INSS [+Vamos discutir sensatamente news]
INSS [+Vamos discutir sensatamente news]
AVISO IMPORTANTE!
Se você tem problemas do coração, depressão, possui arma em casa, ou está próximo a uma janela de um prédio alto, por favor, não leia este post. Pois não quero ser acusado de ter sido responsável pela morte de ninguém. Ok?!
Se você é um daqueles otários que acredita que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) serve para proteger e garantir uma aposentadoria digna ao trabalhador... provavelmente você nunca parou para fazer as contas do quanto o governo recebe e do quanto você receberá!
Todos os meses, os funcionários tem descontados de suas folhas de pagamento um valor referente ao INSS. Este valor varia de acordo com o salário de cada um.
Porém, o que muita gente não sabe (ou se esquece) é que, somado ao valor descontado na folha de pagamento do trabalhador, existem também, o pagamento feito diretamente pelo empregador ao INSS, além da contribuição feita diariamente por toda a sociedade, através de impostos como COFINS e CSLL, inclusos nos preços de todos os produtos e serviços.
A tabela a seguir mostra um resumo das faixas de cobrança, descontados tanto do empregado quanto do empregador:
Quando o empregado tem um salário superior ao limite máximo de contribuição (R$4.663,75), ele é descontado até este limite (que é chamado de teto). Portanto, nenhum aposentado pelo INSS recebe uma aposentadoria superior a este valor.
Exemplo
A melhor forma de entender o sistema do INSS é através de um exemplo. Para isto, vamos considerar um trabalhador que recebe R$2.000,00 por mês.
Este trabalhador terá descontado de sua folha de pagamento o valor de R$166,01 (111,93 + 54,08, referente às alíquotas de 8% e 9% respectivamente). Além disto, a empresa terá que desembolsar mais R$240,00 (12% do salário do trabalhador). Totalizando R$406,01 ao INSS.
Agora, para simplificar os cálculos, suponha que este trabalhador tenha recebido este salário de R$2.000,00 durante toda a sua vida e contribuído sobre este montante ao INSS durante 35 anos (ou 420 meses), garantindo assim a sua aposentadoria em valor integral. Lembrando que, para as mulheres, este período cai para 30 anos (ou 360 meses).
Ao final destes longos anos, este trabalhador terá direito a receber um salário de R$2.000,00 que, posteriormente, será corrigido monetariamente até o dia de sua morte.
- Ooooh que legaaaaaal! Como o governo é bonzinho, não é mesmo?!
Agora, imagine que não existisse essa porra de INSS e que o trabalhador pudesse receber diretamente do seu empregador aqueles R$406,01 todos os meses.
Se estes valores fossem aplicados mensalmente na poupança, que é um dos piores investimentos que existe, chegaríamos a um valor final de R$771.647,33 (caso esteja com alguma dúvida a respeito deste cálculo, utilize a Calculadora do Cidadão, disponível no site do Banco Central - veja exemplo abaixo).
Ou seja, este trabalhador receberia (somente de juros da poupança) um valor mensal de mais de R$4.600,00! O que é mais do que o dobro do que o governo iria pagar.
- Tá de sacanagem, né?! Pois é...
Além disto, este mesmo trabalhador teria disponível em sua conta um saldo de R$771.647,33! Que poderia ser deixado de herança para os filhos, ou torrar como quiser em seus últimos anos de vida.
Conservador
Fonte: Calculadora do Cidadão / Banco Central
Vale ressaltar que eu fui bastante conservador e utilizei, como exemplo de investimento, a poupança, que está rendendo míseros 0,60% ao mês! Porém, se este trabalhador tivesse colocado seu dinheiro em algum título público, ou mesmo em alguns fundos de investimento de renda fixa (de baixo risco), conseguiria rendimentos muito melhores que a poupança, na faixa de 0,90% ao mês.
Neste caso, ao invés de R$771.647,33, o trabalhador teria em sua conta R$1.915.470,99 (pois é... viva o milagre dos juros compostos). O que poderia lhe render mensalmente R$17.239,23 em juros.
- O que?! Não entendeu?! Então eu vou repetir...
Um trabalhador que receberia apenas dois mil reais de aposentadoria pelo INSS, poderia ter uma aposentadoria de pelo menos dezessete mil reais, se pudesse investir, por conta própria, todo o dinheiro descontado de sua folha de pagamento e do seu empregador.
Quer mais?!
