Cristianismo tem futuro?

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Chaves Antifa
Usuário Fundador
Usuário Fundador

Cristianismo tem futuro?

Mensagem por Chaves Antifa » 03 Fev 2018 14:47

phpBB [video]


Aos cristãos do forum, esse é um louvor antigo da Mara Lima e toda vez que vejo esse video eu choro.
O que vocês acham dos cristãos primitivos?

A igreja hoje suportaria tamanha perseguição ou vivemos o cristianismo nutella?

O cristianismo tem futuro? Duvido muito, pelo rumo que vejo as igrejas tomando.

Alguém sabe de que filme tiraram essas cenas?

Avatar do usuário
Aquiles
Mensagens: 4419
Registrado em: 12 Dez 2017 14:55
Contato:

Re: Cristianismo tem futuro?

Mensagem por Aquiles » 03 Fev 2018 14:53

Tocou num ponto bem importante. A modernizacao das igrejas vem matando o evangelho. Igreja de jovens têm virado baladas gospel e Jesus tem ficado em segundo plano em relação ao motivo de se ir pra igreja.

Algumas pregações mais parecem sessões de Coach do que um culto de verdade.
Conservador e cristão, mas às vezes sou hipócrita.

Foda-se

General Moscardo
Mensagens: 1454
Registrado em: 18 Out 2014 15:11

Re: Cristianismo tem futuro?

Mensagem por General Moscardo » 03 Fev 2018 15:10

Enquanto existir uma só pessoa que creia, não acabará. Lembrando que o mundo terminará um dia e, segundo a profecia, até lá a Santa Igreja existirá.

Chaves Antifa
Usuário Fundador
Usuário Fundador

Re: Cristianismo tem futuro?

Mensagem por Chaves Antifa » 03 Fev 2018 15:17

Essa era outra questão que eu queria ver a opinião de vocês, A Volta De Cristo, certeza que a maioria dos cristãos tratam isso como uma questão " café com leite", algo secundário. Não vejo mais as igrejas focando nisso.

Avatar do usuário
Tenente Murphy
Mensagens: 1088
Registrado em: 18 Dez 2014 21:11
Contato:

Re: Cristianismo tem futuro?

Mensagem por Tenente Murphy » 03 Fev 2018 17:36

Chaves 67 escreveu:
03 Fev 2018 14:47
Spoiler:
phpBB [video]
Aos cristãos do forum, esse é um louvor antigo da Mara Lima e toda vez que vejo esse video eu choro.
O que vocês acham dos cristãos primitivos?

A igreja hoje suportaria tamanha perseguição ou vivemos o cristianismo nutella?

O cristianismo tem futuro? Duvido muito, pelo rumo que vejo as igrejas tomando.

Alguém sabe de que filme tiraram essas cenas?
Chaves, não consegui visualizar o vídeo porque desde ontem tem dado problema aqui, mas sei a que música se refere.

Ser cristão hoje no Brasil é moda. Cristianismo cultural e nominal. O que mais tem na igreja é gente oba-oba, modinha, que gosta de N cantores e pregadores, mas compra só aquilo que lhe agrada. A ESPM publicou uma revista sobre a abordagem mercadológica das igrejas e conheço muito pastor que tem por objetivo uma mega-igreja, uma congregação em cada bairro ligadas a essa matriz, técnicas modernas de organização de eventos e público-alvo específico. Mas ir prá Síria, Irã, China, Paquistão, Índia etc. pregar prá quem nunca ouviu, sem glamour e ainda correr o risco de morrer ninguém quer. E falo com conhecimento de causa, porque sou ligado a entidades missionárias que treinam, enviam, apoiam e recebem de volta missionários em países onde existe perseguição religiosa.

Na minha opinião o Brasil em 40 anos ou menos será uma nação pós-cristã igual a Europa, cheio de ateus ex-cristãos mas que nunca o foram de fato. Cansei de ver nego ler na Bíblia: não mentirás. E mentir muito. Não casarás com pessoa de outra fé. E a pessoa casa e depois reclama da vida que leva. Só dois exemplos para ver que as pessoas abraçam o Cristianismo cultural da mídia e não a religião em si mesma como ensinou o tal do Cristo.

