Flamenco vs Choro vs Música Erudita vs Jazz vs Metal
- cantanomicrofone
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Flamenco vs Choro vs Música Erudita vs Jazz vs Metal
Pois muito bem. Qual estilo é superior?
Essa pergunta intriga o ser humano desde tempos imemoriais, nos mais diversos assuntos.
No que diz respeito às artes marciais, a resposta foi dada por Royce Gracie, o qual mostrou ao mundo todo que a arte japonesa, que dá nome a este insigne fórum, conforme aprimorada por seu pai e por seu tio, era o estilo marcial superior.
Mas e com respeito à música? Qual estilo é superior?
Bom, a resposta vai depender de vários parâmetros a se considerar, tais como: de que tipo de instrumento musical estamos falando, se estamos falando de técnica instrumental, se estamos falando de complexidade/riqueza harmônica/rítmica/melódica, se estamos falando de improvisação, etc.
Nesta mensagem vou me restringir ao violão e à sua prima eletroeletrônica, a guitarra. Apesar de serem instrumentos diferentes, eles são próximos o suficiente para que quem toque um, saiba ao menos arranhar o outro. Então, é uma relação de simbiose muito mais próxima do que entre os idiomas português e espanhol, por exemplo.
E, em um primeiro momento, vou me restringir simplesmente à questão técnica, deixando de lado outros fatores que também são usados para se mensurar quantitativamente a qualidade de uma música (estruturas rítmica, melódica, harmônica, e a questão da improvisação, onde os maiores mestres são obviamente os jazzistas).
Restringido-se simplesmente à questão técnica, o estilo superior será aferido pelo critério do que é mais difícil de se tocar. Para ser mais objetivo aqui, claramente, um guitarrista/violonista de jazz vai tocar jazz melhor que um violonista flamenco e vice-versa, mas a questão objetiva é: o que leva mais tempo e requer maior dedicação para se aprender a tocar: flamenco, jazz, choro, música erudita, ou heavy metal?
Vou começar do estilo tecnicamente mais fraco e vou subindo até chegar ao estilo superior neste quesito, e irei exemplificar com vídeos estes estilos.
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5a. colocação: heavy metal (e seus descendentes)
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4a. colocação: jazz
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3a. colocação: música erudita (esse termo é musicalmente impreciso pois abarca dezenas de estilos musicais diferentes, mas enfim)
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2a. colocação: choro (e congêneres)
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1a. colocação: flamenco
Essa pergunta intriga o ser humano desde tempos imemoriais, nos mais diversos assuntos.
No que diz respeito às artes marciais, a resposta foi dada por Royce Gracie, o qual mostrou ao mundo todo que a arte japonesa, que dá nome a este insigne fórum, conforme aprimorada por seu pai e por seu tio, era o estilo marcial superior.
Mas e com respeito à música? Qual estilo é superior?
Bom, a resposta vai depender de vários parâmetros a se considerar, tais como: de que tipo de instrumento musical estamos falando, se estamos falando de técnica instrumental, se estamos falando de complexidade/riqueza harmônica/rítmica/melódica, se estamos falando de improvisação, etc.
Nesta mensagem vou me restringir ao violão e à sua prima eletroeletrônica, a guitarra. Apesar de serem instrumentos diferentes, eles são próximos o suficiente para que quem toque um, saiba ao menos arranhar o outro. Então, é uma relação de simbiose muito mais próxima do que entre os idiomas português e espanhol, por exemplo.
E, em um primeiro momento, vou me restringir simplesmente à questão técnica, deixando de lado outros fatores que também são usados para se mensurar quantitativamente a qualidade de uma música (estruturas rítmica, melódica, harmônica, e a questão da improvisação, onde os maiores mestres são obviamente os jazzistas).
Restringido-se simplesmente à questão técnica, o estilo superior será aferido pelo critério do que é mais difícil de se tocar. Para ser mais objetivo aqui, claramente, um guitarrista/violonista de jazz vai tocar jazz melhor que um violonista flamenco e vice-versa, mas a questão objetiva é: o que leva mais tempo e requer maior dedicação para se aprender a tocar: flamenco, jazz, choro, música erudita, ou heavy metal?