Ainda não ficou triste o suficiente?! Então fique sabendo que o INSS está, literalmente, quebrado!
O déficit da Previdência Social em 2014 ficou R$ 56,7 bilhões, de acordo com o Tesouro Nacional. Só para lembrar, o TCU já havia verificado um déficit na ordem de R$ 49,9 bilhões, em 2013... e o buraco só vai aumentando.
Para piorar, além de toda roubalheira e fraudes (que já estamos acostumados) a população não está ajudando, pois a cada ano que passa a expectativa de vida dos brasileiros fica mais alta e a natalidade diminui cada vez mais. Ou seja, mais dinheiro saindo, menos dinheiro entrando.
A pirâmide etária apresentada a seguir pode nos dar uma dimensão melhor do buraco:
Pois é... se você está entrando agora no mercado de trabalho ou ainda não se aposentou, lamento lhe informar, mas existe uma grande chance de você... SE FODER!
Fonte: Canal do Otário
Re: INSS [+Vamos discutir sensatamente news]
Péssima análise.
Desconsiderou muita coisa...
Canal do otario é pra quem lê!
Na Austrália e assim. 9% do seu salário é descontado todo mês, o governo cobra 15% de imposto fixo ( muito menos que o imposto de renda médio ) e vc escolhe o fundo que administra ecomo quer investir . quando chega a 65 anos , o que tiver lá fica disponível.
Além disso, o trabalhador pode contribuir extra até 10% do salário, então quanto mais velho, mais estímulo vc tem de aumentar a contribuição .
Além disso, o trabalhador pode contribuir extra até 10% do salário, então quanto mais velho, mais estímulo vc tem de aumentar a contribuição .
Don't stop until you are proud.
TEAM FANTASY - Pride FC Never Die - Equipe Campeã TUF 2015 & 2016
@pridefcneverdie
Argumenta ai campeão... Desqualificar o cara e não os argumentos é coisa de quem não tem argumentos.tiagomns escreveu:Péssima análise.
Supondo q esse mesmo trabalhador chefe de família viva num país onde não haja previdencia e após 12 meses trabalhando sofra um acidente q o deixe impossibilitado de trabalhar. Como ele não vai ter a proteção da previdencia pra lhe conceder uma aposentadoria por invalidez, nesse caso quem ira "socorre-lo" será a assistencia social. Logo, esse 2k por mes vão virar um salario minimo(isso se no mundo ideal do autor do texto nao exista tbm a assistencia social)
Concordo
tiagomns escreveu:Péssima análise.
Concordo
Nada garante que você será necessariamente aposentado neste caso, pois uma das maneiras mais eficientes de diminuir os custos do INSS é negar benefícios, tornando o processo cada vez mais burocrático ou, no extremo, orientando os médicos estatais a não emitir laudos.peudoria escreveu:Supondo q esse mesmo trabalhador chefe de família viva num país onde não haja previdencia e após 12 meses trabalhando sofra um acidente q o deixe impossibilitado de trabalhar. Como ele não vai ter a proteção da previdencia pra lhe conceder uma aposentadoria por invalidez, nesse caso quem ira "socorre-lo" será a assistencia social. Logo, esse 2k por mes vão virar um salario minimo(isso se no mundo ideal do autor do texto nao exista tbm a assistencia social)
Concordo
Incrível como em 95% das conversas sobre previdência todo mundo esquece dos acidentes, doenças, licença maternidade, pensão por morte, seguro desemprego...Chega a cansar.
Mas como na internet todo mundo é saudável, invulnerável, imortal e solteirão, acho que deviam acabar com a previdência mesmo.
Mas como na internet todo mundo é saudável, invulnerável, imortal e solteirão, acho que deviam acabar com a previdência mesmo.
Desemprego são 6 mesesRFAbdo escreveu:Incrível como em 95% das conversas sobre previdência todo mundo esquece dos acidentes, doenças, licença maternidade, pensão por morte, seguro desemprego...Chega a cansar.
Pensão por morte existe seguro de vida
Acidentes e doenças, como eu falei ai acima não são garantia de aposentadoria.
Me cansa é ser forçado pagar pra manter esse sistema falido, e pagar pros outros ainda mais... E quando eu me aposentar lá na frente receber uma merreca.
Meu pai infartou duas vezes a 10 anos e até hj nao conseguiu se aposentar...
