INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Gregory
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por Gregory » 02 Mar 2017 18:21

AEGIS escreveu:O fundo, em si, infelizmente, acho que nenhuma garantia amigo, hehhe. Os fundos 100% renda fixa geralmente compram variados títulos do tesouro e vão jogando com isso. Podemos comprar diretamente, porém a liquidez é menor, bem menor. O risco é baixíssimo visto que a força financeira do fundo é atrelada ao tesouro nacional.

Tem outros fundos que mesclam, deixam por exemplo 80% da força financeira (ou até mais) em tesouro direto e o resto é empenhado em algo mais agressivo-variavel, o que pode trazer ganhos ou perdas mais significativos.

Hoje como a bolsa está em alta, juros em queda, é melhor soltar um pouco o jogo, sendo mais agressivo nos fundos e papéis. Até algum tempo atrás estava tudo muito nebuloso e juros altos/em alta, então, em minha humilde visão, acredito que era melhor jogar duro, conservador pois a probabilidade de perder em ações/fundo agressivo era considerável.

Hj muda o quadro, muda o perfil.

Valeu nobre
Entendo. Eu fiz uns investimentos um tempo desse e te confesso que descartei fundos logo de cara. Agora que você adicionou essas informações, fico até mais convencido. Eu tenho uma visão "caipira" sobre fundos (confesso), de que tem um engravatado pensando só no bolso dele e nada na sua prosperidade. Mesmo vale para esses planos privados de aposentadoria. Só furada. Acho que com a internet hoje, muita informação circulando, dá para cortar esses intermediários.

Uma coisa. Qual é o papel liquidez? É poder "sacar" o valor investido com mais facilidade?

Abraços.

JohnBala
Contato:

Mensagem por JohnBala » 02 Mar 2017 19:57

Eu particularmente nâo gosto de call de compra ou venda de corretora, não é difícil de acontecer de determinada corretora largar call e ficar no lado oposto no book de ofertas. Obvio que acompanho as recomendações, mas só entro se passaram pelo meu sistema de investimento.
Embora seja complicado para iniciantes, acho que vale a pena estudar como operar comprado e vendido, assim tu consegue operar nas duas pontas. Um exemplo, 2015 foi terrível para comprados, por outro lado as operações na ponta vendedora tiveram uma ótima performance no segundo semestre.
Sobre entrar na bolsa agora com foco no longo prazo, vale a pena estudar o índice para entender que nosso ponto máximo foram os 73k, em 2010 se não me engano. Em 2017 flertamos com os 69k e agora estamos indo para uma definição, se corrige mais um busca esse topo. Vale lembrar que os fundamentos de 2010 eram muito, mas muito mais estáveis. Não existiam na mesa ameaças de delações e afins.

NoNickName85
Contato:

Mensagem por NoNickName85 » 02 Mar 2017 21:31

Comprei uns fundos de investimento em 2008 e foi só decepção.

Na época comprei 700 da vale, 700 petrobras, 300 ações de energia e 300 ações de siderurgia.

O resultado é que quase 10 anos após investir 2000 em fundos de ações, atualmente tenho 1.500.

Vou liquidar e colocar em tesouro pré fixado, foi só decepção.
Nick no antigo PVT: Aniquilator

Hulkzépequeno
Contato:

Mensagem por Hulkzépequeno » 03 Mar 2017 09:20

NoNickName85 escreveu:Comprei uns fundos de investimento em 2008 e foi só decepção.

Na época comprei 700 da vale, 700 petrobras, 300 ações de energia e 300 ações de siderurgia.

O resultado é que quase 10 anos após investir 2000 em fundos de ações, atualmente tenho 1.500.