Vou começar do estilo tecnicamente mais fraco e vou subindo até chegar ao estilo superior neste quesito, e irei exemplificar com vídeos estes estilos.
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5a. colocação: heavy metal (e seus descendentes)
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4a. colocação: jazz
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3a. colocação: música erudita (esse termo é musicalmente impreciso pois abarca dezenas de estilos musicais diferentes, mas enfim)
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2a. colocação: choro (e congêneres)
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1a. colocação: flamenco
- FernandoFS
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Re: Flamenco vs Choro vs Música Erudita vs Jazz vs Metal
Lá vai tu começar novamente tópico de música que acaba em algum desafio aqui. Eu entrei justamente pra ver o que diabos tu ia aprontar dessa vez e veio uma lista onde tu tem que cheirar bastante pra concordar com o que tu colocou aí sobre o que é "mais difícil de tocar". Se o critério pra ser superior é o que é mais difícil de aprender a tocar, não tem nada aí que seja mais difícil de executar do que as músicas Titan e Tendinitis do Jason Richardson por exemplo, absolutamente nada. hahaha.
Qualquer pessoa que já tenha pego num instrumento e atingido um nível razoável tecnicamente, sabe que dominar uma música com técnicas avançadas no instrumento (vou pegar a guitarra que é minha praia), como arpeggios por exemplo a 140 bpm é uma coisa e conseguir executar um shape parecido ou até o mesmo arpeggio numa música onde a técnica deve ser feita a 275 bpm é algo totalmente diferente. Tu pode argumentar que é mero exercício de velocidade e que pode ser adquirida por qualquer um e isso não é verdade. Se assim fosse, era fácil produzir Jason Richardsons no atacado e isso é impossível, pois aliar o conhecimento técnico a velocidades altíssimas, é um exercício de maximização da própria execução técnica e uma das coisas mais difíceis de se fazer ao aprender a tocar o instrumento (não é um argumento de autoridade, mas é algo que quem praticou/pratica, sabe do que eu estou falando. É mais ou menos como saber aqueles mínimos detalhes de uma luta de boxe ou de jiu jitsu, que só quem pratica a arte vai sacar). Até que a produção de guitarristas semelhantes vire regra em relação a conhecimento e execução técnica (o que não é o caso nem de longe) estatisticamente falando, chuto que tenham atualmente no máximo uns dez guitarristas no mundo atualmente de nível técnico próximo ao do Richardson.
Qual é o meu ponto nisso tudo? Tu pode colocar o Richardson pra aprender qualquer música que tu colocou aí e por mais que não sejam reproduzidas fielmente como os outros instrumentistas por não ser sua área de especialidade, tecnicamente ele vai conseguir executar todas as músicas que tu colocou aqui, já o contrário não pode ser dito por "mera falta de velocidade" por parte dos outros instrumentistas citados no tópico, talvez com exceção do Abasi.
Não tenho saco pra me alongar nessa discussão, fiz por sobrar tempo livre hoje, mas já imagino onde esse tópico vai acabar. kkkkkkk
Qualquer pessoa que já tenha pego num instrumento e atingido um nível razoável tecnicamente, sabe que dominar uma música com técnicas avançadas no instrumento (vou pegar a guitarra que é minha praia), como arpeggios por exemplo a 140 bpm é uma coisa e conseguir executar um shape parecido ou até o mesmo arpeggio numa música onde a técnica deve ser feita a 275 bpm é algo totalmente diferente. Tu pode argumentar que é mero exercício de velocidade e que pode ser adquirida por qualquer um e isso não é verdade. Se assim fosse, era fácil produzir Jason Richardsons no atacado e isso é impossível, pois aliar o conhecimento técnico a velocidades altíssimas, é um exercício de maximização da própria execução técnica e uma das coisas mais difíceis de se fazer ao aprender a tocar o instrumento (não é um argumento de autoridade, mas é algo que quem praticou/pratica, sabe do que eu estou falando. É mais ou menos como saber aqueles mínimos detalhes de uma luta de boxe ou de jiu jitsu, que só quem pratica a arte vai sacar). Até que a produção de guitarristas semelhantes vire regra em relação a conhecimento e execução técnica (o que não é o caso nem de longe) estatisticamente falando, chuto que tenham atualmente no máximo uns dez guitarristas no mundo atualmente de nível técnico próximo ao do Richardson.