Cara a minha sogra é autônoma, sempre pagou previdência privada. E teve muita cabeça em fazer isso, pq se fosse depender do INSS tava phudida hj em dia.Garfield escreveu:
Eu não sei se estes valores estã 100% correto, mas ja um amigo meu economista ja me explicou isto de forma muito parecida ao artigo.
Ele acrescentou algumas ressalvas para esta argumentação, que não daria para render os 0,9% mas na época ele me provou por A + B que daria para ter um rendimento seguro e com garantia para os imprevistos com ganho real de no minimo 0,5%. Mas não vou saber reproduzir seu argumento não sou muito ignorante para isso rs.
cara não manjo muito, mas o pessoal que manja investe geralmente no tesouro direto. Ainda mais se for a longo prazo, como é o seu caso.Garfield escreveu:
Além de meu INSS eu tenho dois "investimentos" pago 100 reais por mês numa previdência privada, e pago 120 reais para Prudential Seguros para quando minha filha tiver 18 anos eu receber o equivalente a 60 mil hoje (trabalho para pagar conta, não sobra nada)
To fazendo muito errado?
Estava pensando sobre isso. Aliás, é impressionante o tanto de gente que forma a convicção sobre determinados assuntos a partir de leituras de material totalmente superficial e fragmentado. A internet, nesse ponto, só agravou essa tendência. Parece uma semianalfabetismo funcional.RFAbdo escreveu:Incrível como em 95% das conversas sobre previdência todo mundo esquece dos acidentes, doenças, licença maternidade, pensão por morte, seguro desemprego...Chega a cansar.
Mas aí a falha ta na burocracia e nao na existencia da previdencia em siMago escreveu:
Nada garante que você será necessariamente aposentado neste caso, pois uma das maneiras mais eficientes de diminuir os custos do INSS é negar benefícios, tornando o processo cada vez mais burocrático ou, no extremo, orientando os médicos estatais a não emitir laudos.
RFAbdo escreveu:Incrível como em 95% das conversas sobre previdência todo mundo esquece dos acidentes, doenças, licença maternidade, pensão por morte, seguro desemprego...Chega a cansar.
Verdade
A pior roubalheira do INSS não é esta. Por causa de governos populistas, sempre somos açodados pela inflação. Na hora de reajustar pensões e aposentadorias do INSS, quem ganha salário mínimo recebe um aumento de x%, enquanto quem ganha acima do salário mínimo recebe 0,6x%, por exemplo. Antigamente o teto da aposentadoria era de 10 SM, mas com o passar do tempo, esses 10 SM se transformavam em 5 e, se o aposentado ou pensionista for saudável, isso vira 2 SM ou menos no final da vida. Copiei um texto que explica melhor isso:
Em 13 anos, entre junho de 2000 e janeiro de 2013, o reajuste total do salário mínimo ficou em 349%. No mesmo período, as aposentadoria e pensões acima do salário mínimo receberam 143,9% de aumento. Uma diferença de 84% nos reajustes. Para ficar claro o impacto que essa diferença provoca no bolso do aposentado, suponha que um segurado se aposentou com um benefício inicial de R$ 1.300,00 em junho de 2000, hoje ele ganharia R$ 3.170,51 do INSS. Se esse benefício tivesse recebido os mesmo índices de correção aplicados ao salário mínimo no período, sua renda atual seria de R$ 5.837,09, ou seja, R$ 2 666, 58 a mais. Daí a sensação que o segurado tem de estar recebendo metade do valor com que se aposentou.
O salário mínimo é corrigido pela inflação do último ano mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos atrás. As aposentadorias superiores ao piso de benefício são atualizadas pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), do IBGE, acumulado nos 12 meses anteriores.
Os 4,2 milhões de aposentados e pensionistas do INSS que ganham acima do salário mínimo terão reajuste de 6,5% este ano (2015) pelo Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), menor do que o grupo de 21 milhões que recebe o piso previdenciário, cujo aumento foi de 8,8%. Pelas estimativas da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas e Idosos (Cobap), mais de 600 mil segurados serão rebaixados neste ano, e passarão a receber o mínimo. Até 2025, a entidade estima que todos os beneficiários da Previdência Social serão nivelados pelo salário mínimo.
No ano passado, 372 mil beneficiários foram rebaixados e tiveram o benefício reduzido ao mínimo. Isto acontece porque quem ganha acima do mínimo só recebe a reposição da inflação pelo Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA).
Editado pela última vez por Anônimo em 05 Mai 2015 12:52, em um total de 1 vez.