Antes era claro: Jesus é a luz do mundo, por isso o mundo o odeia, porque a luz ilumina suas obras más. Entretanto ele não veio para julgar o mundo, mas salvá-lo. Posteriormente ele julgaria cada pessoa. Os crentes falavam o que Jesus disse: quem não é por mim, é contra mim. Quem comigo não ajunta, espalha. Ou o que João disse: quem ama o mundo o amor do pai não está nele. Ou Paulo: os homens são por natureza inimigos de Deus, e são reconciliados com ele por meio de seu Filho. Tinha crente e tinha descrente. Crente não mentia, nem roubava, e tinha loja e empresa que confiava mais na palavra de um crente do que num documento assinado. Pecado era pecado. Inferno era inferno. Amor ao próximo era a todo e qualquer próximo. E Jesus voltaria fisicamente para buscar os fiéis. A Bíblia era a Palavra de Deus, inspirada, infalível e inerrante.

Hoje tudo mudou. A Bíblia é interpretada subjetivamente sem usar a hermenêutica e exegese, de acordo com o gosto do freguês. Se ela condena o estilo de vida dele, ele aceita Deus, Jesus e o amor, e o resto joga fora. Deus não possui a maioria de seus atributos. Pecado é doença, inabilidade, falha, nunca uma atitude deliberada de rebelião contra o Criador. Salvação é acreditar em Jesus e amar o próximo. E amar é ser conivente com o erro. A Igreja precisa se amoldar não ao livro sagrado, mas as exigências contemporâneas. E por aí vai.

A igreja brasileira não suportaria perseguição de fato, e se endurecesse a coisa veríamos quem é cristão de verdade e quem não é. Por exemplo: pesquise MORAVIANOS. Uma das histórias conta que dois adolescentes se venderam como escravos numa ilha da qual sairiam só mortos apenas para pregar para outros escravos. Paulo, da Bíblia, foi inocentado, mas como cidadão romano apelou para César, correndo o risco de ser morto (como de fato foi) apenas para pregar para César e tentar ganhá-lo para o Cristianismo. Como ele disse: viver é Cristo, morrer é lucro. Estou morto prá mim mesmo. Mas só vivo para de alguma maneira ganhar mais alguns de vocês e ensiná-los. Não fosse isso gostaria de morrer. Em Salmos diz que Deus tem prazer na morte dos seus justos, porque o que lhes espera supera infinitamente qualquer sofrimento e ele quer livrá-los do mundo logo para tê-los perto de si.

A Igreja Primitiva tinha a admiração da sociedade. Os únicos inimigos eram os judeus que estavam no poder, e ainda assim diversos escribas, fariseus e saduceus se converteram, dos mais famosos Nicodemos e Saulo de Tarso, o apóstolo Paulo, e Apolo.
Editado pela última vez por Tenente Murphy em 03 Fev 2018 17:41, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Tenente Murphy
Mensagens: 1088
Registrado em: 18 Dez 2014 21:11
Contato:

Re: Cristianismo tem futuro?

Mensagem por Tenente Murphy » 03 Fev 2018 17:41

Chaves 67 escreveu:
03 Fev 2018 15:17
Essa era outra questão que eu queria ver a opinião de vocês, A Volta De Cristo, certeza que a maioria dos cristãos tratam isso como uma questão " café com leite", algo secundário. Não vejo mais as igrejas focando nisso.
Antigamente era o cerne da mensagem: Jesus voltará, então prepare-se. Tem motivos histórico-teológicos para isso, mas era assim. Hoje o foco é teologia da prosperidade, lei da semeadura, confissão positiva, movimento da fé, batalha espiritual, cultura gospel, uma papagaiada só, uma mistura de religiões enorme e muita, muita sem-vergonhice. Como brincamos no fórum: ficariam enojados se soubessem.

Mas nada disso é novidade:

- Jesus disse: joio e trigo devem crescer juntos
- Quem não é contra mim é por mim
- Tem bode e tem ovelha e serão separados no dia final
- Nem todo que diz Senhor entrará no reino, nem se fizerem milagres e curas em meu nome
- Minha mãe e meus irmãos são aqueles que fazem o que eu mando

Paulo disse:

- Uns pregam por dinheiro, uns por contenda, outros por facção, alguns por egoísmo, outros por amor. Não importa, o importante é que se pregue. Naquele Dia as obras de cada um passarão como que por fogo. Se forem de ouro e prata, purificar-se-ão e brilharão. Se forem de palha, papel e madeira, serão queimadas.
- Nos últimos dias acumularão para si mestres segundo seus próprios desejos pecaminosos, e como que sentindo comichão nos ouvidos, não suportarão a sã doutrina.

