Mas olha os dogs pedindo arrego aí. E se não estivessem com proteção estariam gravemente feridos.Urubu Rei escreveu:Eu acho que superestimam muito a força do gorila. Lógico que possuem uma força descomunal, mas tem muita coisa sensacionalista sobre isso na mídia. Essas estimativas de que ele é não sei quantas vezes mais forte do que um homem adulto impressiona as pessoas, mas as pessoas esquecem que em matéria de força física nós somos uns bostas mesmo. E acho que vocês estão subestimando o dogo argentino e sua capacidade de caçar animais grandes e perigosos.
Por mais forte que o gorila seja, não é como se ele fosse esquartejar um dogo em questão de segundos ou matá-lo em qualquer pancada. Pelo que já li a respeito eles nem são TÃO adeptos assim à lutar na base da pancada, lutam mais se agarrando ao adversário e metendo os dentes.
Uma característica comum a todos os canídeos é a resistência física impressionante. Lobos podem assimilar bem revides violentos de bisões, e cães de rinha ainda lutam com disposição mesmo em estado crítico, estropiados. Pitbulls e raças próximas atacam grandes animais como bois e cavalos e os relatos sempre dão conta de uma resistência absurda à coices e chifradas.
O dogo argentino é especialmente resistente porque foi selecionado pra caçar javalis e pumas, animais extremamente perigosos, de grande poder destrutivo, ambos proporcionalmente melhores armados que o gorila. Por vezes esses cães ficam severamente feridos e continuam indo pra cima. Eles reúnem as principais características pra enfrentar esses animais, como temperamento, energia, cardio, e é claro, resistência física.
E é impressionante o estrago que eles conseguem fazer naqueles javalis enormes, de pele espessa e muito resistente. Há muita fotos por aí. Aqui, a partir dos 3:53, apesar do javali não ser dos maiores dá pra se ter uma noção da ignorância dessa raça:
A pele do gorila é relativamente fina e ele muito provavelmente teria seríssimos problemas com 4 bons cães dessa raça o atacando em conjunto. Ele precisaria cuidar dos 4, se pegasse um, seria brutalmente mordido pelos outros, possivelmente tendo que soltar o cão pra se defender dos outros. Penso que no processo ele poderia matar um ou outro antes de ser morto.
O leopardo, por sua vez, é um dos predadores mais sinistros peso por peso do planeta. O gorila teria a vantagem de força bruta. Quase certamente sua mordida também é mais forte, mas a funcionalidade deixa a desejar, não é "técnica" e precisa como a do leopardo. Todo o mais estaria a favor do felino. E de certa forma eu acho que o jogo casa pro leopardo por este ser um predador astuto, inteligente, paciente, que poderia evitar os ataques mais violentos do macaco, no melhor estilo "tocar sem ser tocado". Ainda assim, devido a diferença enorme de tamanho e força, acho que ele seria apenas um pouco favorito, e pensar ao contrário disso é totalmente compreensível.
Realmente não há provas definitivas de leopardos predando gorilas machos, como fotos, vídeos ou mesmo testemunhas presenciais, mas mas há várias evidencias fortes de que esse tipo de predação ocasionalmente acontece. Restos de gorilas nas fezes do felino não é uma evidência tão contundente, embora grandes felinos não sejam acostumados a comer animais que eles não mataram, mas lembro de citações de pesquisadores relatando gorilas mortos com ferimentos tipicamente causados por garras. Enfim, outra hora volto a procurar essas coisas.
É complicado essa luta do gorila va dogs e aceito qq opinião. Ja pensei nas duas hipóteses e ambas me parecem possíveis.
Sobre o Leopardo vs gorila, acho que todas as lutas aqui, devemos tirar o fator emboscada de lado. Seriam os 2 trancados em algum local, apostaria no gorila nesse caso. Agora se fosse a nossa onça pintada iria de onça de qq forma, e podem me chamar de Pacheco que não ligo.