Dejavu escreveu:Com relação aos gorilas, acho que o leopardo pode até vencer machos jovens ou fêmeas, mas contra um macho alpha de costas prateada acho que ele não tem muitas chances em uma luta até a morte.
Que eu me lembre há evidências de predação em machos adultos. Gorila encontrado morto com cortes causados por garras, restos de gorila nas fezes do felino, etc.
No entanto, predação é uma coisa e luta é outra, ainda que nesse tipo de predação deva rolar pelo menos um pouco de luta, duvido que o gorila seja morto instantaneamente sem se defender. Mas sim, o leopardo é um predador de emboscada e realmente ele pode ter uma boa vantagem nessa situação.
Agora, mesmo numa frente a frente, com ambos cientes da presença um do outro desde o início, ainda acho que o leopardo teria um discreto favoritismo. O gorila tem a vantagem de tamanho e força, e não é pouca, mas o leopardo compensa com agilidade, destreza, técnicas de abate apuradíssimas e 20 garras afiadas e retráteis (e ele não as economiza em situações de luta). Fora que o bicho é muito forte também, capaz de carregar presas 3 vezes maiores que ele pra cima das árvores.
O problema pro gorila é que na luta agarrada ele possivelmente levaria a pior, sua pele não é das mais resistentes no reino animal (um mal de primatas) e ali ele estaria em atrito com 20 navalhas afiadíssimas e uma boca com caninos enormes esperando uma oportunidade de encaixar uma mordida fatal no pescoço. Claro que o macacão também poderia ferir o leopardo gravemente nessa situação, quem sabe até a morte. Contudo, apostaria na habilidade de luta e predação do felino, penso que ele poderia ferir o gorila evitando em boa parte os contra-ataques.
Penso, logo bustamanteio.