Qual é o meu ponto nisso tudo? Tu pode colocar o Richardson pra aprender qualquer música que tu colocou aí e por mais que não sejam reproduzidas fielmente como os outros instrumentistas por não ser sua área de especialidade, tecnicamente ele vai conseguir executar todas as músicas que tu colocou aqui, já o contrário não pode ser dito por "mera falta de velocidade" por parte dos outros instrumentistas citados no tópico, talvez com exceção do Abasi.
Não tenho saco pra me alongar nessa discussão, fiz por sobrar tempo livre hoje, mas já imagino onde esse tópico vai acabar. kkkkkkk
- cantanomicrofone
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Re: Flamenco vs Choro vs Música Erudita vs Jazz vs Metal
Você só fala merda.FernandoFS escreveu: ↑21 Ago 2020 02:26Lá vai tu começar novamente tópico de música que acaba em algum desafio aqui. Eu entrei justamente pra ver o que diabos tu ia aprontar dessa vez e veio uma lista onde tu tem que cheirar bastante pra concordar com o que tu colocou aí sobre o que é "mais difícil de tocar". Se o critério pra ser superior é o que é mais difícil de aprender a tocar, não tem nada aí que seja mais difícil de executar do que as músicas Titan e Tendinitis do Jason Richardson por exemplo, absolutamente nada. hahaha.
Qualquer pessoa que já tenha pego num instrumento e atingido um nível razoável tecnicamente, sabe que dominar uma música com técnicas avançadas no instrumento (vou pegar a guitarra que é minha praia), como arpeggios por exemplo a 140 bpm é uma coisa e conseguir executar um shape parecido ou até o mesmo arpeggio numa música onde a técnica deve ser feita a 275 bpm é algo totalmente diferente. Tu pode argumentar que é mero exercício de velocidade e que pode ser adquirida por qualquer um e isso não é verdade. Se assim fosse, era fácil produzir Jason Richardsons no atacado e isso é impossível, pois aliar o conhecimento técnico a velocidades altíssimas, é um exercício de maximização da própria execução técnica e uma das coisas mais difíceis de se fazer ao aprender a tocar o instrumento (não é um argumento de autoridade, mas é algo que quem praticou/pratica, sabe do que eu estou falando. É mais ou menos como saber aqueles mínimos detalhes de uma luta de boxe ou de jiu jitsu, que só quem pratica a arte vai sacar). Até que a produção de guitarristas semelhantes vire regra em relação a conhecimento e execução técnica (o que não é o caso nem de longe) estatisticamente falando, chuto que tenham atualmente no máximo uns dez guitarristas no mundo atualmente de nível técnico próximo ao do Richardson.
Qual é o meu ponto nisso tudo? Tu pode colocar o Richardson pra aprender qualquer música que tu colocou aí e por mais que não sejam reproduzidas fielmente como os outros instrumentistas por não ser sua área de especialidade, tecnicamente ele vai conseguir executar todas as músicas que tu colocou aqui, já o contrário não pode ser dito por "mera falta de velocidade" por parte dos outros instrumentistas citados no tópico, talvez com exceção do Abasi.
Não tenho saco pra me alongar nessa discussão, fiz por sobrar tempo livre hoje, mas já imagino onde esse tópico vai acabar. kkkkkkk
Jason Richardson não vai conseguir tocar 1 música sequer do Yamandu.
Faz o seguinte: ninguém sabe quem é Jason Richardson na música, já que é essencialmente um anônimo. Ao contrário do Yamandu, que ele certamente conhece. Me mostra esse cidadão tocando 1 choro que for!
PS: Tosin Abasi já admitiu que não sabe improvisar, e de fato, na reunião do Petrucci ele foi disparado o pior de todos. O Guthrie Govan engoliu todos!
PS II: você como um metalhead acéfalo eu não vou nem mencionar que você não saberia nem por onde começar ao tentar improvisar em cima da Giant Steps do Coltrane, lol.