Vou liquidar e colocar em tesouro pré fixado, foi só decepção.
Procura os artigos do site clube dos poupadores sobre o tema, me ajudou muito.
"Nós Somos Loucos.. Somos Cruzeiro"

Gregory
Contato:

Mensagem por Gregory » 03 Mar 2017 11:49

Sinceramente, os fundos exigem muito e oferecem pouco. Não consigo entender a vantagem em comprar o fundos divididos em setores e comprar o papel da empresa do setor. O fundo vai fazer o que você poderia fazer diretamente pelo Homebroker. Por exemplo, o colega comprou vale e petr em 2008. Não é um mal negócio para o Buy and Hold, comprando pela corretora. Teria tirado algum dinheiro em dividendos e JCP nesse tempo e não perdido nada em taxas de adm. Agora, 300 de energia, e 300 siderurgia? Que quer dizer isso? Tem uma grande diferença entre comprar Energias BR e COPEL, duas empresas do ramo de energia. Siderurgia então, nem se fala. Você vai do céu ao inferno em duas empresas fácil fácil.

Claro que o preço dos papéis era mais alto na epóca que você comprou, mas para empresas boas e lucrativas (e para o longo prazo), isso é insignificante. Você teria saído com um dinheirinho e pago nada para esses analistas de fundos.

Hulkzépequeno
Contato:

Mensagem por Hulkzépequeno » 03 Mar 2017 12:19

Gregory escreveu:Sinceramente, os fundos exigem muito e oferecem pouco. Não consigo entender a vantagem em comprar o fundos divididos em setores e comprar o papel da empresa do setor. O fundo vai fazer o que você poderia fazer diretamente pelo Homebroker. Por exemplo, o colega comprou vale e petr em 2008. Não é um mal negócio para o Buy and Hold, comprando pela corretora. Teria tirado algum dinheiro em dividendos e JCP nesse tempo e não perdido nada em taxas de adm. Agora, 300 de energia, e 300 siderurgia? Que quer dizer isso? Tem uma grande diferença entre comprar Energias BR e COPEL, duas empresas do ramo de energia. Siderurgia então, nem se fala. Você vai do céu ao inferno em duas empresas fácil fácil.

Claro que o preço dos papéis era mais alto na epóca que você comprou, mas para empresas boas e lucrativas (e para o longo prazo), isso é insignificante. Você teria saído com um dinheirinho e pago nada para esses analistas de fundos.
O André Ávila fala muito bem sobre esse caso do fundos.

A.Magno
Contato:

Mensagem por A.Magno » 03 Mar 2017 12:28

ipca caindo, selic caindo...tesouro não está mais interessante.
Coloquei uma grana nuns fundos de investimento. Acho que da pra ficar com uns 14% a 15% aa (tendo que tirar IR ainda). Tou de boa, pois não tenho as manhas de investir em ação.

Hulkzépequeno
Contato:

Mensagem por Hulkzépequeno » 03 Mar 2017 12:31

A.Magno escreveu:ipca caindo, selic caindo...tesouro não está mais interessante.
Coloquei uma grana nuns fundos de investimento. Acho que da pra ficar com uns 14% a 15% aa (tendo que tirar IR ainda). Tou de boa, pois não tenho as manhas de investir em ação.
Demorei demais pra entrar no tesouro, mas ainda consegui umas ntbn 19, com 6,41% + Ipca

Agora é ir fazendo aportes, enquanto ainda não fica mto ruim.

A.Magno
Contato:

Mensagem por A.Magno » 03 Mar 2017 12:44

Hulkzépequeno escreveu:Demorei demais pra entrar no tesouro, mas ainda consegui umas ntbn 19, com 6,41% + Ipca

Agora é ir fazendo aportes, enquanto ainda não fica mto ruim.
Tenho uns investimento no tesouro com ipca+ 6,5%. Foi bom, mas hoje com ipca+5,5% e um ipca previsto de 4% não fica tão bom. kkk
CDB com 118% a 120% CDI podem ser uma boa opção agora, mas ta difícil de achar.
Tou apostando nos fundos pra conseguir algo um pouco melhor.

