Entendo. Eu fiz uns investimentos um tempo desse e te confesso que descartei fundos logo de cara. Agora que você adicionou essas informações, fico até mais convencido. Eu tenho uma visão "caipira" sobre fundos (confesso), de que tem um engravatado pensando só no bolso dele e nada na sua prosperidade. Mesmo vale para esses planos privados de aposentadoria. Só furada. Acho que com a internet hoje, muita informação circulando, dá para cortar esses intermediários.AEGIS escreveu:O fundo, em si, infelizmente, acho que nenhuma garantia amigo, hehhe. Os fundos 100% renda fixa geralmente compram variados títulos do tesouro e vão jogando com isso. Podemos comprar diretamente, porém a liquidez é menor, bem menor. O risco é baixíssimo visto que a força financeira do fundo é atrelada ao tesouro nacional.
Tem outros fundos que mesclam, deixam por exemplo 80% da força financeira (ou até mais) em tesouro direto e o resto é empenhado em algo mais agressivo-variavel, o que pode trazer ganhos ou perdas mais significativos.
Hoje como a bolsa está em alta, juros em queda, é melhor soltar um pouco o jogo, sendo mais agressivo nos fundos e papéis. Até algum tempo atrás estava tudo muito nebuloso e juros altos/em alta, então, em minha humilde visão, acredito que era melhor jogar duro, conservador pois a probabilidade de perder em ações/fundo agressivo era considerável.
Hj muda o quadro, muda o perfil.
Valeu nobre
Uma coisa. Qual é o papel liquidez? É poder "sacar" o valor investido com mais facilidade?
Abraços.