PS III: Jason Richardson mais dificil do mundo, kkkkkkkkkkk! Se você continuar falando besteira vou mandar o psicômio aí na tua casa pra te internar!
PS IV: vai ouvir teus arrotos de black/death metal que vc é um mão de alface!
- cantanomicrofone
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Re: Flamenco vs Choro vs Música Erudita vs Jazz vs Metal
Maluquinho toca de palhetinha e vai tocar Yamandu? Vou nem mencionar o Grisha pq é sacanagem. Mão direita de metaleiro = mão de alface!
- cantanomicrofone
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Re: Flamenco vs Choro vs Música Erudita vs Jazz vs Metal
Manolo fica ouvindo nego arrotando e chama isso de canto! Possivelmente deve achar que esse punheteiro aqui é o maior violonista do mundo:
kkkkkkkkkkkk!!!!!
kkkkkkkkkkkk!!!!!
- FernandoFS
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Re: Flamenco vs Choro vs Música Erudita vs Jazz vs Metal
cantanomicrofone escreveu: ↑21 Ago 2020 03:22Você só fala merda.
Jason Richardson não vai conseguir tocar 1 música sequer do Yamandu.
Faz o seguinte: ninguém sabe quem é Jason Richardson na música, já que é essencialmente um anônimo. Ao contrário do Yamandu, que ele certamente conhece. Me mostra esse cidadão tocando 1 choro que for!
PS: Tosin Abasi já admitiu que não sabe improvisar, e de fato, na reunião do Petrucci ele foi disparado o pior de todos. O Guthrie Govan engoliu todos!
PS II: você como um metalhead acéfalo eu não vou nem mencionar que você não saberia nem por onde começar ao tentar improvisar em cima da Giant Steps do Coltrane, lol.
PS III: Jason Richardson mais dificil do mundo, kkkkkkkkkkk! Se você continuar falando besteira vou mandar o psicômio aí na tua casa pra te internar!
PS IV: vai ouvir teus arrotos de black/death metal que vc é um mão de alface!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Yamandu é mais conhecido que o Richardson çim. Pelo menos tenha a decência de voltar com tua conta original, meu amigo. Não vou ficar batendo palma pra maluco dançar, não. Já falei o que tinha pra falar aqui, até a sua próxima clone, digo, conta.
Re: Flamenco vs Choro vs Música Erudita vs Jazz vs Metal
Calipso. Mestre Chimba já provou isso.
Representante Oficial do Partido Comunista Conservador
- Zé Tempero
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Re: Flamenco vs Choro vs Música Erudita vs Jazz vs Metal
No aguardo do vídeo do desafio.
Re: Flamenco vs Choro vs Música Erudita vs Jazz vs Metal
Quem discorda é ignorante
Re: Flamenco vs Choro vs Música Erudita vs Jazz vs Metal
Mestre Jairo sempre destilando conhecimento sobre música aos meros mortais
Segue vídeo do mestre Jairo"cantanomicrofone" Reis com seu arranjo de brasileirinho:

Segue vídeo do mestre Jairo"cantanomicrofone" Reis com seu arranjo de brasileirinho:
Meu país demonstrou vergonha de ter minha cor
(Hã, hã)
Seus cuzão, né pra qualquer um memo não!!!
(Hã, hã)
Seus cuzão, né pra qualquer um memo não!!!
- Zé Tempero
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Re: Flamenco vs Choro vs Música Erudita vs Jazz vs Metal
Uma lista de virtuoses da guitarra sem Johnny Ramone não tem nenhuma credibilidade.
- cantanomicrofone
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Re: Flamenco vs Choro vs Música Erudita vs Jazz vs Metal
Já chamei o manicômio, daqui a pouco vão passar aí na tua casa.FernandoFS escreveu: ↑21 Ago 2020 04:02kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Yamandu é mais conhecido que o Richardson çim. Pelo menos tenha a decência de voltar com tua conta original, meu amigo. Não vou ficar batendo palma pra maluco dançar, não. Já falei o que tinha pra falar aqui, até a sua próxima clone, digo, conta.