Gregory
Contato:

Mensagem por Gregory » 03 Mar 2017 13:31

A.Magno escreveu:ipca caindo, selic caindo...tesouro não está mais interessante.
É o que eu falei ali. Não precisa ser gênio para entender como funciona uma empresa de capital aberto. Tens que bolar uns critérios para selecionar boas empresas, e esta é a parte mais "complicada", diversificar um tanto para se proteger de eventuais crises (a renda, afinal, é variável), comprar sempre que sobrar uma grana no fim do mês e "esquecer". Ações (para buy and hold) você ganha dinheiro quando a empresa lucra. Simples assim. Fora a bela isenção do IR para os dividendos, que é uma clara vantagem da renda variável no BR.

Agora, especular para a grande maioria (não para todos) é loteria. Eu não recomendo para quem não pode se dedicar à isso integralmente.

Acho que gênio mesmo você precisa ser para entender como que se ganha dinheiro com fundo de investimento, que come seu investimento com taxas de adm e não te dá garantia de nada.

Gregory
Contato:

Mensagem por Gregory » 03 Mar 2017 13:43

Hulkzépequeno escreveu:O André Ávila fala muito bem sobre esse caso do fundos.
Eu falo com pouca propriedade sobre fundos, mas me parece algo como essas previdências privadas. Pegam o seu dinheiro, aplicam em algo incerto, pois o mercado é assim, se subir, ok, se descer, sem problema para eles, pois já ganharam dinheiros taxas de adm, que são pagas de qualquer maneira. Pouco risco para eles, que tem grana sobrando, e muito risco para você, que deixou lá suas economias. Loucura, na minha humilde opinião.

Como o fundo que o colega comprou. Qual seria diferença entre pegar o dinheiro dele, colocar em uma corretora, comprar VALE, PETR, Energias BR (uma ótima empresa de energia), e WEG (uma boa empresa ramo da industria pesada e siderúrgia)? Seria a mesma coisa na questão da diversificação e proteção contra crises, com o diferencial de estar comprando diretamente da empresa, sem taxa de administração, os dividendos terias caído na conta dele, sem ter que pagar IR (no caso dos dividendos).

Acho que ainda existe um mito do sujeito que investe em ação. De que exige horas de estudo, muita matemática, 80 monitores cheios de gráficos na sua frente... Tem uma vertente mais "light", do longo prazo, que exige estudo, só que não é algo de outro mundo. Qualquer um pode fazer.

Gregory
Contato:

Mensagem por Gregory » 03 Mar 2017 14:48

ron escreveu:Eu coloquei no Fundo de Renda Variável mais como um teste e no meu caso queria também comparar a performance do fundo com a de minha carteira.

Em minha companhia por ex, por sermos públicos tinha uma restrição muito grande no escopo de aplicação dos recursos ociosos, somente podendo investir em "bancos oficiais", leia-se Caixa, BB, BNB e etc. Deste modo, aplicava basicamente em Fundos de Renda Fixa e alguns CDB's. O rendimento da carteira era de 100%-105% do CDI, pois estes fundos não eram de todo mal, pois a aplicação mínima eram alguns milhões e por conta disso a taxa de administração era bem baixa, algo em torno de 0,10%-0,20% e com taxa de performance no que excedia o CDI.

Já no Fundo de Pensão da Companhia, no qual sou do comitê de investimentos, temos uma discricionariedade maior no escopo de aplicação. Sofrendo apenas algumas restrições de limite da PREVIC. No PL é dividido em dois fundos, com dois bancos como gestores e quando fazemos nosso aporte mensal ou temos aplicação vencendo os gestores indicam as opções. Tenho notado que eles não estão ofertando os melhores produtos do mercado e simplesmente fazendo o trabalho no automático, mas ainda assim estão recebendo 0,10% em tx de adm, isto de PL com algumas centenas de milhão é dinheiro. Apesar de estarmos atingindo a meta e historicamente termos um track record de valorização da nossa cota, sugeri uma troca dos gestores, pois achava que eles estavam sendo remunerados por uma gestão passiva do fundo. Fui voto vencido e perdi sobre a migração para outro banco, mas neste ano as taxas das NTN-B's estão recuando e vou querer ver o que eles vão ofertar daqui para frente para atingimento de nossa meta atuarial.

