Técnica Pomodoro para estudos, trabalho etc

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Pegaso
Contato:

Técnica Pomodoro para estudos, trabalho etc

Mensagem por Pegaso » 19 Nov 2015 00:28

Alguém já usou? Eu tava vendo um curso sobre manter notas boas na faculdade e me recomendaram isso, porque sinto que as vezes ainda tenho problema de concentração. Lembrei desse tópico quando tavam discutindo sobre a ritalina.
O Método Pomodoro foi criado pelo italiano Francesco Cirillo no final dos anos 80 e parte do pressuposto que pequenos intervalos entre atividades garantem maior foco durante o trabalho. Cirillo começou a utilizar um timer de cozinha no formato de um tomate (em italiano, pomodoro) para estabelecer intervalos rígidos de trabalho, assim como pequenos tempos de descanso.
Enfim, é um método que eu achei extremamente curioso. Ele se baseia em:

1 – Faça uma lista daquilo que precisa realizar em uma folha de papel.
2 – Ajuste seu timer (físico ou mesmo pelo celular) em 25 minutos, cada um é chamado de “pomodoro”.
3 – Trabalhe focado na tarefa até que o tempo se esgote.
4 - Ao fim do “pomodoro”, descanse por 5 minutos.
5 – A cada quatro “pomodoros” faça uma pausa maior de 30 minutos.

Simples e tranquilo, aqui explica melhor: http://ramonkayo.com/conceitos-e-metodo ... o-funciona" onclick="window.open(this.href);return false;

Eu estudo geralmente 1h e parava 10 min, mas a porcentagem de aprendizado e interrupções são inversamente proporcionais, achei genial esse intervalo aí.

Vou começar a partir de amanhã a seguir ele, existem app's do mesmo. Alguém já usou ou usa?

http://papodehomem.com.br/problemas-de- ... -pomodoro/" onclick="window.open(this.href);return false; outro link explicando
Se o pomodoro estiver em menos de 15 minutos quando uma interrupção acontecer, respeite a regra: considere como um pomodoro perdido. Caso o pomodoro dure mais de 15 minutos e você seja interrompido, marque apenas metade de um “X” – um traço, “\”. Quando este caso se repetir, complete algum dos “X” incompletos – com outro traço, “/”. Assim você não perde completamente a contagem de pomodoros.
Editado pela última vez por Pegaso em 19 Nov 2015 01:38, em um total de 2 vezes.

Pegaso
Contato:

Re: Técnica Pomodoro para estudos, trabalho etc

Mensagem por Pegaso » 19 Nov 2015 01:05

o q eu já fui vendo com a pesquisa pra auxiliar:

https://chrome.google.com/webstore/deta ... kigkefkbhd" onclick="window.open(this.href);return false;

extensão pro chrome que bloqueia os sites

e clear focus para android

os dois utilizam o pomodoro

Buda
Contato:

Mensagem por Buda » 19 Nov 2015 10:33

cara eu ja tentei de tudo
a verdade é que no começo tudo funciona
depois vc se adatpa e a coisa começa a desandar

a unica coisa que de fato funcionou pra mim foi reforçar as minhas prioridades a todo instante
antes de inciar o estudo eu falo pra mim mesmo que agora é hora de estudar tal materia por tanto tempo....que eu sou capaz,que eu preciso estudar e me concentrar- que nada vai me impedir - que isso é muito importante pra mim... coisas desse tipo
daí quando começo a estudar, as outras coisas como problemas, internet, redes sociais, informações....se tornam muito irrelevantes frente à importancia dos meus propositos que sao passar num concurso, dar orgulho e tranquilidade pra minha familia, sobrevivencia....
diante disso as outras coisas sao completamente irrelevantes

o grande problema é que nosso cerebro é viciado nessas coisas pq elas produzem dopamina e etc pq sao coisas interessantes e dinamicas
e o estudo em regra é chato e parado...alem de envolver outras coisas como medo de fracassar, tensao, ansiedade....