Mas como a volta de Cristo, seu julgamento final e perdição eterna não vendem nem atraem fregueses, dificilmente ouvirá pregação assim.

Avatar do usuário
Tenente Murphy
Mensagens: 1088
Registrado em: 18 Dez 2014 21:11
Contato:

Re: Cristianismo tem futuro?

Mensagem por Tenente Murphy » 03 Fev 2018 18:28

Engraçado que foi de um espírita kardecista e não de um católico, reformado ou evangélico que ouvi uma das palestras mais contundentes sobre julgamento divino e necessidade de buscar as virtudes e abandonar os vícios dos meus últimos dois anos. Claro que conheço padres e pastores tão contundentes quanto, mas apenas os acompanho pela internet. Pessoalmente, em igrejas, nem lembro direito a última vez que ouvi algo assim.

E só descobri que ele era espírita porque perguntei depois, desconfiado que estava dele não apelar para o sacrifício de Cristo como solução para o pecado mas apenas para o papel das boas obras. Para o cristão as boas obras evidenciam quem foi salvo, mas não salvam ninguém. Quem salva é a graça de Deus. As obras são o reconhecimento dos que creem de que a vida que Jesus viveu foi mais justa que a vida que vivemos, portanto imitá-lo é reconhecer na prática, além da boca prá fora, a justiça da vida dele.

Mas só se prega Jesus na cruz. Esquecem do Jesus antes da cruz, que foi tentado mas não pecou e do Jesus após a cruz, que ressuscitou e ascendeu aos céus fisicamente, e que por fim, voltará fisicamente e restaurará o mundo a sua ordem natural.

Falar assim é feio, fundamentalista, fanatismo, mas é o que a crença diz; e se abraçou o pacote, tem de levar ele inteiro, por mais absurdo que seja.

Afinal, as coisas espirituais se discernem espiritualmente, e parecem loucura para os que se perdem, pois se estão mortos em seus delitos e pecados, como poderiam discernir, entender ou ponderar a fé?

"Um homem rejeita a Deus não por causa de exigências intelectuais nem por causa da escassez de evidências. Um homem rejeita a Deus por causa de uma resistência moral que recusa admitir a sua necessidade de Deus." Ravi Zacharias.

Avatar do usuário
Paulo J.
Mensagens: 14652
Registrado em: 09 Abr 2016 21:04
Contato:

Re: Cristianismo tem futuro?

Mensagem por Paulo J. » 03 Fev 2018 18:55

Tudo que gera poder sobre as massas e controle social sempre vai ter futuro, salvo se outra coisa semelhante tomar o seu lugar.
Representante Oficial do Partido Comunista Conservador

Avatar do usuário
Batman
Mensagens: 8093
Registrado em: 01 Out 2014 16:29
Contato:

Re: Cristianismo tem futuro?

Mensagem por Batman » 03 Fev 2018 23:25

vai acabando aos poucos
daí quando transhumanismo for grande as religiões em geral ficarão mais vocais mas se tudo der certo logo em seguida acabam

Avatar do usuário
Tenente Murphy
Mensagens: 1088
Registrado em: 18 Dez 2014 21:11
Contato:

Re: Cristianismo tem futuro?

Mensagem por Tenente Murphy » 04 Fev 2018 00:42

Garfield escreveu:
03 Fev 2018 23:36
Cara a maioria dos católicos que eu conheço já possuem uma ética mais protestante do que católica. Eu vejo essa tendência sim.

Vc, templo e o tenente são os únicos conservadores que defendem um conservadorismo católico no fórum por exemplo, mesmo os católicos daqui defendem a ética protestante de forma consciente ou não.
Eu sou protestante. Se acabei defendendo um conservadorismo católico foi involuntário :D. Mas sou um protestante conservador, na linha de Norman Geisler (portanto tomista em grande parte), William Lane Craig e Wayne Grudem (desse último excetuando-se seu calvinismo). Mas concordo contigo.
Editado pela última vez por Tenente Murphy em 04 Fev 2018 01:47, em um total de 1 vez.

