Diário da Faixa Roxa
Diário da Faixa Roxa
Pessoal, copiando um pouco os tópicos da faixa branca e azul, resolvi criar esse da roxa.
Aqui realmente o negócio começa a complicar, encontramos muitos caras bons nessa faixa, com jogo definido, guardas sólidas, passagens fortes, com um leque grande de posições variadas. Sem falar nos competidores...
É uma faixa na qual não podemos mais cometer erros bobos, afinal somos roxas rs. Enfrentamos desde aquele azul que vem com tudo, babando pra pegar um roxa, até aquele marrom experiente, quase preta.
Espero que os demais amigos dessa faixa e de outras possam passar por aqui para trocarmos uma ideia e compartilhar experiência.
Aqui realmente o negócio começa a complicar, encontramos muitos caras bons nessa faixa, com jogo definido, guardas sólidas, passagens fortes, com um leque grande de posições variadas. Sem falar nos competidores...
É uma faixa na qual não podemos mais cometer erros bobos, afinal somos roxas rs. Enfrentamos desde aquele azul que vem com tudo, babando pra pegar um roxa, até aquele marrom experiente, quase preta.
Espero que os demais amigos dessa faixa e de outras possam passar por aqui para trocarmos uma ideia e compartilhar experiência.
Re: Diário da Faixa Roxa
Roxa de nível competidor já tem nível de faixa preta não competidor.
Hoje o nível competitivo é muito alto, só os fora de série sobrevivem nessa faixa.
Hoje o nível competitivo é muito alto, só os fora de série sobrevivem nessa faixa.
-
- Colaborador
- Contato:
Concordo plenamente, voce e um grande exemplo disso, que como faixa roxa amassa os pretas da sua equipe.Xande Fan escreveu:Roxa de nível competidor já tem nível de faixa preta não competidor.
Muito legal! Hoje em dia roxa competidor não sobrevive se não tiver treinamento profissional!
Podcast Papo no Tatame, primeiro podcast de Jiu-Jitsu em português do Brasil!
Acesse: Papo no Tatame
Cabe lembrar que alem de amassar , aperta tb.
- RodrigoSilva
- Contato:
É onde a visão no jiu jitsu muda, pro bem e pro mal.
"O Sport será um autêntico campeão, pois nasceu sob o signo da valentia e dele jamais se apartará."
— Guilherme de Aquino Fonseca, fundador do Sport
✰ 1987 ✰ 2008
✰ 1987 ✰ 2008
- RodrigoSilva
- Contato:
Eu vejo que na roxa é quando você recebe mais responsabilidades, algumas academias usam o aluno nesta graduação já para puxar treino, nisso você tem que desenvolver sua didática e ser muito cuidadoso para ensinar sem fugir da linha do jiu jitsu que você aprendeu. Como competidor acho que é na roxa que as coisas acalmam, lutas mais estudadas do que a guerra da faixa azul.. o treino fica mais inteligente.Cuca escreveu:Rodrigo, tu te importaria em explicar melhor esta sua opinião? Achei ela bem intrigante....
E aproveito pra perguntar aos pretas, marrons e claro, aos roxas: da branca até onde cada um de vocês se encontra, qual faixa trouxe maior aprendizado em termos técnicos? Em qual faixa ocorre o " salto " técnico?
Perdão pela passagem pelo tópico....sendo branca....
Sobre o bem e o mal .. o fato da roxa ser a primeira graduação em que voce pode ensinar (e até graduar), acaba criando a ilusão em muitos caras de que eles já são professores, etc.. to cansado de ver equipes (maioria pequenas) aqui em recife comandadas por faixas roxas e algumas que hoje são lideradas por pretas, mas que começaram a ensinar na azul/roxa. Muitos deles porque deixaram suas equipes por se acharem já bons demais.
Eu já puxo treino de iniciante desde a azul, mas sempre tento me colocar como aluno, mesmo quando alguns me chamam de professor. Se isso não tiver bem encaixado na sua mente, você se perde.
"O Sport será um autêntico campeão, pois nasceu sob o signo da valentia e dele jamais se apartará."
✰ 1987 ✰ 2008
✰ 1987 ✰ 2008
Queria ver o gadernal treinando em uma grande equipe, competindo grandes eventos e treinando com uma molecada fora de série pra ver se ele só ia batucar pra faixa preta.
Pra mim foi sem sombra de dúvidas na azul, foi onde precisei mudar de cidade e como não tinha grana pra pagar academia, fui buscar nos dvds do Xande Ribeiro o be-a-bá todo novamente, e retrabalhando os princípios as técnicas mais avançadas se tornaram menos custosas de se aprender e o jogo cresceu.Cuca escreveu:E aproveito pra perguntar aos pretas, marrons e claro, aos roxas: da branca até onde cada um de vocês se encontra, qual faixa trouxe maior aprendizado em termos técnicos? Em qual faixa ocorre o " salto " técnico?