entao o que eu sinto é que duranto o estudo ao começar a cair de produção eu inconscientemente busco outras coisas que me deem prazer e que me distanciam do estudo
e quando eu vou buscar esse lazer mental eu quero ficar mais tempo nele e nao quero voltar pro estudo

uma boa solução é ir pra biblioteca pq la nossa mente tem mais pudor pq ve ali todo mundo estudando e tal,e nao tem muita escapatoria

o problema é em casa onde temos tudo a nossa mao e ninguem esta nos controlando
entao eu uso essa tecnica em casa- antes de estudar e durante pra me manter concentrado
e nao dou mais tempo de estudo
o que eu tenho feito é perceber a hora em que começo a ficar de saco cheio ou com fome
quando meu rendimento começa a cair eu paro pra tomar agua,cafe,comer, me levanto, molho o rosto, brinco com o cachorro e volto a falar pra mim mesmo que é hora de estudar...que isso é o mais importante pra mim....

e durante o estudo quando começo a me distrair eu falo pra mim mesmo- volta pro estudo seu FDP!!! larga essa merda de telefone,tv,internet...isso vai te levar pro fracasso seu merda!!!!!

outra coisa que faço é estabelecer metas e varias as atividades

é um saco ficar na mesma materias varias horas e fazendo a mesma coisa por varias horas
o que eu faço:
tenho metas de 20 paginas de livro
tenho que ler e grifar essas 20 paginas
isso custa uma media de 1 hora
no final ja estou um pouco de saco cheio a depender da materia
teria tudo para querer dar uma pausa
mas daí eu mudo de atividade
passou a fazer um resumo rapido dessas 20 paginas- ou faço flash cards com perguntas e respostas das partes mais relevantes
só de mudar de atividade ja dá um gás extra
no final disso ja estou de saco cheio
daí mudo de materia e faço uma revisao
só de mudar de materia e de atividade ja dá um gás extra

isso tudo dura mais ou menos 3 horas
durante essas 3 horas eu só paro o minimo pra ir ao banheiro, beber agua,comer uma fruta....

o problema do pomodoro é que demoramos cerca de 15 min pra entrar no estagio maximo de concentração
daí quando a coisa começa a ficar boa vc ja tem que parar
e pra voltar fica complicado
as vezes vc vai passar uma manha inteira fazendo isso e no final das contas pode nao ter muitas horas liquidas de estudo

é isso
alias ja me prejudiquei aqui
fui

Buda
Contato:

Mensagem por Buda » 19 Nov 2015 10:37

1 hora le e grifa materia nova
1 hora faz resumo
meia hora exercicio
meia hora revisao de outra materia
assiste aula de outra mateira....

ficou de saco cheio muda a atividade e a materia

antes e durante o estudo reforça pra si mesmo que o estudo é a coisa mais importante do mundo e que nada pode tirar a sua concentraçao
sabe quando o lutador senta no corner no intervalo dos rounds e os tecnicos ficam motivando e dando instruções e bronca?
entao vc tem que fazer isso com vc mesmo
o seu consciente tem que dar comandos e broncas pro inconsciente pra que eles se direcionem pro mesmo objetivo

JackmAtAll
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por JackmAtAll » 19 Nov 2015 11:34

Pegaso escreveu:o q eu já fui vendo com a pesquisa pra auxiliar:

https://chrome.google.com/webstore/deta ... kigkefkbhd" onclick="window.open(this.href);return false;

extensão pro chrome que bloqueia os sites

e clear focus para android

os dois utilizam o pomodoro
Quando preciso disso bloqueio os sites no arquivo hosts do windows.

Funciona porque digitar algum site normal para ler deixa de ser automático e enquanto eu tenho que abrir esse arquivo me toco de que tenho que focar.
Tapirus terrestris

Holden
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Holden » 19 Nov 2015 11:37

Com a minha ansiedade eu ficaria todo o tempo de execução de tarefa pensando no intervalo e todo o intervalo pensando na tarefa não feita.
Imagem

"The fundamental cause of the trouble is that, in the modern world, the stupid are cocksure while the intelligent are full of doubt."

We're not here to take part, We're here to take over!

Igor Vovchanchyn
Contato:

Mensagem por Igor Vovchanchyn » 19 Nov 2015 11:38

Melhor técnica de estudo é desinstalar o whats app na semana de prova.