DarkFallz
Mensagens: 1647
Registrado em: 10 Out 2014 22:54
Contato:

Re: Cristianismo tem futuro?

Mensagem por DarkFallz » 04 Fev 2018 00:48

Sinceramente não sei...

Mas fico curioso pra saber até quando a galera vai comprar esse discurso de "Jesus está voltando"

Mas tenho certeza que como em quase tudo na religião, eles vão deixar de lado o sentido literal da volta de Jesus e dar um ressignificado.

Chaves Antifa
Usuário Fundador
Usuário Fundador

Re: Cristianismo tem futuro?

Mensagem por Chaves Antifa » 04 Fev 2018 07:37

Tenente Murphy escreveu:
03 Fev 2018 17:36
Chaves, não consegui visualizar o vídeo porque desde ontem tem dado problema aqui, mas sei a que música se refere.

Ser cristão hoje no Brasil é moda. Cristianismo cultural e nominal. O que mais tem na igreja é gente oba-oba, modinha, que gosta de N cantores e pregadores, mas compra só aquilo que lhe agrada. A ESPM publicou uma revista sobre a abordagem mercadológica das igrejas e conheço muito pastor que tem por objetivo uma mega-igreja, uma congregação em cada bairro ligadas a essa matriz, técnicas modernas de organização de eventos e público-alvo específico. Mas ir prá Síria, Irã, China, Paquistão, Índia etc. pregar prá quem nunca ouviu, sem glamour e ainda correr o risco de morrer ninguém quer. E falo com conhecimento de causa, porque sou ligado a entidades missionárias que treinam, enviam, apoiam e recebem de volta missionários em países onde existe perseguição religiosa.

Na minha opinião o Brasil em 40 anos ou menos será uma nação pós-cristã igual a Europa, cheio de ateus ex-cristãos mas que nunca o foram de fato. Cansei de ver nego ler na Bíblia: não mentirás. E mentir muito. Não casarás com pessoa de outra fé. E a pessoa casa e depois reclama da vida que leva. Só dois exemplos para ver que as pessoas abraçam o Cristianismo cultural da mídia e não a religião em si mesma como ensinou o tal do Cristo.

Antes era claro: Jesus é a luz do mundo, por isso o mundo o odeia, porque a luz ilumina suas obras más. Entretanto ele não veio para julgar o mundo, mas salvá-lo. Posteriormente ele julgaria cada pessoa. Os crentes falavam o que Jesus disse: quem não é por mim, é contra mim. Quem comigo não ajunta, espalha. Ou o que João disse: quem ama o mundo o amor do pai não está nele. Ou Paulo: os homens são por natureza inimigos de Deus, e são reconciliados com ele por meio de seu Filho. Tinha crente e tinha descrente. Crente não mentia, nem roubava, e tinha loja e empresa que confiava mais na palavra de um crente do que num documento assinado. Pecado era pecado. Inferno era inferno. Amor ao próximo era a todo e qualquer próximo. E Jesus voltaria fisicamente para buscar os fiéis. A Bíblia era a Palavra de Deus, inspirada, infalível e inerrante.

Hoje tudo mudou. A Bíblia é interpretada subjetivamente sem usar a hermenêutica e exegese, de acordo com o gosto do freguês. Se ela condena o estilo de vida dele, ele aceita Deus, Jesus e o amor, e o resto joga fora. Deus não possui a maioria de seus atributos. Pecado é doença, inabilidade, falha, nunca uma atitude deliberada de rebelião contra o Criador. Salvação é acreditar em Jesus e amar o próximo. E amar é ser conivente com o erro. A Igreja precisa se amoldar não ao livro sagrado, mas as exigências contemporâneas. E por aí vai.

