Platão escreveu:A força da mordida do gorila (hienas também) foi obtida por analise da morfologia do crânio que fornecem uma boa estimativa para a bite force.
Sobre a parte grifada 1: grupo de hienas podem abater búfalos, leões também. A diferença é que a hiena é 3-4 vezes mais leve que uma leoa... esse é a demonstração parcial do poder da mordida da hiena. A força da mordida anormal desses animais deve vir de questões evolutivas já que elas se alimentam de carniças capacidade de mastigar/digerir ossos é importante.
Sobre a parte grifada ao final: Concordo. Estou considerando um encontro de 4 dogos "selvagens" contra um gorila da montanha macho e adulto.
Urubu conhece esse relato:
http://www.altinomachado.com.br/2007/03 ... bulls.html
Pra resumir o cara colocou uma onça em rinha para lutar contra 4 pitbulls. A onça mesmo em desvantagem de ambiente, estressada e acuada matou os 4! Se a onça pode matar 4 pitbulls de rinha em condições altamente desfavoráveis um leopardo que sabidamente mais agressivo, apesar de menor, pode matar 4 dogos em uma situação de confronto na natureza. Outro ponto a favor dos leopardos é que eles estão acostumados a bater de frente com 3-5 hienas sem prejuízo. Se eles podem lidar com um bicho assustador como essas hienas eles podem lidar com o dogos.
Quando quis dizer que os dogos são cães domésticos quis dizer que a eles carecem a vida na natureza selvagem. Uma coisa é atacar um javali acuando por todo um aparato de caça outra é um combate mano a mano na floresta. Se fossem dogos "selvagens" acostumados a caçar para sobrevivência na floresta a historia poderia ser outra.
Enquanto não mostrarem um fato ou argumento
real a favor da capacidade predatória desses cães assumo que:
- Onça pode bater 4 dogos
- Leopardo pode bater 4 dogos
E também, apesar de um pouco mais complicado que o caso dos felinos:
- Gorila pode bater 4 dogos
Sobre o relato da predação de gorilas por leopardo temos que esperar por provas mais contudentes. O fato é que gorilas não fazem parte da cardápio desses felinos de forma extensa. Como o colega Jackman apontou eles podem ter abatido um gorila menor 50-90 Kg...mas um gorila da montanha adulto de 200-250 Kg é outro animal!
Um abração
Você tem a fonte do estudo? Gostaria de ver quanto deu a estimativa da hiena também.
Eu não tenho conhecimento de hienas abatendo búfalos machos e adultos. Mas de qualquer forma precisamos levar em consideração que os grupos de hienas são muito maiores que das leoas.
Eu conhecia o relato, bem impressionante. Só que o dogo é um raça mais possante que o pitbull, bem como a onça é mais possante que o leopardo. E os poucos relatos de leopardos lidando com mais de 2 hienas, apesar de impressionantes também, não foram lutas até a morte.
Tem esse caso aqui também, ignorando o sensacionalismo, é o único caso confiável que conheço de um cão matando um grande felino. Vale dizer que pra mim o puma não deve em nada pro leopardo. Pode ter sido um puma não totalmente maduro ou debilitado de alguma forma? Pode, é provável. É uma exceção da exceção? É. Mas mostra que esses cães não são brincadeira.
É complexo esse negócio de dogo selvagem. Eles provavelmente se assemelhariam ao lobos ao atacar em conjunto, não teriam a característica de ir pra cima independente de qualquer coisa, etc. Sei lá, não dá pra saber. Prefiro imaginar os dogos como são atacando um gorila mas sem o "fator humano". Concordo que na condição que são caçados, as vítimas do dogo podem não "soltar o jogo" como fariam numa situação natural, por assim dizer. Mas também é claro que eles lutam por suas vidas e por vezes fazem estragos nos cães.
Os gorilas que coabitam com leoprados são grandalhões, que eu saiba. Mas enfim. Mesmo que sejam capazes de predar machos adultos não significa que venceriam frente a frente (apesar de eu achar que na maior parte das vezes sim, hehe).
Quanto a sua pergunta, leão e tigre estão em outro patamar. Penso que seriam necessários mais de 4 dogos pra dar cabo de cada um deles.
Penso, logo bustamanteio.