Comigo funciona, inclusive apos jogo do curintia vou fazer isso novamente kkkkk

Pegaso
Contato:

Mensagem por Pegaso » 19 Nov 2015 11:47

Bom relato buda, muito bom. A verdade é que cada um se adapta melhor de um jeito, essa pomodoro foi confirmada por um colega da faculdade que sempre manteve notas altas mesmo trabalhando, na engenharia. Comigo por ex 1h não funcionou, acho o período muito longo e o rendimento MEU nao chegava nem a 50% do tempo.
Isso de motivação comigo funcionava so no dia, depois nao adianta isso de que é importante e blabla. Pra mim tem que ser que nem robozinho mesmo, algo automatico e sistemático.

Pegaso
Contato:

Mensagem por Pegaso » 19 Nov 2015 11:50

E os intervalos sao de 5 min apenas, o suficiente para tomar uma agua ou ir no banheiro e vc ainda ficar ansioso para voltar e continuar.

Lee Jun-Fan
Contato:

Mensagem por Lee Jun-Fan » 19 Nov 2015 12:09

Já apliquei a Pomodoro em dependência química.
Wallim, BAP, Tostes, Landin: verdadeiros alicerces da reconstrução rubro-negra! ⚫🔴

Zico: GOAT Eterno!

Pegaso
Contato:

Mensagem por Pegaso » 19 Nov 2015 12:29

Lee Jun-Fan escreveu:Já apliquei a Pomodoro em dependência química.
eita e aí como foi?

Pegaso
Contato:

Mensagem por Pegaso » 19 Nov 2015 12:36

eu fiquei com uma dúvida que ainda nao encontrei a resposta

por exemplo, eu devo estudar aquilo até terminar a tarefa ou posso ficar alternando entre matérias?

acredito que seja o primeiro caso, e aí cabe a mim delimitar um ponto que eu queira chegar naquela disciplina e se for o caso mais tarde voltar, mas com uma tarefa diferente

exemplo:

1- estudar física até cap 2
2-estudar ingles cap 1
3-estudar física até cap 3

Lee Jun-Fan
Contato:

Mensagem por Lee Jun-Fan » 19 Nov 2015 12:55

Pegaso escreveu: eita e aí como foi?
Produtivo no começo, depois desandava. Mas, no geral, foi uma boa experiência. Digamos que é válido para um tratamento onde há internação + atividades de conscientização + intervalo médio de tratamento.
Wallim, BAP, Tostes, Landin: verdadeiros alicerces da reconstrução rubro-negra! ⚫🔴

Zico: GOAT Eterno!

Buda
Contato:

Mensagem por Buda » 19 Nov 2015 17:01

O problema dessas técnicas e que quando vc começa e se concentrar já tem que parar
Às vezes vc está no auge mas tem que parar pq colocou 25 min como limite
Depois vc está de saco cheio mas tem que continuar....

Sem contar que esses intervalos de 5 min acabam se estendendo
Dai vc ficou uma tarde inteira e estudou só 2 hs
As ok
Cada um funciona melhor de um jeito
O legal é essa troca de informações que nos proporciona mais opções para testar e etc

Eu estava lendo sobre memória de curto prazo e memória de longo prazo
Li artigos, pesquisas científicas ....

E não adianta nada vc estudar novos conteúdos por um tempo e logo depois não fazer nada para realçar a memória
Se vc por exemplo ficar uma hora lendo 20 pág de matéria nova
Ao final dessa hora vc já se esqueceu de alguma parte do conteúdo
Alguma parte ficou na memória de trabalho e já foi perdida
O restante ficou na memória de curto prazo
Se vc não fizer um estudo ativo
Um resumo com suas próprias palavras
Um mapa conceitual ou mental
Questões ....

Quando vc estiver dormindo no sono REM e ocorre o prof químico de faxina mental, o seu cérebro não vai ter certeza de que aquela matéria foi tão significativa assim pra vc
E aí pode ser que boa parte não seja gravado e seja jogado no lixo junto com tantas outras coisas que vc viu naquele dia
Dai no dia seguinte restou apenas alguma porcentagem da matéria estudada

Ou seja, o processo de memorização deve considerar a transmissão da memória de trabalho para a de curto prazo e depois para a de longo prazo

Nesse sentido a técnica pomodoro pode servir como um limite
Vc aprende algo novo em 25 min
Depois faz um resumo ou exercícios desse conteúdo por mais 25 min
E so depois avança na matéria

Responder