A igreja brasileira não suportaria perseguição de fato, e se endurecesse a coisa veríamos quem é cristão de verdade e quem não é. Por exemplo: pesquise MORAVIANOS. Uma das histórias conta que dois adolescentes se venderam como escravos numa ilha da qual sairiam só mortos apenas para pregar para outros escravos. Paulo, da Bíblia, foi inocentado, mas como cidadão romano apelou para César, correndo o risco de ser morto (como de fato foi) apenas para pregar para César e tentar ganhá-lo para o Cristianismo. Como ele disse: viver é Cristo, morrer é lucro. Estou morto prá mim mesmo. Mas só vivo para de alguma maneira ganhar mais alguns de vocês e ensiná-los. Não fosse isso gostaria de morrer. Em Salmos diz que Deus tem prazer na morte dos seus justos, porque o que lhes espera supera infinitamente qualquer sofrimento e ele quer livrá-los do mundo logo para tê-los perto de si.

A Igreja Primitiva tinha a admiração da sociedade. Os únicos inimigos eram os judeus que estavam no poder, e ainda assim diversos escribas, fariseus e saduceus se converteram, dos mais famosos Nicodemos e Saulo de Tarso, o apóstolo Paulo, e Apolo.
Sabias palavras irmão, me tocou.

Onde encontro essa revista da ESPM?

Avatar do usuário
Paulo J.
Mensagens: 14652
Registrado em: 09 Abr 2016 21:04
Contato:

Re: Cristianismo tem futuro?

Mensagem por Paulo J. » 04 Fev 2018 12:41

Rubira escreveu:
04 Fev 2018 08:07
Muitos já vaticinaram o fim do Cristianismo ao longo da história, todos falharam. Não morreu e nem morrerá até que Ele venha. E por mais que hajam corruptos e instituições falidas, existem "7 mil joelhos que não se dobraram a Baal", e quem crê sabe disso.

Abraço.
Como ele nunca vai vim(lá se vão dois mil anos), o mito pode continuar para sempre com seus representantes falando por ele. É o negócio perfeito.
Representante Oficial do Partido Comunista Conservador

Tartaruga
Mensagens: 14058
Registrado em: 21 Jun 2014 03:30
Contato:

Re: Cristianismo tem futuro?

Mensagem por Tartaruga » 04 Fev 2018 13:13

A própria Igreja Católica percebeu a necessidade de se modernizar, e a renovação carismática vem crescendo bastante, inclusive muitos católicos que foram para o protestantismo, tem retornado para esse movimento.

Assim como o protestantismo forçou a Igreja católica a celebrar a missa nos idiomas locais ao invés do latim e outras mudanças que foram realizadas, hoje ela passa por uma outro processo parecido.

Com relação às aulas de "coach"... nem lá nem cá... religião não é investimento, não dá pra ir lá querendo receber em troca. Mas também não dá pra passar a vida esperando o fim do mundo!

Existem turbulências reais acontecendo agora e as pessoas querem sim uma palavra de conforto. "Tende bom ânimo porque venci o mundo" Legal, bacana mas a coisa tá pegando aqui e as batalhas se tornam cansativas depois de um certo tempo, é preciso que os líderes religiosos ajudem o povo a renovar as forças pra continuar.

"Tem apenas uma pegada na areia porque te carreguei no colo" poxa, pode até ter carregado, mas a passagem pelo deserto aconteceu de qualquer jeito e como ele todas as aflições esperadas.

Não tem jeito, as igrejas precisam manter o foco na palavra, mas precisam também se aproximar das pessoas, falar com elas, entender suas aflições, trazer palavras de conforto e motivações que as animem para seguir o caminho.

Na base do pão e água a coisa não anda mais, as necessidades são outras e o renovação se faz necessária.
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

winstrol
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 5370
Registrado em: 11 Out 2014 11:46
Contato:

Re: Cristianismo tem futuro?

Mensagem por winstrol » 04 Fev 2018 13:27

A relação entre IDH e religião é clara, nos países com maior IDH as religiões tendem a sumir e nos países miseráveis nada vai mudar.
Acredito que no futuro o islamismo se tornará a maior religião, o protestantismo se tornará mais fundamentalista e terá lugar nos lugares mais pobres do ocidente. As nações mais desenvolvidas se tornarão agnósticas ou ateias e com o avanço da ciência a qualidade de vida vai melhorar ainda mais.
O que pode acontecer é que com a robótica e a eventual falta de emprego, a agricultura de sub existência volte com força ainda mais com uma super população sem emprego, nisso as religiões podem sobreviver mais tempo.
Oremos por Bolsonaro
Salmos 109:8

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: cardonelli, Dance Comigo, LeoMatosJJ e 147 visitantes