Enfim, apesar de ter aplicado, e estar fazendo um teste com diversificação em fundos, de renda variável e penso também em testar um multimercado, tenho uma certa reserva, pois dependendo da taxa de administração, saída e performance você pode corroer os resultados.
Ok. Fundos de pensão tem essas limitações nos investimentos. Não entendo bem disso, mas imagino que pelo valor investido, as vezes tem margem para negociação dessas taxas. Mesmo assim, no seu caso, você viu que não era lá muita vantagem. Imagina isso para o pequeno investidor? Só derrota.

The Griot
Contato:

Mensagem por The Griot » 03 Mar 2017 14:52

ron escreveu:Eu coloquei no Fundo de Renda Variável mais como um teste e no meu caso queria também comparar a performance do fundo com a de minha carteira.

Em minha companhia por ex, por sermos públicos tinha uma restrição muito grande no escopo de aplicação dos recursos ociosos, somente podendo investir em "bancos oficiais", leia-se Caixa, BB, BNB e etc. Deste modo, aplicava basicamente em Fundos de Renda Fixa e alguns CDB's. O rendimento da carteira era de 100%-105% do CDI, pois estes fundos não eram de todo mal, pois a aplicação mínima eram alguns milhões e por conta disso a taxa de administração era bem baixa, algo em torno de 0,10%-0,20% e com taxa de performance no que excedia o CDI.

Já no Fundo de Pensão da Companhia, no qual sou do comitê de investimentos, temos uma discricionariedade maior no escopo de aplicação. Sofrendo apenas algumas restrições de limite da PREVIC. No PL é dividido em dois fundos, com dois bancos como gestores e quando fazemos nosso aporte mensal ou temos aplicação vencendo os gestores indicam as opções. Tenho notado que eles não estão ofertando os melhores produtos do mercado e simplesmente fazendo o trabalho no automático, mas ainda assim estão recebendo 0,10% em tx de adm, isto de PL com algumas centenas de milhão é dinheiro. Apesar de estarmos atingindo a meta e historicamente termos um track record de valorização da nossa cota, sugeri uma troca dos gestores, pois achava que eles estavam sendo remunerados por uma gestão passiva do fundo. Fui voto vencido e perdi sobre a migração para outro banco, mas neste ano as taxas das NTN-B's estão recuando e vou querer ver o que eles vão ofertar daqui para frente para atingimento de nossa meta atuarial.

Enfim, apesar de ter aplicado, e estar fazendo um teste com diversificação em fundos, de renda variável e penso também em testar um multimercado, tenho uma certa reserva, pois dependendo da taxa de administração, saída e performance você pode corroer os resultados.
Desculpe pela curiosidade, mas a meta é algo por volta de IPCA + 5% ?

The Griot
Contato:

Mensagem por The Griot » 03 Mar 2017 17:11

ron escreveu:INPC+ 5,63%. Penso que devemos trocar para o IPCA pois não temos nenhum ativo indexado ao INPC, pois a maioria de nossa carteira é de NTN-B.

Agora fizemos um estudo atuarial para mudança na meta, contudo sou mais conservador e votei pela manutenção.

Trabalha com Fundo de Pensão?
Obrigado pela resposta, irmão!

Não trabalho diretamente com isso não... estava estudando e vi exatamente isso, que a meta de quase todos os fundos é INPC (falei IPCA no post anterior por engano) + algo por volta de 5%. Pô, isso aí boa parte dos cidadãos que estiverem dispostos a estudar um mínimo necessário consegue ganhar. Esses fundos de previdência ganham dinheiro na maciota, e quando der merda (acho que é questão de tempo até alguns fundos quebrarem), quem vai assumir a trolha serão os contribuintes...

Gregory
Contato:

Mensagem por Gregory » 03 Mar 2017 18:37

Já que estavamos falando de ação, alguém acompanhou o "leve" crescimento do preço da magazine luiza?

Responder