Perdão pela passagem pelo tópico....sendo branca....
Podcast Papo no Tatame, primeiro podcast de Jiu-Jitsu em português do Brasil!
Confesso que já sentia essa pressão por ser um azul antigo, quando o pessoal começa a te pegar como uma referência de treino bom, a pressão aumenta e o ritmo fica mais pesado. Tenho alguns amigos que dizem que é o momento de procurar as aulas particulares para ajustar o jogo, na minha opinião não curto muito isso, prefiro buscar apoio nos amigos mais graduados, ate mesmo visitando conhecidos. O treino da academia é excelente, porém a frequência acaba gerando um alto conhecimento do jogo dos companheiros de treino, o que limita seus movimentos pois todos já se conhecem e sabem os pontos fortes e fracos.
Alliance Leblon - RJ #Alliance
-
- Colaborador
- Contato:
Eu n iria me sobresair, ainda mais com faixas roxas bons que nem vc q dao aperto em todos os pretas q treina...Xande Fan escreveu:Queria ver o gadernal treinando em uma grande equipe, competindo grandes eventos e treinando com uma molecada fora de série pra ver se ele só ia batucar pra faixa preta.
Na roxa o bicho pega mesmo... Mas depois de um ano de faixa roxa digo que me sinto mais seguro pra rolar com qualquer um... Aprendi a me defender bem e se tiver a oportunidade também tenho bons ataques.
Agora, em relação aos roxas competidores: os caras estão sinistros. A galera é nova, tem muita posição moderna na manga, muito mais do que os caras da faixa preta, que naturalmente são mais velhos.
Ou seja, os caras são dureza. O que eu faço quando pego esses caras é dificultar a vida deles. Se você entrar no jogo deles, você vai levar a pior. Então faço um jogo simples - clássico, básico, mas que é sólido.
Ex. Berimbolo e variações. Não entre nele... Defenda bem, fique longe, quadril baixo, faça boas pegadas e depois dê pressão... vá criando brechas... é isso... kkkk
Agora, em relação aos roxas competidores: os caras estão sinistros. A galera é nova, tem muita posição moderna na manga, muito mais do que os caras da faixa preta, que naturalmente são mais velhos.
Ou seja, os caras são dureza. O que eu faço quando pego esses caras é dificultar a vida deles. Se você entrar no jogo deles, você vai levar a pior. Então faço um jogo simples - clássico, básico, mas que é sólido.
Ex. Berimbolo e variações. Não entre nele... Defenda bem, fique longe, quadril baixo, faça boas pegadas e depois dê pressão... vá criando brechas... é isso... kkkk
Pessoal falando de roxa pegar marrom e preta, vejo de maneira natural acontecer em treino. Lógico que os pretas e marrons em linha de regra geralmente pegam os roxas, mas um faixa roxa maduro tem conhecimento técnico para numa brecha, num vacilo, ou num caso dum preta ou marrom ja mais desgastado fisicamente ( as vezes o cara não está num bom dia ou esta fora de ritmo e preparo fisico ou já fez diversos rolas no dia), finalizar... Já vi muito faixa roxa pegar marrom e preta em treino ( só está sujeito a ser pego ou pegar , quem treina, independente de faixa) . A faixa roxa é uma faixa muito legal, evolui-se muito nesse estágio... quem é roxa, aproveite a jornada!!!!
-
- Colaborador
- Contato:
Sim, isso eh absolutamente normal, já treinei com azul que é melhor do que quase todos os pretas que ja treinei até hoje.RZCJJ escreveu:Pessoal falando de roxa pegar marrom e preta, vejo de maneira natural acontecer em treino. Lógico que os pretas e marrons em linha de regra geralmente pegam os roxas, mas um faixa roxa maduro tem conhecimento técnico para numa brecha, num vacilo, ou num caso dum preta ou marrom ja mais desgastado fisicamente ( as vezes o cara não está num bom dia ou esta fora de ritmo e preparo fisico ou já fez diversos rolas no dia), finalizar... Já vi muito faixa roxa pegar marrom e preta em treino ( só está sujeito a ser pego ou pegar , quem treina, independente de faixa) . A faixa roxa é uma faixa muito legal, evolui-se muito nesse estágio... quem é roxa, aproveite a jornada!!!!
Esse meu post eh devido a o que o Xande Fan vomitou a um tempo atrás, falando q dava aperto nos pretas da equipe dele e que um conhecido dele da equipe do Andrew também, mas quando o Andrew se manifestou o Xande Fan "sumiu".
hahaha...não sabia dessa historia não....