO NA 1ª CLASSE DE AVIÃO - SONNEN DE CALÇA JEANS E HAVAIANAS

Avatar do usuário
Queixodevidro
Mensagens: 4881
Registrado em: 21 Out 2014 18:55
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Queixodevidro » 02 Fev 2017 13:18

Falaram do alcatrão, a maminha+picanha+alcatra lembrei desse vídeo do Clube da Carne, que o cara fala do "filé de igreja" Nunca tinha ouvido falar, mas um filézão desse no meu prato ia bem :D

phpBB [video]
A felicidade não é um prêmio ao final do caminho, ela é o caminho. TEAM TIGER

Albur
Mensagens: 439
Registrado em: 12 Fev 2016 13:34
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Albur » 03 Fev 2017 11:39

Moçada, como voces fazem molho com aqueles tomates pelados em conserva, tipo esse aqui:

Imagem

Imagino que eses tomates nao sao para esquentar e colocar direto na massa, que tem que cozinhar para dar uma engrossada e temperar...

Eu uso bastante um molho pronto de uma marca italiana, o arrabiata, que e apimentado. E muito bom, mas ta ficando caro demais (tava em 10 reais, agora foi para 15).

Aqueles molhos baratos tipo quero ou heinz eu gostava ate que provei os bons, agora nao consigo comer com gosto, entao pelo preço vou ter que começar a fazer meu proprio molho...

Avatar do usuário
Thecker
Mensagens: 1749
Registrado em: 02 Out 2014 17:11
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Thecker » 03 Fev 2017 12:23

Albur escreveu:Moçada, como voces fazem molho com aqueles tomates pelados em conserva, tipo esse aqui:

Imagem

Imagino que eses tomates nao sao para esquentar e colocar direto na massa, que tem que cozinhar para dar uma engrossada e temperar...

Eu uso bastante um molho pronto de uma marca italiana, o arrabiata, que e apimentado. E muito bom, mas ta ficando caro demais (tava em 10 reais, agora foi para 15).

Aqueles molhos baratos tipo quero ou heinz eu gostava ate que provei os bons, agora nao consigo comer com gosto, entao pelo preço vou ter que começar a fazer meu proprio molho...
Cara, não tem segredo.

Faz um refogado básico de alho e cebola no azeite, coloca os tomates pelados, deixa fervendo em fogo baixo e vai colocando os temperos de sua preferência, sal, pimenta, manjericão, tomilho.

Avatar do usuário
RFAbdo
Mensagens: 5638
Registrado em: 01 Out 2014 20:23
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por RFAbdo » 03 Fev 2017 12:27

Albur escreveu:Moçada, como voces fazem molho com aqueles tomates pelados em conserva, tipo esse aqui:

Imagino que eses tomates nao sao para esquentar e colocar direto na massa, que tem que cozinhar para dar uma engrossada e temperar...

Eu uso bastante um molho pronto de uma marca italiana, o arrabiata, que e apimentado. E muito bom, mas ta ficando caro demais (tava em 10 reais, agora foi para 15).

Aqueles molhos baratos tipo quero ou heinz eu gostava ate que provei os bons, agora nao consigo comer com gosto, entao pelo preço vou ter que começar a fazer meu proprio molho...
Sim, coloque no fogo, tempere a gosto, e controle o cozimento de acordo com o prato ou complemento do molho. algumas marcas tem uma versão do tomate pelado em cubos, o que facilita pra fazer molhos mais cremosos.

Quanto ao molho barato, experimente o da Hemmer. Tenho usado só ele na correria.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Djair Ferreira e 172 visitantes