Evolução no Jiujitsu

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
SpeedGame
Contato:

Evolução no Jiujitsu

Mensagem por SpeedGame » 07 Jan 2017 09:59

Fala pessoal, blz? Voltei pro jiu a 4 meses depois de anos parado. Peguei a faixa azul em 2010 e acabei parando de treinar no começo de 2011.

O problema é que eu to treinando pra caramba e sinto que eu to evoluindo muito mais lento do que quando era mais novo, nao sei oq ta acontecendo mas me dá mt branco nos rolas e eu to esquecendo muito as posicoes que eu venho treinando. A impressao que dá é que eu quase nao aprendi nada nesses 4 meses e as vezes ainda me acho pior que antes.

É normal sentir isso? Alguns de voces mais graduados ja se sentiu empacado no processo de evolucao?

Tartaruga
Contato:

Re: Evolução no Jiujitsu

Mensagem por Tartaruga » 07 Jan 2017 10:48

Você por acaso tem hoje mais preocupações extra tatame do que tinha a 4 anos atrás?
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

Goro
Contato:

Mensagem por Goro » 07 Jan 2017 13:06

SpeedGame escreveu:Fala pessoal, blz? Voltei pro jiu a 4 meses depois de anos parado. Peguei a faixa azul em 2010 e acabei parando de treinar no começo de 2011.

O problema é que eu to treinando pra caramba e sinto que eu to evoluindo muito mais lento do que quando era mais novo, nao sei oq ta acontecendo mas me dá mt branco nos rolas e eu to esquecendo muito as posicoes que eu venho treinando. A impressao que dá é que eu quase nao aprendi nada nesses 4 meses e as vezes ainda me acho pior que antes.

É normal sentir isso? Alguns de voces mais graduados ja se sentiu empacado no processo de evolucao?
Fiquei parado por um longo tempo, quando voltei também senti isso que vc está falando, pra mim agora o mais difícil é aprender posições novas, o jiu evoluiu mto no tempo em q fiquei parado.
Imagem
667

Alekson lima
Contato:

Mensagem por Alekson lima » 07 Jan 2017 14:24

Eu treinei jiu entre 1997 2000, dos 15 aos 18, passei por 2 academias aqui em sp, já estava quase pegando a azul. O pessoal não dava muita dica, vc meio q tinha q perceber sozinho o erro, pelo menos foi assim onde eu treinei. Na época eu achava q estava evoluindo bem, até disputei um campeonato. Voltei em agosto do ano retrasado, aos 33 anos, ou seja, depois de 15 anos parado e estou parado há 7 meses devido a uma lesão, tempo total de treino 7 meses. Eu percebi uma evolução muito maior dessa última vez, aprendi várias posições que não tinha sequer noção, olhava videos no YouTube, tentava criar algumas posições, comecei a entender melhor a dinâmica dos golpes, os mais graduados me ensinaram muitas posições, virei um viciado msm. Normal , 15 anos é muito tempo parado.

RicardoBJJ
Contato:

Mensagem por RicardoBJJ » 01 Fev 2017 16:21

é, são tantos fatores que poderia explicar isso... mas os principais fatores talvez sejam:

você não é mais o mesmo que há 6 anos atrás e;

O Jiu Jitsu que você está vendo agora não é mais o mesmo que você via há 6 anos atrás.
Imagem

Hall
Contato:

Mensagem por Hall » 03 Fev 2017 13:40

tu ta véio.

bem vindo ao clube.

kkkk
Imagem

SpeedGame
Contato:

Mensagem por SpeedGame » 04 Fev 2017 08:07

Fala galera! tinha esquecido que tinha criado esse tópico. Apesar de ainda sentir que não aprendi tantas posições novas, sinto que meu jiujitsu tá bem mais justo. Acho que peguei muito detalhe de posicionamento, coisas mais "invisiveis" como ajuste de pegadas, posicionamento dos pés e etc... se bobear esses detalhes são mais importantes do que saber varias posições que não estão tão justas.

E po, to novo ainda! 25 anos haha. To pensando em voltar a competir esse ano... falta ajustar alguns detalhes e ja ja colo.

Uma coisa que mudou também foi que eu mudei de professor. Meu ex professor era muito old school... muita guarda fechada e etc... meu atual professor só faz delariva e joguinho de passagem igual os mendes... Acho que em todos esses meses de de treino que eu voltei a gente não viu uma posição de guarda fechada kkk.

Enfim, minha delariva ta começando a ficar mais justa. Acho que eu tava só levando amasso mesmo porque a equipe tá mt forte mesmo, tem roxa que eu não mexo os olhos mas ele tá la ganhando tudo que compete...

Se for parar pra ver nem tá tão ruim, so fui finalizado por branca 2x nesses meses (no mesmo rola e cansado) pra um maluco que foi campeao brasileiro e eu ainda dei um atraso nele no ultimo treino da gente. Todos os azuis que me amassavam pegaram a roxa também... talvez eu estava me cobrando demais em rolar com gente mais graduada e que estavam com mais ritmo de treino que eu.

Alemartins
Contato:

Mensagem por Alemartins » 05 Fev 2017 16:32

Tem dia que você bate, tem dia que você apanha. Muito do jiu jitsu é timming. Se você tá pensando no trabalho pra entregar, na conta pra pagar, no meio do tatame, vai acabar se atrasando. É assim. O bater não é o problema. O problema é não entender o que aconteceu pra acontecer isso. Passaram sua guarda? Como? Qual foi a hora do teu jogo que deu merda? É isso que você tem que aprender a lidar.

Meu jogo de guarda sempre dependeu muito de pegada pra fazer retenção. Machuquei minha mão e não consigo simplesmente mais fazer pegada. Dava merda e eu botava na aranha, me arrumava e botava no jogo de novo. Meu jogo de retenção teve que começar a ser outro, porque não dá mais pra depender da pegada da minha mão esquerda. Enquanto não arrumei um "substituto" pra essa situação, até branca passava minha guarda quando andava pro lado da mão ruim. É assim.

SuperChango
Contato:

Mensagem por SuperChango » 05 Fev 2017 17:22

Sintomas da síndrome FAM (faixa azul de merda). O cara gradua e fica sentindo que na branca se destacava mais do que agora, ou seja, passa a se sentir um faixa azul de merda. Se for isso te digo que já tive e que passa kkkk.. Meu mestre falava que uma hora daria um estalo (achar o jogo) e o negocio iria mudar, dito e feito.

Hall
Contato:

Mensagem por Hall » 10 Fev 2017 13:31

kkkk sindrome do FAM!

vou escrever essa merda
Imagem

-meph-
Contato:

Mensagem por -meph- » 14 Fev 2017 14:05

FAM foi boa, mas acho que a maioria da galera passa por isso. Chega na faixa nova e nos primeiros 15 dias a faixa dá uma pesada, depois pega no tranco.
Podcast Papo no Tatame, primeiro podcast de Jiu-Jitsu em português do Brasil!

Acesse: Papo no Tatame

Imagem

Gardenal_JJ
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Gardenal_JJ » 14 Fev 2017 14:11

A academia q vc reinava era melhor ou pior que a atual(nivel)?

Parceiro, pelo tempo q vc ficou parado, em menos de 6 meses dificilmente vc alcança o nível que tinha.

Responder