Cara, o Yamandu é um dos maiores violonistas vivos do mundo e já é também um dos maiores da história! O cara é convidado a tocar em todo lugar do mundo, já recebeu uma série de prêmios internacionais, e veja você, quem estava aqui apreciando a apresentação do mestre das 7 cordas brasileiro:
Já ouviu falar de Paco de Lucia? lol

Entenda o seguinte: técnica de mão direita é o que há de mais difícil de se desenvolver, devido justamente à enormidade de variedades técnicas envolvidas. Qualquer pessoa que se criou tocando com palheta, o que é quase 100% do caso de guitarristas, tem dificuldades gigantescas pra tocar seja música erudita, mas principalmente choro e flamenco. Mão direita de guitarrista (inclusive de jazz) é via de regra mão de alface atrofiada por causa de palheta.
Para fins de comparação, pega o Kiko Loureiro que é um dos maiores nomes da guitarra metal e curte e conhece música brasileira. Aqui ele tocando um choro de composição própria:
O que mata ele aí é a mão direita atrofiada. Não tem dinâmica nenhuma de choro! Compara aqui com Raphael Rabello aloprando com a Desvairada (ou se quiser algo mais normal, veja os vídeos que postei antes):
E o próprio Kiko Loureiro sempre disse que o mestre dele, Mozart Mello, que é jazzista, é muito melhor que ele. E isso é bem óbvio para qualquer um que conheça as obras dos dois e já tenha ido a workshops dos dois.
E isso falando só de técnica instrumental de guitarra. Vou nem mencionar aqui a questão de improvisação, harmonia e etc, que aí é até covardia com os metalzinhos! Você vê que mesmo em cima de harmonia simples, caras como o Tosin Abasi não fazem praticamente nada improvisando:
Agora, imagina botar o negão ou um metalhead típico pra improvisar em cima dessa monstruosidade harmônica aqui do mestre John Coltrane:
Bateristas, por exemplo. Pessoal metalzinho gosta de citar o Aquiles. Mas Aquiles não amarra nem os cadarços do Kiko Freitas, por exemplo. E isso você pode perguntar pro próprio Aquiles! Aliás, o Aquiles certa feita foi no Altas Horas como convidado substituir a baterista da banda de lá, e tocou aquelas músicas de fundo típicas de talk shows com quase o mesmo peso que toca metal, kkkkkkkk, maluco não tem versatilidade nenhuma! Imagina botar ele pra tentar tocar qualquer coisa do Buddy Rich! Ia se foder de verde e amarelo!
Sinto muito se vc ficou butthurt aí, mas a realidade do universo não se amolda aos nossos gostos!
Pra vc começar a desatrofiar essa mão direita de alface que vc tem, seu zé palhetinha, recomendo começar com um samba tranquilo como o trem das onze:
Tira aí pra gente ouvir, metalhead!

PS: metaleiro via de regra tb nem sabe tocar acorde direito, como toca com distorçãozinha pra parecer brabinho, tem que ficar tocando com power chords e daí quando se depara com "acordes-aranhas" pela frente geralmente se fode até pra tocar umas mpb's e bossas, kkkkkkkk!

PS II: chola mais!
- cantanomicrofone
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Re: Flamenco vs Choro vs Música Erudita vs Jazz vs Metal
Pianista de jazz explicando porque pianistas eruditos se fodem pra tentar tocar jazz:
Vamos acabar com os mitos aqui!
Em particular, em termos de complexidade harmônica, melódica e em termos de improvisação, o jazz engole TODOS os demais estilos musicais! E por uma margem bem grande!
Vamos acabar com os mitos aqui!
Em particular, em termos de complexidade harmônica, melódica e em termos de improvisação, o jazz engole TODOS os demais estilos musicais! E por uma margem bem grande!
- cantanomicrofone
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Re: Flamenco vs Choro vs Música Erudita vs Jazz vs Metal
Expectativas usuais da audiência na música erudita vs jazz:
Re: Flamenco vs Choro vs Música Erudita vs Jazz vs Metal
É nesse tópico que tu vai falar que tem nojinho de mulher e desafiar outro forista pra depois sair com o rabo entre as pernas?
Tu não tem vergonha na cara? Virjão frustrado em plena pandemia pqp.
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